Continua após publicidade

Mostra apresenta o Rio em técnica similar aos mosaicos

A cidade é dividida em pedacinhos pelo artista parisiense Jean-François Rauzier, em mostra no Museu Histórico Nacional

Por Lula Branco Martins
Atualizado em 2 jun 2017, 12h29 - Publicado em 15 ago 2015, 01h00

O Rio nunca se viu desse jeito. Com trabalhos que lembram mosaicos, com grande carga autoral e todos eles inéditos, Jean-François Rauzier propõe uma nova forma de olhar a cidade em Hiperfoto, exposição a ser aberta na terça (18) no Museu Histórico Nacional (MHN), no Centro. São 31 imagens da arquitetura carioca e de nossa paisagem urbana. O processo de produção de cada uma, que resulta em retratos incomuns como o Cristo Redentor saindo de uma favela, é complicado e envolve minúcias. Manipuladas no computador, algumas fotos chegam a alcançar um sugerido volume e podem até ser enxergadas como uma escultura bidimensional. É um tipo de arte que dialoga com o cubismo e o surrealismo.

+ Biblioteca Nacional exibe mostra sobre a história do Rio

Mosteiro de São Bento
Mosteiro de São Bento ()
Cristo Redentor
Cristo Redentor ()
Continua após a publicidade

Um tanto fotógrafo, outro tanto artista visual, Rauzier, 63 anos, desembarcou no Rio em outubro passado, vindo de Paris, onde mora. Clicou cerca de 8 000 vezes, até maio, e voltou à Europa para montar seus caleidoscópios. Daqui ele diz ter ótimas lembranças: “Adorei o Centro Histórico e o Parque Lage, no Jardim Botânico. Aliás, essa presença da floresta dentro da cidade eu considero de uma vitalidade luxuriante”. Diz que era para ter feito apenas dez hiperfotos, e acabou produzindo o triplo. E conta que se encantou não só com as formas da cidade, mas também com o jeito carioca de ser. “Gostei da doçura das pessoas, do jeito de falar, da música e da riqueza humana”, enumera. A mostra fica em cartaz até 20 de setembro no MHN. Confira ao lado como foi realizada a composição de quatro imagens.

Real Gabinete Português de Leitura
Real Gabinete Português de Leitura ()
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 49,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.