Espaço cultural no Flamengo reabre com exposição e menu de chef francês

Após reforma, o local, instalado na Mansão Figner, será retomado pelo Sesc nesta sexta (28)

Por Redação
Atualizado em 26 jan 2022, 12h51 - Publicado em 26 jan 2022, 12h51
Mansão Figner: reabertura pelo Sesc
Mansão Figner: reabertura pelo Sesc (Divulgação/Divulgação)
Continua após publicidade

Nesta sexta (28), às 17h, o Espaço Cultural Arte Sesc, localizado na Mansão Figner, no Flamengo, volta à cena após uma reforma estrutural e uma restauração que o deixaram tinindo para receber exposições artísticas.

+Minidocumentário faz um passeio pela Feira de Antiguidades da Praça XV

Para reabrir os trabalhos, entra em cartaz a mostra “Notícias do Brasil: Carybé, Cícero Dias e Glauco Rodrigues”. Com curadoria de Marcelo Campos e Pollyana Quintella, a exposição é composta por 48 gravuras assinadas por esses artistas e pertencentes à coleção do Sesc RJ. A ideia é provocar a reflexão sobre a visão identitária que acompanhou o modernismo brasileiro no ano em que se comemora o centenário da Semana de Arte Moderna de 1922.

Além da exposição “Notícias do Brasil: Carybé, Cícero Dias e Glauco Rodrigues”, o público poderá contemplar, na área externa do casarão, um mural com cerca de 30 metros assinado pelo jovem artista carioca Miguel Afa. Na obra, ele retrata o cotidiano de criação de seu filho por um pai negro.

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade

Para celebrar em grande estilo a reabertura do espaço, às 18h, o local recebe o Trio Julio, grupo de choro formado por Magno Julio (pandeiro), Maycon Julio (bandolim) e Marlon Julio (violão 7 cordas), com repertório recheado de clássicos da música brasileira. A programação é gratuita, sendo o acesso de público condicionado à apresentação do passaporte vacinal e à lotação do local, ainda limitada por conta da pandemia.

Construída em 1912, a mansão tombada pelo Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH), que serviu de moradia para o empresário da indústria fonográfica tcheco Frederico Figner (1866-1947), contará com atividades educativas destinadas ao público adulto e infantil, além de um bistrô com cardápio assinado pelo chef Frédéric Monier, que funcionará de segunda a sábado, do meio-dia às 19h.

“Queremos proporcionar ao público o acesso a um patrimônio histórico da cidade e também mais uma opção de lazer e cultura para as pessoas que circulam diariamente pela região”, diz o presidente do Sistema Fecomércio RJ (Sesc RJ e Senac RJ), Antonio Florencio de Queiroz Junior.

Continua após a publicidade

Serviço: Rua Marquês de Abrantes 99 – Flamengo. Segunda a sábado, das 12h às 19h.

+Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 35,60/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.