Continua após publicidade

Festivais on-line vão exaltar música negra e periférica no fim de semana

Afromusic terá shows de Jup do Bairro e Izzy Gordon. Já o Mulambo Jazzagrário é dedicado ao resgate das narrativas sonoras marginais

Por Marcela Capobianco
7 abr 2021, 12h52
Amaro Freitas num fundo cinza, segurando teclas de piano
Amaro Freitas: revelação do jazz, artista mistura ritmos como maracatu e frevo ao estilo. Ele toca no sábado (10), no Jazzagrário (Jão Vicente/Divulgação)
Continua após publicidade

O fim de semana que se aproxima terá dois festivais on-line dedicados a estilos musicais que, normalmente, não encontram espaço na mídia tradicional. Artistas pretos independentes têm vez na segunda edição Afromusic. Já o Festival Instrumental Mulambo Jazzagrário se autoafirma um projeto político-musical. As programações são 100% gratuitas. Confira os detalhes a seguir.

+ Grupo Corpo comemora 46 anos com exibições de espetáculos no streaming

Afromusic #2.

Jup do Bairro no palco
Jup do Bairro: cantora paulistana de 28 anos ganhou prêmio de revelação na música em 2020 (Sérgio Fernandes/Divulgação)

Criado há quatro anos, o festival encontrou na internet a única possibilidade de, em tempos de pandemia, realizar sua segunda edição com shows de artistas e bandas pretas que estão alavancando a nova cena independente. A programação também conta com uma série de entrevistas sobre música e sociedade. Totalmente gravada no Teatro de Contêiner, no centro de São Paulo, as atrações vão ao ar entre sexta (9) e domingo (11), sempre às 19h, no canal do YouTube Universo Afromusic.

+ BioManguinhos produz 900 000 doses de vacina por dia

Continua após a publicidade

Viajando por ritmos tradicionais, contemporâneos e futuristas, artistas como Jup do Bairro, Gê de Lima, Izzy Gordon, Renato Gama, Biel Lima e Fabriccio são alguns dos convidados que destacam repertório autoral em suas apresentações. O grupo Mental Abstrato, por sua vez, realiza um show em conjunto com a rapper baiana Mana Bella, que nesta versão funde suas rimas aos beats e ao jazz. Já a Banda Nova Malandragem, que celebra o samba-rock clássico em composições instrumentais, convida o ilustre e experiente trompetista Walmir Gil.

Fechando a agenda, Ballet Afro Koteban faz um resgate ancestral com o espetáculo que mescla som e dança a partir de uma pesquisa aprofundada da cultura Malinkê, do oeste da África. E, no ano em que o Carnaval foi cancelado em todo o país, o Bloco Afro Afirmativo Ilu Inã, mostra ao público seu novo MacumBrass.

A programação completa pode ser consultada pelo Instagram – @universoafromusic.

Continua após a publicidade

+ Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui

Mulambo Jazzagrário.

Mulheres que integram o grupo Dembaia
Dembaia: grupo composto por cinco mulheres do Lins, Zona Norte, fazem um resgate das tradições africanas, especialmente da música e corpo (Divulgação/Divulgação)

No sábado (10) e no domingo (11), a música instrumental produzida por artistas suburbanos ganha espaço no Festival Instrumental Mulambo Jazzagrário, também pelo YouTube.

Continua após a publicidade

Sua primeira edição aconteceu em 2016, na Zona Oeste do Rio, em homenagem ao ativismo do multi-instrumentista carioca Fernando Grilo, que faleceu precocemente aos 22 anos, no ano anterior, quando viajava para fazer uma parceria com o percussionista Naná Vasconcelos. Grilo influenciou uma geração de músicos, produtores e agitadores culturais da cena música instrumental independente e suburbana.

+ Fechado em 2017, Bar Semente renasce com festival de música na web

O festival pretende ser uma janela de visibilidade para a música instrumental periférica criada e potencializada nos subúrbios do país, que muitas vezes não alcança os grandes centros e a grande mídia, já que o gênero ainda tem fama de elitista, mesmo com a popularização de ritmos como o choro e o samba-jazz.

Continua após a publicidade

Entre os nomes que se apresentam no fim de semana estão o pernambucano Amaro Freitas, Carlos Malta, Djalma Corrêa e Mauricio Paizz. Os shows foram gravados no início de março, na Arena Hermeto Pascoal, em Bangu e acontecem a partir das 16h no sábado (10) e no domingo (11). Para assistir, basta acessar o canal do YouTube da Rádio Escada.

A programação completa está no Instagram – @festivalmulambojazzagrario.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 35,60/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.