Da festa ao musical: dez programas gratuitos para curtir no feriadão
Opções incluem dia com entrada franca no Museu do Amanhã, cortejo e espetáculo na Praça da Harmonia, musical na Urca e outras atrações até domingo (23)
EXPOSIÇÕES
+ × ÷, Fortalecer
Primeira individual de Melissa de Oliveira e também a primeira exposição individual na Nonada, a mostra fotográfica, que tem curadoria de Victor Gorgulho, é um recorte inédito da pesquisa da artista, que envolve seu olhar sobre o cotidiano e sua vida no Morro do Dendê, aprofundando-se nas relações humanas e dinâmicas sociais da comunidade na Ilha do Governador.
Nonada. Rua Aires Saldanha, 24, Copacabana. Abertura: Sáb. (22), 11h/15h. Funcionamento: Ter. a sex., 11h/19h. Sáb., 11h/15h.
Centro Cultural Banco do Brasil
O programa CCBB Educativo oferece diversas atrações gratuitas no feriadão, para crianças e para adultos. Entre elas, as visitas mediadas, as visitas para pessoas com deficiência intelectual e/ou física, as atividades do Ateliê Aberto e do Laboratório de Arte, a Contação de História Para Gente Grande, os projetos Pequenas Mãos e Pequeníssimas Mãos e a Hora do conto. Veja os dias e horários das atividades neste link.
CCBB. Rua Primeiro de Março, 66, Centro. CCBB Educativo: programação completa no site do CCBB.
Museu do Amanhã
Nesta sexta (21), o museu terá entrada gratuita, como comemoração do aniversário da Shell, patrocinadora do espaço. Atualmente, estão em cartaz por lá as mostras Nhande Marandu — Uma História de Etnomídia Indígena, e Coração S2, Pulso da Vida, sobre esse órgão, além da exposição permanente. Além disso, no domingo (23) a instituição realiza o espetáculo gratuito Saga de Jorge na Praça Mauá, às 16h.
Museu do Amanhã. Praça Mauá, 1, Centro. Sex. (21), 10h/18h. Praça Mauá. Dom. (23), 16h
On the Wind
John Nicholson deixa de lado, por ora, o elemento figurativo e as cenas do cotidiano, já tão retratados em sua trajetória, retomando o estilo abstrato e as formas geométricas, permeados pelo movimento de pinceladas fluidas. Com curadoria de Vanda Klabin, mostra reúne treze pinturas recentes, em tinta acrílica de cores vibrantes sobre telas de grandes formatos, dípticos e trípticos, com até três metros, além de pequenas aquarelas.
Galeria Patricia Costa. Av. Atlântica, 4.240/lojas 224 e 225, Copacabana. Seg. a sex., 11h às 19h. Sáb., 11h/17h.
Santo
Com curadoria de Denise Terra, a exposição, que leva o nome do artista, reúne mais de 60 obras, fazendo um recorte da fase artística inicial à atual, e dividida em duas partes: Galeria e Ruínas. A primeira reproduzirá o ambiente do ateliê de Santo. Já a segunda propõe um diálogo silencioso com a alma do artista, com criações de dimensões diversas.
Parque das Ruínas. Rua Murtinho Nobre, 169, Santa Teresa. Abertura: Sáb. (22), 14h. Funcionamento: Qui. a dom., 9h/16h.
FESTA
Mug
A festa comemora seus onze anos com uma edição especial na Praça Marechal Âncora, com ingressos gratuitos até meia-noite. Os DJs Caio Bucker, Dani Vieira, Silvio Maranhão e Marcelo Paes comandam a pista. A noite conta ainda com a apresentação do Pagode da Mari, projeto da cantora Mari Alho que passa por sucessos de Raça Negra, Jorge Aragão e Pixote, entre outros.
Praça Marechal Âncora, Centro. Sáb. (22), 22h. Grátis até 0h. É preciso retirar o ingresso pelo Guedder.
SHOWS
Áurea Martins, André Gabeh e Vidal Assis
O trio lança o show Gente Nova da Antiga, inspirado no disco histórico Gente da Antiga, lançado por Clementina, Pixinguinha e João da Baiana em 1968. O repertório ganhou arranjos camerísticos inéditos, que os cantores apresentam acompanhados por Marcos Suzano (percussão e pandeiro), Mário Séve (sax e flautas) e Lui Coimbra (violoncelo, violão e rabeca).
Centro da Música Carioca Artur da Távola. Rua Conde de Bonfim, 824, Tijuca. Sáb. (22), 17h. Ingressos disponíveis uma hora antes da apresentação.
Sai da Rede
Esta edição do festival acontece na zona norte, neste fim de semana e no próximo, reunindo artistas de diferentes estilos musicais. O pontapé inicial é na Arena Carioca Dicró, na Penha Circular, com shows de Ana Frango Elétrico e da dupla Yoùn na sexta (21) e de Luciane Dom e de Caio Prado no sábado (22).
Arena Carioca Dicró. Parque Ary Barroso. Entrada pela Rua Flora Lôbo, s/nº, Penha Circular. Sex. (21) e sáb. (22), 16h e 17h.
TEATRO
O Alienista — O Musical
Com 38 atores em cena, o espetáculo, canta os terrores que a população da vila de Itaguaí enfrenta com a chegada do médico Simão Bacamarte e a construção da Casa de Loucos, lugar onde ele irá estudar as “doenças da alma”. Baseado na obra de Machado de Assis, que tem a ironia mordaz como sua marca, o musical foi adaptado por Alexandre Amorim, que transformou o Bruxo do Cosme Velho em personagem que contracena com suas criações. A direção é de Rubens Lima Junior.
Palcão da Unirio. Sala Paschoal Carlos Magno. Av. Pasteur, 436, Urca. Qua. a sex., 20h30. Sáb., 20h. Dom., 19h30. Grátis (ingressos uma hora antes das sessões). Até 30 de abril
Saga de Jorge
A Grande Companhia Brasileira de Mystérios e Novidades realiza um cortejo até a Praça da Harmonia, onde encena o espetáculo. Com textos de Ligia Veiga e Bado Todão, Saga de Jorge é baseado na versão alagoana da Folia de Reis, o Guerreiro. A obra é narrado e cantada seguindo a métrica do cordel, com músicas inéditas de Lelena Anhaia, Zeca Baleiro, Moacyr Luz e Emerson Boy. No elenco, atores, bailarinos e músicos que utilizam técnicas do teatro de rua, perna de pau e danças populares para contar a história do Santo Guerreiro.
Praça Mauá, Centro. Dom. (23), 15h30 (concentração) e 16h (cortejo pela Rua Sacadura Cabral). Praça da Harmonia., Gamboa. Dom. (23), 17h.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui