Clique e Assine a partir de R$ 12,90/mês

Exposição reúne cartazes turísticos do Rio desde 1910

Mostra reúne 40 cartazes que retratam como a cidade era apresentada aos turistas como destino de viagem

Por Redação VEJA RIO Atualizado em 5 dez 2016, 11h40 - Publicado em 16 nov 2015, 18h41

Já parou para pensar qual impressão os estrangeiros têm do Rio quando decidem vir para cá? E como foi construída a imagem de Cidade Maravilhosa no exterior? A partir desta terça (17), os cariocas poderão entender melhor sobre estes assuntos no Museu Histórico Nacional, ao visitar a exposição Rio de Janeiro como Destino – Cartazes de viagem, 1910-1970 Coleção Berardo. A mostra, que fica em cartaz até o dia 17 de janeiro de 2016, traz 40 cartazes turísticos que mostram como os atrativos do Rio eram vendidos pelas companhias marítimas e aéreas ao longo do século XX, fazendo com que a cidade funcionasse como a porta de entrada da América Latina para os viajantes que vinham da Europa e dos Estados Unidos.

+ Confira outras mostras em cartaz na cidade

A coleção, que levou 40 anos para ser reunida, conta com cartazes encontrados em cidades como Paris, Londres e Nova York. Para conquistar cada vez mais novos turistas, as companhias de viagem contratavam artistas que pintavam as paisagens paradisíacas em cartazes convidativos, divulgados mundo afora.

A abertura da exposição é marcada ainda pelo seminário História, Viagem e Turismo, nesta segunda (16) e terça (17), com a presença de especialistas como o escritor Ruy Castro e Alastair Duncan, autor de mais de 30 livros sobre Art Nouveau e Art Déco.

Continua após a publicidade
Publicidade