Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

Downtown Beer Festival reúne mais de vinte cervejarias na Barra

De quinta (28) a domingo (1º), a segunda edição do evento leva ao shopping food trucks, música e palestras. Confira os dez rótulos que você não pode deixar de provar

Por Carolina Barbosa Atualizado em 2 jun 2017, 12h08 - Publicado em 27 abr 2016, 17h22

Os apaixonados por cerveja têm destino certo neste fim de semana: a Barra. De quinta (28) a domingo (1º), a segunda edição do Downtown Beer Festival movimenta os pátios do shopping com diversas atrações.

+ Eventos para amantes de cerveja se espalham pela cidade

Com entrada gratuita, o evento, que tem curadoria do sommeliere Gustavo Renha, reúne mais de 20 importadoras e cervejarias, a exemplo da Noi, da Three Monkeys, da Invicta, da Hocus Pocus e da Tropica Brewing. Na ala dos comes, food trucks como Rosita Food, Aconchego Carioca e Bar da Frente estão entre os participantes confirmados.

Degustações, música ao vivo  e palestras gratuitas com especialistas completam a programação. Na sexta (29), o mestre-cervejeiro Leonardo Botto discorre sobre a cerveja caseira no país, às 18h. Já no sábado (30), às 17h30, é a vez de Pedro Barcellos, sommelier do grupo Troisgros Brasil, falar sobre a importância do serviço e a escolha das taças. “Aprendendo o alfabeto cervejeiro” é a temática do encontro ministrado por Gil Lebre, eleito o melhor sommelier brasileiro pelo Instituto da Cerveja Brasil (2015), no domingo (1º), às 16h.

BEER FESTIVAL 06-08 (8)
BEER FESTIVAL 06-08 (8)

Confira abaixo os dez rótulos imperdíveis do festival:

1) Dublin Tea Partyn (Motim)

Trata-se de uma dry stout com 4,3% de teor alcoólico.

2) 961 Lebanese Pale Ale (Gravity Brewing)

961 LIBANESE PALE ALE
961 LIBANESE PALE ALE

Uma English Pale Ale (6,3% de ABV), com ingredientes como hortelã, erva-doce e camomila.

3) Delirium Tremens (Huyghe)

DELIRIUM TREMENS
DELIRIUM TREMENS

Do estilo Belgian Golden Strong Ale, o clássico e perfumado rótulo belga, de 8,5%, combina toques cítricos e frutados com sensações picantes, porém não agressivos.

4) Ballast Point Sculpin (Ballast Point)

BALLAST POINT SCULPIN
BALLAST POINT SCULPIN

Com 7% de graduação alcoólica, a premiada cerveja americana do estilo India Pale Ale tem sabores e aromas como pêssego, damasco, manga e limão, resultado da adição de diversos lúpulos.

Continua após a publicidade

5) Amara (Cervejaria Noi)

NOI_Eccezionale_Amara_600ml_Gotas_26abr16
NOI_Eccezionale_Amara_600ml_Gotas_26abr16

A Imperial India Pale Ale, fabricada em Niterói, leva cinco variedades de maltes e dois tipos de lúpulos, o que confere à bebida um amargor especial. Com 10,5% de álcool e coloração âmbar, o rótulo equilibra notas florais e cítricas.

6) Coffee Hush (Hocus Pocus)

hocus pocus coffee hush
hocus pocus coffee hush

O rótulo Amber Ale da cervejaria carioca é avermelhado (5,5%) e extrai dos grãos de café seus compostos mais solúveis. Leve, apresenta notas frutadas e frescas, além de acidez controlada.

7)  Bizarro (2 Cabeças/Morada)

2 CABEÇAS_MORADA BIZARRO
2 CABEÇAS_MORADA BIZARRO

Espécie de “anticerveja”, a inventiva bebida (6,2% de teor alcoólico) não leva ingredientes tradicionais, como água, malte de cevada e lúpulo. Em vez da água, entram chimarrão, água de coco e sidra de maçã. O lúpulo foi substituído por semente de coentro, artemísia e zimbro. O malte de cevada dá lugar a maltes de arroz e aveia.

8) Röter Belgian Dubbel (Röter)

Estilo clássico belga, o rótulo (7,5%) é produzido com maltes diversos (caramelos de cevada, trigo, aveia), tem aroma de frutas vermelhas e passas. 

9) Tupiniquim Weiss Maracujá (Tupiniquim)

TUPINIQUIM WEISS MARACUJ
TUPINIQUIM WEISS MARACUJ

Lançada na última edição do Mondial de la Bière Rio (2015), a cerveja de trigo com adição de maracujá (5%) é refrescante e equilibrada.

10) Copacabana (Three Monkeys/3Cariocas)

THREE MONKEYS_TRES CARIOCAS COPACABANA
THREE MONKEYS_TRES CARIOCAS COPACABANA

Com 6% de graduação alcoólica, a receita colaborativa da American Pale Ale com adição de aveia que vale cada gole.

Serviço:

Avenida das Américas, 500 (Downtown). Horário do festival: quinta (28) a sábado (30), de 13h às 21h, e domingo  (1º), de meio-dia às 19h.

Continua após a publicidade
Publicidade