Continua após publicidade

Exposição faz um retrato do artesanato típico do Cerrado e do Pantanal

Mostra com visitação gratuita, apresenta peças de mais de 150 artesãos da região Centro-Oeste, feitos a partir de diversos materiais

Por Kamille Viola
Atualizado em 29 ago 2022, 18h58 - Publicado em 29 ago 2022, 18h56
Onças em um tronco parte de exposição no Crab
Crab: exposição Do Cerrado ao Pantanal - (Crab Sebrae/Divulgação)
Continua após publicidade

Quem for ao Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (Crab) poderá conhecer um pouco mais sobre o Centro-Oeste do país na exposição Casa do Brasil Central, do Cerrado ao Pantanal, com visitação gratuita. A mostra apresenta peças de mais de 150 artesãos da região

+ Rock in Verse: conheça a primeira experiência no metaverso do Rock in Rio

Com curadoria de Renato Imbroisi, a exibição ocupa todas as salas do térreo. A ideia é que o percurso seja como uma visita a uma casa que, por meio de seus cômodos, revela tesouros naturais, objetos artesanais e a comida típica da região conhecida como Coração do Brasil.

Compartilhe essa matéria via:

Nos 440 metros quadrados do lugar, o público entra em contato com diversas técnicas de artesanato. No quarto, uma cama cenográfica projeta imagens de tecidos, bordados e crochês, além de mapas da região e pássaros, em vídeos de cinco minutos. Já na cozinha há painéis de frutos do Cerrado, cestos, panelas e tábuas de madeira.

Continua após a publicidade

+ Com abertura na ABL, Música no Museu promove vinte concertos gratuitos

No Oeste de Mato Grosso do Sul e Sudoeste do Mato Grosso, está o Pantanal — atualmente, atraindo atenção devido à novela da Globo —, a maior planície inundável do mundo. De lá vêm materiais como pedra, argila, palha, madeira, cascas e sementes, que são transformados pelos artesãos em esculturas, utensílios domésticos ou peças decorativas.

+ As novidades da GamePlay Arena, espaço dedicado aos jogos no Rock in Rio

Continua após a publicidade

Na região, também são utilizados o algodão, para tecer redes e criar bonecas de pano, e matérias-primas como couro, fio de buriti, caraguatá, granito, carandá, bambu, baguaçu e chifre de gado, importante na confecção de joias, colares e outros acessórios. Já no Cerrado se cultiva o capim-dourado, usado em diversas criações.

+ Jardim Botânico promove exposição, cinema e trilhas na Semana da Amazônia

Artesãos de Mato Grosso participam da exposição com trabalhos em tecelagem, entalhe e pintura em madeira, cerâmica tradicional e esmaltada. Representantes do Distrito Federal levam peças com a iconografia de Brasília para a mostra. E os de Goiás utilizam materiais da fauna e da flora do Cerrado em suas criações.

Continua após a publicidade

Praça Tiradentes 69/71, Centro. Ter. a sáb., 10h/17h. Grátis.

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 35,60/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.