Continua após publicidade

Exposição imersiva gratuita ocupa todos os andares do Futuros, no Flamengo

Coletiva Casa Comum reúne obras em diferentes formatos de artistas amazônidas que refletem sobre a importância das cosmovisões indígenas para a Terra

Por Kamille Viola
10 jan 2024, 16h22

Ocupando todos os espaços, galerias e andares do centro cultural Futuros — Arte e Tecnologia, no Flamengo, a coletiva Casa Comum, abre nesta quarta (10), com trabalhos de diferentes artistas amazônidas e olhar direcionado à cosmovisão indígena do planeta.

São trabalhos nos mais variados formatos: sala imersiva, instalações, obras de videoarte, experiência sonora, documentário sobre a vivência dos artistas na Amazônia e uma escultura de uma anaconda gigante de 25 metros de comprimento.

+ De ex-Backstreet Boys a Luedji Luna a ecletica agenda de shows da semana

Uýra
Uýra: artista paraense integra a coletiva que integra a mostra Casa Comum, chega agora ao centro cultural Futuros (Takuma Kuikuro/Divulgação)

A mostra é uma colaboração artística entre Renato Rocha, o estúdio digital londrino SDNA (Ben Foot e Valentina Floris) e doze artistas amazônicos, entre eles Alcemar Vieira Sateré, Elizete Tikuna, Rafael Bqueer, Roberta Carvalho, Uýra e Valda Sateré.

A mostra é resultado de uma experiência híbrida, entre colaboração digital virtual e imersão presencial na Amazônia, com o povo indígena Sateré Mawé. Transitando entre a floresta e a cidade, o grupo de artistas buscou, por meio da arte, refletir sobre o planeta como uma casa comum e a importância das vozes amazônidas e a, sobretudo em um momento de crise climática e humanitária no mundo.

Compartilhe essa matéria via:

O projeto-plataforma vem sendo desenvolvido desde 2020 e já circulou em grandes festivais pelo mundo, incluindo a COP 26, em Glasgow, Escócia, em 2021. Mas, pela primeira vez, ganha escala de uma grande exposição.

Futuros Arte e Tecnologia. Rua Dois de Dezembro, 63, Flamengo. Qua. a dom., 11h/20h. Grátis. De 10 de janeiro a 10 de março.

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Continua após a publicidade
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Tudo o que a cidade maravilhosa tem para te
oferecer.
Receba VEJA e VEJA RIO impressas e tenha acesso digital a todos os títulos Abril.
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.