Continua após publicidade

Elis, Tom e Belchior são tema de documentários no Festival do Rio

Seleção de filmes musicais conta ainda com longas sobre Beth Carvalho, Miúcha, Elton Medeiros, Leonard Cohen e Cesária Évora

Por Kamille Viola
4 out 2022, 20h23
Belchior cantando e tocando violão
Belchior — Apenas Um Coração Selvagem: documentário traz narração do artista, morto em 2017 - (Mário Luiz Thompson/Divulgação)
Continua após publicidade

Começa nesta quinta (6) a edição de 2022 no Festival do Rio, com a exibição de mais de 200 filmes até o dia 16. E, como nos outros anos, a seleção de documentários musicais ganha destaque. São nove títulos do gênero, sendo sete brasileiros e dois internacionais.

+ Arte e meio ambiente se misturam em nova exposição no Centro

Entre os destaques, está Elis & Tom, Só Tinha de Ser Com Você, dirigido por Roberto de Oliveira, que revela bastidores do encontro que gerou aquele que é considerado um dos maiores discos da música brasileira. Empresário de Elis Regina à época e responsável por organizar o encontro com Tom Jobim, ele guardou um vasto material de making of até restaurá-lo em 2018.

Compartilhe essa matéria via:

Belchior — Apenas Um Coração Selvagem, de Natália Dias e Camilo Cavalcanti, é mais um trabalho que se debruça sobre o artista, morto em 2017 após fugir dos holofotes por anos. O filme foi realizado a partir de imagens de arquivo do próprio cantor. que aparece falando sobre si mesmo em várias entrevistas e shows ao longo dos anos.

+ Após o sucesso no Rock in Rio, Ludmilla aterrisa agora na Sapucaí

Continua após a publicidade

Andança — Os Encontros e As Memórias de Beth Carvalho, de Pedro Bronz, foi realizado a partir do vasto material arquivado por Beth Carvalho. A artista tinha o hábito de documentar dos encontros com outros artistas aos momentos de intimidade com a família. O longa conta com Luana Carvalho, filha de Beth, como produtora associada.

+ Turnê do Coldplay no Brasil é adiada para 2023: entenda o motivo

O documentário Miúcha, A Voz da Bossa Nova, de Daniel Zarvos e Liliane Mutti, conta com narração da própria cantora, a partir de gravações, e da atriz Silvia Buarque, sobrinha da artista. O longa é se passa nas décadas de 1960 e 1970, do início da trajetória musical, sua viagem para tentar o sucesso em Paris, onde conhece João Gilberto e, em seguida, a mudança com ele para Nova York. Lá, ela tem a filha, Bebel Gilberto, e vê seu trabalho ficar em segundo plano em prol da carreira do marido.

+ É de graça: o circo chegou para a festa de 1 ano do Museu do Pontal

A seleção nacional conta ainda com Elton Medeiros: O Sol Nascerá, de Pedro Murad; Fausto Fawcett na Cabeça, de Victor Lopes, e De Você Fiz Meu Samba, de Isabel Nascimento Silva, que conta a história de cinco mulheres que ajudaram a construir as carreiras de seus maridos sambistas.

Continua após a publicidade

+ Campeonato de skate na Barra terá atrações de música e cultura urbana

Os documentários estrangeiros são o português Cesária Évora, de Ana Sofia Fonseca, e o americano Hallelujah: Leonard Cohen, a Journey, a Song, de Daniel Geller e Dayna Goldfine.

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 49,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.