Escola de Cinema Darcy Ribeiro tem programação gratuita esta semana
Para abrir o primeiro semestre de aulas em 2015, instituição oferece exibição de filmes seguidas por debates
Nesta segunda (2), a Escola de Cinema Darcy Ribeiro dá início à semana de abertura do primeiro semestre do ano. Até o dia nove, cineastas, professores e alunos da escola exibirão seus filmes, sempre seguidos de debates entre os participantes. Para encerrar a programação, na próxima segunda (9), acontece a Mostra “TCCs ECDR”, com exibição dos trabalhos de conclusão de curso: “A Lança e o Dragão”, de Fernanda Nizato; “Para meus olhos duros”, de Kadu Soares; “Casa de Mendes”, de Felippe César Marins, Milosz Wieckowski e Rafael Dantas. Ao final de todos os filmes, haverá um debate do qual participarão os alunos e o público presente. A exibição começa às 18h30 e recomenda-se chegar com meia hora de antecedência, a entrada é gratuita.
+ Equilibrando humor e drama, Sr. Kaplan surpreende
Programação e sinopse dos filmes:
- Segunda (2) – Lost Zweig, de Sylvio Back
Última semana de vida do escritor judeu austríaco Stefan Zweig, autor do livro “Brasil, País do Futuro” e de sua jovem mulher, Lotte que, num pacto cercado de mistério, se suicidam em Petrópolis (RJ) após o Carnaval de 1942, ao qual haviam assistido. Um gesto que ainda hoje, sessenta anos depois, desperta incógnitas e assombro pela sua premeditação e caráter emblemático.
Duração: 114 minutos. Classificação: 12 anos
- Terça (3) – Iluminados, de Cristina Leal
Documentário sobre seis grandes fotógrafos do cinema que ajudaram a dar forma a cinematografia brasileira. São eles: Dib Lutfi, Edgar Moura, Fernando Duarte, Mario Carneiro, Pedro Farkas e Walter Carvalho. O filme reúne as histórias desses diretores de fotografia, mostra o que pensam sobre seu trabalho, sobre outros diretores, e como enxergam seu cinema em particular e o cinema no mundo.O filme propõe um desafio aos seis fotógrafos: filmar a mesma cena. Pequenas surpresas enriquecem este trabalho, dedicado a todos os fotógrafos que trabalham pela imagem do Cinema Brasileiro.
Classificação: livre.
- Quarta (4) – As Canções do Exíliok, de Geneton Moraes Neto (com a presença de Jards Macalé)
Caetano Veloso, Gilberto Gil, Jards Macalé e Jorge Mautner relembram momentos marcantes vividos durante a ditadura. O registro apresenta os acontecimentos decorrentes do cárcere, da vida no exílio e do retorno ao país.
Duração: 95 minutos. Classificação: Livre
- Quinta (5)
Exibição de filmes que tiveram a participação de professores da ECDR:”A Dispensa do Amor Mecânico”, direção de fotografia de Daniel Neves; “Carioca Era um Rio”, direção de Simplício Neto e montagem de Julia Bernstein.
- Sexta (6) – A Primeira Missa, de Ana Carolina
Inspirada no quadro “Primeira missa no Brasil”, de Victor Meireles, a trama do longa gira em torno de um grupo de cineastas, tentando reconstruir um marco na história do Brasil: a encenação da primeira missa no país, com a chegada dos portugueses. Índios perdidos estão reunidos em torno dos patrícios, que discutem como proceder o rito religioso. Dois passos para trás, no entanto, e logo vê-se tratar de um set de filmagem.
Duração: 90 minutos. Classificação: Livre.
Escola de Cinema Darcy Ribeiro – Rua da Alfândega, 5 – Centro. De 2 a 9 de março, às 18h30. Grátis.