Continua após publicidade

Três dicas para comemorar o dia de São Sebastião, padroeiro do Rio

Programação em homenagem ao santo incluem de missas e bênçãos a oficina de estandarte e roda de poesia

Por Da Redação
18 jan 2024, 17h14

Padroeiro da cidade do Rio, São Sebastião terá um dia de comemorações bem carioca. No feriado dedicado ao santo, que este ano cai num sábado (20), não faltam opções de homenagens e comemorações, da mais religiosa às culturais. O importante é celebrar o protetor da humanidade, contra a fome, a peste e a guerra.

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

São Sebastião é um dos santos mais queridos do Brasil, onde há cerca de 450 igrejas com seu nome e 62 cidades apadrinhadas pelo mártir. Tão popular que já foi parar em letra de samba, como “Saudades da Guanabara”, de Moacyr Luz, Aldir Blanc e Paulo César Pinheiro: “Brasil, tira as flechas do peito do meu padroeiro, que São Sebastião do Rio de Janeiro ainda pode se salvar”.

Confira algumas das opções para comemorar o Dia de São Sebastião

Bênção
O Santuário Basílica de São Sebastião dos Frades Capuchinhos está se preparando para a grande festa deste 20 de janeiro. Haverá missas de hora em hora, das 5h às 19h, sendo que a das 9h será celebrada pelo cardeal Dom Orani Tempesta, arcebispo do Rio. Já a tradicional procissão sairá do santuário, na Tijuca, às 16h, rumo à Catedral Metropolitana, no Centro, onde será realizada a missa de encerramento do cortejo.

Continua após a publicidade

Também fazem parte dos rituais as bênçãos no pátio da basílica. Garrafas com água mineral estarão à venda no local. Caso os fiéis desejem levar água benta para casa, basta se dirigirem aos frades para que abençoem as garrafas. No pátio, haverá também barracas oferecendo lanches e artigos religiosos.

Cortejo e poesia
O padroeiro da cidade ganha programação especial no Museu Histórico da Cidade, com oficina de estandarte (10h30), cortejo (11h) e roda de poesia (14h) seguida por visita mediada às obras do MHC que traçam algum diálogo com o santo. O museu fica no Parque da Cidade, na Gávea, que funciona de terça a domingo, das 9h às 16h. A entrada é Grátis.

Axé
Sábado (20) é dia de celebrar o Padroeiro da cidade, e também da cultura e da Fundição Progresso, que convida para a tradicional Lava São Sebastião. Na ocasião, é realizada a lavagem da imagem do santo, assim como da entrada da casa. A cerimônia será conduzida por Pai Claudio de Ayrá, com a colaboração de indígenas da Aldeia Vertical e da equipe da Fundição. Para iniciar os trabalhos, haverá cortejo e a Cantoria de Reis do Céu na Terra.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Tudo o que a cidade maravilhosa tem para te
oferecer.
Receba VEJA e VEJA RIO impressas e tenha acesso digital a todos os títulos Abril.
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.