Continua após publicidade

Da festa ao musical: dez programas gratuitos para curtir no feriadão

Opções incluem dia com entrada franca no Museu do Amanhã, cortejo e espetáculo na Praça da Harmonia, musical na Urca e outras atrações até domingo (23)

Por Kamille Viola
Atualizado em 22 abr 2023, 13h39 - Publicado em 20 abr 2023, 22h29
Caio Prado é negro, usa dreadlocks platinados, tem barba e cavanhaque e está atrás de uma porta pantogtáfica meio aberta.
Caio Prado: cantor se apresenta no festival Sai da Rede no sábado (22) (Denise Ricardo/Divulgação)
Continua após publicidade

EXPOSIÇÕES

+ × ÷, Fortalecer 

Primeira individual de Melissa de Oliveira e também a primeira exposição individual na Nonada, a mostra fotográfica, que tem curadoria de Victor Gorgulho, é um recorte inédito da pesquisa da artista, que envolve seu olhar sobre o cotidiano e sua vida no Morro do Dendê, aprofundando-se nas relações humanas e dinâmicas sociais da comunidade na Ilha do Governador.

Nonada. Rua Aires Saldanha, 24, Copacabana. Abertura: Sáb. (22), 11h/15h. Funcionamento: Ter. a sex., 11h/19h. Sáb., 11h/15h.

Centro Cultural Banco do Brasil

O programa CCBB Educativo oferece diversas atrações gratuitas no feriadão, para crianças e para adultos. Entre elas, as visitas mediadas, as visitas para pessoas com deficiência intelectual e/ou física, as atividades do Ateliê Aberto e do Laboratório de Arte, a Contação de História Para Gente Grande, os projetos Pequenas Mãos e Pequeníssimas Mãos e a Hora do conto. Veja os dias e horários das atividades neste link.

CCBB. Rua Primeiro de Março, 66, Centro. CCBB Educativo: programação completa no site do CCBB.

Museu do Amanhã

Nesta sexta (21), o museu terá entrada gratuita, como comemoração do aniversário da Shell, patrocinadora do espaço. Atualmente, estão em cartaz por lá as mostras Nhande Marandu Uma História de Etnomídia Indígena, e Coração S2, Pulso da Vida, sobre esse órgão, além da exposição permanente. Além disso, no domingo (23) a instituição realiza o espetáculo gratuito Saga de Jorge na Praça Mauá, às 16h.

Museu do Amanhã. Praça Mauá, 1, Centro. Sex. (21), 10h/18h. Praça Mauá. Dom. (23), 16h

Continua após a publicidade

On the Wind

John Nicholson deixa de lado, por ora, o elemento figurativo e as cenas do cotidiano, já tão retratados em sua trajetória, retomando o estilo abstrato e as formas geométricas, permeados pelo movimento de pinceladas fluidas. Com curadoria de Vanda Klabin, mostra reúne treze pinturas recentes, em tinta acrílica de cores vibrantes sobre telas de grandes formatos, dípticos e trípticos, com até três metros, além de pequenas aquarelas.

Galeria Patricia Costa. Av. Atlântica, 4.240/lojas 224 e 225, Copacabana. Seg. a sex., 11h às 19h. Sáb., 11h/17h. 

Santo

Com curadoria de Denise Terra, a exposição, que leva o nome do artista, reúne mais de 60 obras, fazendo um recorte da fase artística inicial à atual, e dividida em duas partes: Galeria e Ruínas. A primeira reproduzirá o ambiente do ateliê de Santo. Já a segunda propõe um diálogo silencioso com a alma do artista, com criações de dimensões diversas.

Parque das Ruínas. Rua Murtinho Nobre, 169, Santa Teresa. Abertura: Sáb. (22), 14h. Funcionamento: Qui. a dom., 9h/16h.

Continua após a publicidade

FESTA

Mug

A festa comemora seus onze anos com uma edição especial na Praça Marechal Âncora, com ingressos gratuitos até meia-noite. Os DJs Caio Bucker, Dani Vieira, Silvio Maranhão e Marcelo Paes comandam a pista. A noite conta ainda com a apresentação do Pagode da Mari, projeto da cantora Mari Alho que passa por sucessos de Raça Negra, Jorge Aragão e Pixote, entre outros.

Praça Marechal Âncora, Centro. Sáb. (22), 22h. Grátis até 0h. É preciso retirar o ingresso pelo Guedder.

SHOWS

Áurea Martins, André Gabeh e Vidal Assis

O trio lança o show Gente Nova da Antiga, inspirado no disco histórico Gente da Antiga, lançado por Clementina, Pixinguinha e João da Baiana em 1968. O repertório ganhou arranjos camerísticos inéditos, que os cantores apresentam acompanhados por Marcos Suzano (percussão e pandeiro), Mário Séve (sax e flautas) e Lui Coimbra (violoncelo, violão e rabeca).

Centro da Música Carioca Artur da Távola. Rua Conde de Bonfim, 824, Tijuca. Sáb. (22), 17h. Ingressos disponíveis uma hora antes da apresentação.

Continua após a publicidade

Sai da Rede

Esta edição do festival acontece na zona norte, neste fim de semana e no próximo, reunindo artistas de diferentes estilos musicais. O pontapé inicial é na Arena Carioca Dicró, na Penha Circular, com shows de Ana Frango Elétrico e da dupla Yoùn na sexta (21) e de Luciane Dom e de Caio Prado no sábado (22).

Arena Carioca Dicró. Parque Ary Barroso. Entrada pela Rua Flora Lôbo, s/nº, Penha Circular. Sex. (21) e sáb. (22), 16h e 17h.

TEATRO

O Alienista — O Musical

Com 38 atores em cena, o espetáculo, canta os terrores que a população da vila de Itaguaí enfrenta com a chegada do médico Simão Bacamarte e a construção da Casa de Loucos, lugar onde ele irá estudar as “doenças da alma”. Baseado na obra de Machado de Assis, que tem a ironia mordaz como sua marca, o musical foi adaptado por Alexandre Amorim, que transformou o Bruxo do Cosme Velho em personagem que contracena com suas criações. A direção é de Rubens Lima Junior.

Palcão da Unirio. Sala Paschoal Carlos Magno. Av. Pasteur, 436, Urca. Qua. a sex., 20h30. Sáb., 20h. Dom., 19h30. Grátis (ingressos uma hora antes das sessões). Até 30 de abril

Saga de Jorge

A Grande Companhia Brasileira de Mystérios e Novidades realiza um cortejo até a Praça da Harmonia, onde encena o espetáculo. Com textos de Ligia Veiga e Bado Todão, Saga de Jorge é baseado na versão alagoana da Folia de Reis, o Guerreiro. A obra é narrado e cantada seguindo a métrica do cordel, com músicas inéditas de Lelena Anhaia, Zeca Baleiro, Moacyr Luz e Emerson Boy. No elenco, atores, bailarinos e músicos que utilizam técnicas do teatro de rua, perna de pau e danças populares para contar a história do Santo Guerreiro.

Continua após a publicidade

Praça Mauá, Centro. Dom. (23), 15h30 (concentração) e 16h (cortejo pela Rua Sacadura Cabral). Praça da Harmonia., Gamboa. Dom. (23), 17h.

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 49,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.