Escape room e influenciadores: as atrações da Bienal do Livro para jovens
A Geração Alpha, nascida a partir de 2010, será impactada pelas sessões do Curto-Circuito, que vão receber nomes como Iberê Thenório e Flávia Lins e Silva

Marcada para o período entre 13 e 22 de junho, no Riocentro, a Bienal do Livro anunciou nesta semana uma série de novidades para impactar os jovens leitores.
Investindo no conceito de “Book Park”, o evento terá um um escape room, com quatro cenários literários. Por lá, os participantes terão de resolver enigmas e responder a alguns testes de conhecimento literário. Uma das salas, desenvolvida em parceria com a editora Harper Collins, contará com a “presença” da escritora britânica Agatha Christie (1890-1976), ícone do romance policial.
+ Vai quitar o IPTU? Agora é possível realizar o pagamento com PIX
No escape room inspirado na obra da autora de Morte no Nilo os visitantes vão encarnar verdadeiros detetives após receberem um telegrama urgente assinado pelo lendário personagem Hercule Poirot. “Meus caros, um crime terrível foi cometido na Mansão Rutherford. A polícia local parece perdida e há muitas peças soltas nesse enigma. A Madame Scarlet foi envenenada durante o jantar de seu aniversário de casamento. O assassino está entre os convidados. Precisamos de mentes afiadas para conectar as pistas antes que o culpado escape impune. Venham imediatamente. O tempo é curto. Boa sorte! — H. Poirot” – diz a mensagem. A partir daí, o público terá de correr contra o tempo e “queimar a mufa” para resolver o caso.
“A Bienal, além de uma feira de livros, se tornou ao longo do tempo um grande evento de imersão e de experiências no universo literário, e essa é uma edição mais do que especial. Queremos que nossos visitantes tenham essa sensação de imersão no mundo dos livros desde o momento em que chegam até a hora de irem embora. Esse nosso imenso parque literário vem sendo construído e pensado com muito carinho e com um propósito bem definido: incentivar o hábito da leitura e formar novos leitores”, explica o diretor de marketing e BI da GL events, Bruno Henrique.
Programação para pré-adolescentes
A programação do Palco Apoteose Shell vai incluir um quadro dedicado à Geração Alpha, nascida a partir de 2010. As sessões, batizadas de Curto-Circuito, prometem um mix de influências, transitando entre histórias de livros e telas.
Os encontros vão acontecer nas manhãs de sábados e domingos, 14 e 15 e 21 e 22 de junho. Entre os confirmados, estão novos autores, criadores de conteúdo e nomes já conhecidos desse grande público de 9 a 12 anos, como Iberê Thenório, criador do canal Manual do Mundo, a escritora, ilustradora e roteirista Janaina Tokitaka, a youtuber Maidy Lacerda, a escritora e jornalista Flávia Lins e Silva, idealizadora da série Detetives do Prédio Azul, além de Gabriel Dearo e Manu Digilio, autores da série literária As Aventuras de Mike.
+ Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui
A curadoria é da jornalista, pedagoga e escritora Carolina Sanches. “A Geração Alpha não quer apenas qualquer história – eles querem narrativas que desafiem, surpreendam e acendam a imaginação. Por isso, desenvolvemos uma programação onde mestres da palavra e novos astros da narrativa se unem em um turbilhão de ideias que acendem a curiosidade, a empatia e a criatividade. O Curto-Circuito mostra que a literatura pode ser tão eletrizante quanto qualquer outra forma de entretenimento. Vamos provar que essa geração lê sim – e que busca histórias que os inspirem, os façam questionar e reinventar o futuro”, comenta ela.
+ Vale Tudo: quais tramas precisam ser adaptadas ou cortadas em 2025
A Bienal do Livro Rio é realizada pela GL events Exhibitions em parceria com o Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL).