Festa do Divino volta a Paraty com shows de Zeca Pagodinho e Toni Garrido
Celebração histórica de dez dias leva procissões, missas e danças típicas à cidade fluminense de paisagem colonial
A Festa do Divino Espírito Santo está de volta à paisagem histórica de Paraty. Concentrado na Igreja da Matriz e no centro da cidade, o evento de dez dias começa nesta sexta-feira (27) e vai até domingo, 5 de junho. Além das manifestações religiosas que pintam de vermelho e branco as ruas de igrejas e casas coloniais, destacam-se na programação dois shows de peso: Zeca Pagodinho abre as celebrações na primeira noite, e Ton Garrido se apresenta na sexta (3).
Realizada há mais de três séculos e atribuída à Rainha Isabel, a Festa do Divino chegou ao Brasil pelos colonizadores e celebra o Domingo de Pentecostes, que ocorre 50 dias após a Páscoa. A programação inclui missas, ladainhas, leilões, rifas, bingos, bebidas, comidas, danças típicas e shows musicais.
+ Harley-Davidson, Royal Enfield e outras atrações do Salão Moto Brasil 2022
No último sábado (4), os festeiros distribuem carne aos necessitados, como Dona Isabel fazia há sete séculos. Ao meio-dia, comida e bebida são distribuídas à população no Almoço do Divino. À noite, na Matriz, um adolescente da comunidade é coroado Imperador do Divino, com a apresentação da Dança das Fitas, do Xiba Cateretê, da Dança dos Velhos e dos bonecos folclóricos de Paraty.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
A programação completa está no site: www.paraty.com.br/festa-do-divino-de-paraty/