Feira do Podrão, Rock 80 e Carioquíssima: as feiras do feriado no Rio
Feirinha da Slow Bakery volta no Jardim Botânico e cortejo de folia de reis é atração no Centro

Folia de Reis no Capiau
O Beco das Sardinhas resgata suas origens no Dia de São Sebastião, o padroeiro da cidade, com a Folia de Reis do Sertão Carioca, do Grupo Caipirando, e a roda de viola caipira do Rio de Violas. O festejo de segunda (20), das 10h às 18h, é realizado pelo Capiau, botequim recém-inaugurado, único do Rio com fogão à lenha, e que tem como referência a cultura caipira. O cortejo da “Folias de Reis do Sertão Carioca” é formando pelo Caipirando – Alma Carioca de Violas (instrumentistas e cantores) e pelo grupo EnCanto (mulheres cantoras que carregam a bandeira da Folia de Reis do Sertão Carioca e os estandartes), com Henrique Bonna como Mestre de Folia. Os músicos entoam cantos em louvação aos Santos Reis pelo caminho do seu cortejo e recebem, em troca, oferendas pelo festejo. O Rio de Violas conta com três violeiros e três violeiras, que apresentam um repertório diverso de canções e instrumentais, passeando pelo cancioneiro tradicional de viola caipira, por releituras de clássicos da MPB, forró e composições autorais.
Capiau. Rua Miguel Couto, 124, Centro. (Esquina do Beco das Sardinhas com o Largo de Santa Rita). @capiaubotequim
+ Dois Contra o Mundo e mais estreias para conferir nos teatros do Rio

Feira Nacional do Podrão
A Feira Nacional do Podrão começa o ano desembarcando pela primeira vez no Carioca Shopping, nos dias 17, 18 e 19 de janeiro (de sexta a domingo). O evento gastronômico será no no Terraço Carioca (G5), e conta com aproximadamente 30 expositores.
Os lanches aclamados em edições anteriores estão confirmados. Destaque para a Batata Frita de Marechal Hermes, petisco símbolo do subúrbio carioca. Estarão presentes atrações como Hambúrguer de Três Quilos, Cachorro-Quente de 120 centímetros, Torre de Churros e Marmita de Dogão, entre outras.
Destaque para o espaço infantil de entretenimento com equipe de recreadores, garantindo diversão segura para as crianças, além de barraquinha de algodão doce e diversos brinquedos (touro mecânico, tobogã grande, discoplay, jacaré inflável, cama elástica e pula-pula Inflável). A programação musical conta com DJ, roda de samba e pagode para animar o público presente.
Carioca Shopping. Av. Vicente de Carvalho, 909, Terraço Carioca (G5), Vila da Penha. Sexta, das 17h às 22h; sábado e domingo, das 14h às 22h. @feiradopodrao
Feirinha Slow
A Feirinha Slow volta para a primeira edição de 2025. É neste sábado (18), às 11h, na unidade no Jardim Botânico. Vai ter show de jazz ao vivo do grupo Power Swing, barraca da vinhos naturais e uma seleção de queijos, charcutaria e comidinhas da casa.
Slow Bakery. Rua Maria Angélica, 113-G. @theslowbakery
Rock 80 na Barra
O Rock 80 Festival de Verão estreia no Parque Rita Lee, na Barra da Tijuca. O evento que une música, gastronomia e entretenimento para todas as idades vai agitar os fins de semana dos dias 18 e 19, e 25 e 26 de janeiro. O festival combina rock nacional e internacional com atividades como skate, basquete, patins e parede de escalada, em área aberta e pet friendly, com estacionamento gratuito. Opúblico é convidado a contribuir com dois quilos de alimentos não perecíveis, que serão destinados a instituições sociais cariocas. Nos dias 18 e 19 de janeiro, o público poderá curtir shows de diversas bandas como Ilha Nova, que apresentará sucessos de Pink Floyd, Nirvana e Detonautas, e Rock Side, com um repertório que inclui hits de Kid Abelha, Jota Quest e Billy Idol. No domingo, os destaques ficam por conta da Red Led, que revisitará músicas de Pitty, Amy Winehouse e Cidade Negra, e da Polarie, com canções de Pearl Jam, Evanescence e The Smiths.
Parque Rita Lee. Av. Embaixador Abelardo Bueno, Barra da Tijuca. @rock80festival
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
Carioquíssima
Dias 18, 19 e 20 de janeiro, de sexta à segunda do feriado, a Carioquíssima retorna à Praia Vermelha, na Urca, das 14h às 22h. Serão três dias de moda, arte, gastronomia, DJs e shows. As bandas vão se apresentar sempre a partir das 19h, como Line Lessa e o Tributo a Rita Lee, atração de domingo. @carioquissimo