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Feira de moda carnavalesca reúne fantasias, acessórios e adereços na Lagoa

Batizada “A Rua é Nossa!”, a feira é realizada em parceria com o Instituto Black Bom dentro da Casabloco, evento que chega a sua 4ª edição

Por Redação VEJA RIO Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 30 jan 2023, 19h11 - Publicado em 30 jan 2023, 19h10
Foto mostra máscara de Carnaval
Moda carnavalesca: marcas como Ana Flor Acessórios e Varal da Vall participam da Casabloco (Freepik/Reprodução)
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Trazendo o que há de melhor do tradicional Carnaval brasileiro, a CasaBloco chega a sua 4ª edição em 2023, com uma rica programação para o público. Além dos 5 dias de folia (4, 5, 10, 11 e 12 de fevereiro) promovidos no Clube Monte Líbano, o projeto irá oferecer ao público oficinas gratuitas, feira de moda e gastronomia vindas do Rio de Janeiro, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Pará e Amazonas. Entre as novidades da edição estão a “Casabloquinho”, um dia dedicado exclusivamente aos pequenos foliões, e a mostra de cinema.

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Com direção de Rita Fernandes, o projeto representa os detalhes de todos os cantos do Brasil. Da Tropicália ao Cordel, com o Senhor do Bonfim, povos originários, o samba, o brega, a fauna, a flora, os antigos e os novos talentos da MPB. A união de recortes que constroem o Brasil de hoje. E é buscando contemplar a tradição do Carnaval em todas as suas vertentes que a CasaBloco irá promover o projeto A Rua É Nossa para transmitir saberes populares das diversas culturas, fazeres e moda carnavalesca.

Feira da economia criativa do Carnaval

A feira de moda carnavalesca, batizada de “A Rua é Nossa!”, é uma parceria com o Instituto Black Bom e apresentará fantasias, adereços, acessórios e produtos para todos os perfis de foliões. Entre as marcas confirmadas estão: Fundanga, Figurino Carioca, Serena Acessórios, Tampa Coco Chapelaria e Varal da Vall.

“A RUA é nossa!” reflete o grito da Cultura Popular e da criatividade que pulsa e transborda dela, numa seleção de marcas e criadores que trazem em suas peças a diversidade, a originalidade e alegria das ruas no Carnaval. Em tempos de conflitos políticos, éticos e globais, os temas sérios e polêmicos se transformam em sátiras divertidas nas fantasias e adereços que destacam o brilho, as formas, as cores e a personalidade dessa expressão cultural tão importante pro Brasil, que é o Carnaval.

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Nesse primeiro carnaval livre das incertezas do período pandêmico, estamos de volta nessa parceria do Instituto Black Bom com a CasaBloco, que desde a sua primeira edição em 2018, carrega a legitimidade dos movimentos de RUA na curadoria das marcas com opções de fantasias, adereços, acessórios, gastronomia de Rua e produtos para todos os perfis de foliões!” completa Sami Brasil, curadora da feira.

Serão 36 empreendedores de todo o estado do Rio, promovendo impacto social e econômico. Dos participantes 80% são pretos e pardos, 81% são mulheres, 75% empreendem há mais de cinco anos, 61% têm filhos e 71% têm o seu empreendimento como a principal fonte de renda da casa. A feira “A RUA é nossa!” funcionará em todos os dias de CasaBloco, no Clube Monte Líbano.

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Entre as marcas presentes estão: Mundo mascarado; Baderna; Carmarval; Ateliê Efeitos; Fundanga; Alleh Celestino; Devassa.com; Experimenta! Tattoo; Flor de Laranjeiras; Tampa Coco Chapelaria; Figurino Carioca; Santuário Relicário; Sol para Meninas; Ana flor acessórios; Loja Sereiana; Serena Acessórios; Especiais e Importantes; Odara Odessi; Varal da Vall; ATelma Acessórios; Gioia Acessórios; Atelier Maclade; Use Cys; Fernanda Acessórios; Turbantes da Lu; Scolini; Ateliê Ms. Vee; Ateliê Cretismo; Liana d’Afrika; Piabas Moda; Duo; e YASA’S.

O IBB – Instituto Black Bom é uma organização social que tem como principal missão visibilizar o mercado criativo negro e periférico. Atuando desde 2013, tornou- se referência em ocupação criativa do espaço urbano com o Baile Black Bom, arrastando milhares de pessoas para as ruas da Pequena África, região portuária do Rio de Janeiro. Na CasaBloco, o IBB é responsável pelo cadastro e organização de documentos e levantamento de dados dos empreendedores culturais participantes, pela curadoria e seleção de expositores, produção e logística da feira e coordenação das oficinas.

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Horários da feira:

04 de fevereiro – 20h às 2h

05 de fevereiro – 17h às 00h

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10 de fevereiro – 21h às 3h

11 de fevereiro – 21h às 3h

12 de fevereiro – 15h às 21h

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Clube Monte Líbano. Av. Borges de Medeiros, 701 – Lagoa, Rio de Janeiro – RJ. Ingressos a partir de R$ 80,00 pelo Ingresse. Mais informações pelo link.

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