Clique e Assine a partir de R$ 3,90/mês

Grátis: exposição no Oi Futuro exalta potências femininas na arte

Com abertura marcada para a próxima quarta (13), Una(S)+ é composta por 80 obras de artistas brasileiras e argentinas

Por Marcela Capobianco 8 jan 2021, 13h24

O Oi Futuro do Flamengo vai reabrir ao público na próxima quarta (13), após um recesso, já com uma nova exposição.

Com curadoria de Maria Arlete Gonçalves, Una(S)+ reúne 80 obras de 15 artistas mulheres da Argentina e do Brasil e vai ocupar todo o prédio: das galerias às escadas e até o elevador.

+ Rafael Portugal e 4 Amigos farão minitemporadas no Rio em janeiro

A exposição traz dois momentos dos trabalhos das artistas: os selecionados por serem emblemáticos de suas trajetórias e os criados durante a pandemia, quando elas não dispunham da estrutura de ateliê. “Nesta nova condição, as artistas ampliaram seus campos de trabalho e ousaram lançar mão de novas linguagens, materiais, tecnologias e redes para romper o isolamento e avançar por territórios tão pessoais quanto universais: a casa, o corpo e o profundo feminino”, explica Maria Arlete Gonçalves.

+ Coronavírus: Eduardo Paes confirma início de vacinação para 25 de janeiro

Una(S)+ tem peças de mulheres de vozes e gerações distintas, rompendo as fronteiras geográficas, físicas, temporais e afetivas. A mostra é um desdobramento do trabalho de mesmo nome realizado em 2019 em Buenos Aires pela artista portenha/carioca Ileana Hochmann, a partir da instalação Fiz das Tripas, Corazón.

Continua após a publicidade

+ As novidades em oito museus cariocas

“Una(S)+ é a exposição ideal para abrir a programação de 2021 do Oi Futuro, já que nasce de três elementos que são fundamentais no momento que estamos vivendo: coletividade, diversidade e diálogo. É uma grande coletiva que fortalece o feminino no mundo das artes visuais e não deixa de ser simbólico, nesse tempo de fronteiras fechadas, fortalecer a troca entre artistas de diferentes países”, avalia Roberto Guimarães, gerente executivo do Cultura do Oi Futuro.

Instalação artística em tons de cinza
Bia Junqueira: artista criou instalão a partir de tela metálica Alice Cruz/Divulgação

+ Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui

Entre as artistas brasileiras estão as cariocas Bia Junqueira, Carmen Luz, Tina Velho, Nina Alexandrisky, Ana Carolina Albernaz, Denise Cathilina, além de Evany Cardoso, Regina de Paula e Bete Bullara. As argentinas são Fabiana Larrea, Ileana Hochmann, Marisol San Jorge, Patricia Ackerman e Silvia Hilário. A chilena radicada em Buenos Aires Milagro Torreblanca completa a lista.

As visitas devem ser agendadas por meio do site da instituição ou pelo telefone: (21) 3131-3060.

+ Davi Moraes lança EP para homenagear o pai, Moraes Moreira

Una(S)+. Oi Futuro. Rua Dois de Dezembro, 63, Flamengo. Abertura: 13 de janeiro. Quarta a domingo, 11h/18h. Grátis. Agendamento da visita pelo site ou telefone.

Continua após a publicidade
Publicidade