Continua após publicidade

Os detalhes e os segredos da CasaCor 2023, que volta ao Jardim Botânico

Em sua 32ª edição, mostra de arquitetura e decoração volta ao Palacete Brando Barbosa reúne 42 ambientes ambientes criados por profissionais de destaque

Por Redação VEJA RIO Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
11 ago 2023, 14h54
  • Seguir materia Seguindo materia
  • CASACOR Rio volta à residência Brando Barbosa como Hotel Boutique
    CasaCor: evento volta à residência Brando Barbosa como Hotel Boutique (André Nazareth/Veja Rio)

    Começa nesta terça (15) a 32ª edição carioca da CasaCor, na Residência Brando Barbosa, no Jardim Botânico. A mostra de arquitetura e decoração volta ao palacete pela terceira vez consecutiva, de 15 de agosto a 15 de outubro.

    Publicidade

    Agora, o local foi transformado em um hotel boutique, com 42 ambientes assinados por profissionais de destaque da arquitetura, design de interiores e paisagismo. O tema nacional do evento em 2023 é Corpo e Morada, vendo a casa como uma extensão do nosso corpo e um ambiente fundamental para a manutenção de uma saúde integral.

    Publicidade

    + Dia dos Povos Indígenas: Parque Lage recebe etnias, oficinas e feira

    Neste sábado (12), haverá uma pré-abertura com toda a renda da venda dos ingressos revertida para a Associação Saúde Criança Responder Obra Social da Cidade do Rio de Janeiro (RIOinclui). Na Sunset Party, das 17h às 20h, o bufê será da Cooking, a carta de bebidas será da Woodwine e haverá uma apresentação do cantor Tibi, que passou pelo reality musical Superstar, da TV Globo. Os ingressos para este sábado custam 500 reais e estão à venda no Sympla. Nos demais dias, 90 reais, com opção de meia-entrada, com venda pelo site do evento.

    Publicidade

    Entre os destaques, estão os espaços na área externa. São nove bangalôs de 36 a 90 metros quadrados e quatro lojas — entre elas, o restaurante, decorado pela Brise e operado pelo Cooking Buffet, e a livraria, com exemplares da Unisaber e comidinhas do Mètiers. Tudo isso nos 12 000 metros quadrados de jardins formados por espécies da Mata Atlântica. 

    Compartilhe essa matéria via:

    No primeiro andar da casa principal, ficam espaços pensados para receber os visitantes, como num hotel: recepção, lobby, piano-bar, joalheria, bar de drinques, cozinha gourmet para pequenos eventos em petit-comité e a Vinoteca Arrepio, ambiente do Studio Lucca, promoverá uma performance na piscina com um ator circense e terá sofá branco tingido de vinho tinto, rompendo com a ideia de que “não se pode beber e manchar o móvel”.

    Publicidade

    Outra um novidade no jardim é a Casa Água, um ambiente criado pelo arquiteto João Panaggio Deca como um espaço premium do hotel boutique, totalmente conectado à natureza e pensado para hóspedes em busca de relaxamento. Já no segundo andar ficam três suítes uma delas, master ou presidencial , um espaço de estar com varanda e rouparia.

    + Fim de semana tem Junta Local no CCBB, Feira das Yabás e ode ao podrão

    Publicidade

    O palecete Brando Barbosa, que abriga mais uma edição da CasaCor, é uma espécie de Taj Mahal carioca: foi feito por Jorge Brando Barbosa para sua amada, Odaléa. A construção começou em 1964 e levou seis anos. O edifício tem tem muitos detalhes da arquitetura barroca e obras de arte sacra, que Odaléa colecionava.

    O lugar foi idealizado pelo próprio Jorge, que era engenheiro, mas também fazia as vezes de arquiteto-restaurador. A obra, no entanto, é assinada pelo arquiteto Mário Freire, que acompanhou o proprietário durante o processo. Entre as curiosidades, sabe-se que foram comprados dois navios de mármore de Carrara, por exemplo.

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    + Agenda de shows da semana tem Martinho na praia, Caetano, Gil e muito mais

    O casarão virou ponto de encontro da alta sociedade da época, que o casal reunia em almoços e festas aos domingos. Juscelino e Sarah Kubitschek estão entre as personalidades que visitaram a residência.

    Jorge morreu em 2002, deixando a propriedade para Odaléa. Sem filhos, o casal já havia planejado transformar o local em uma fundação de arte. Em 2015, ela doou o lugar e todo seu acervo para o Museu de Arte Sacra de São Paulo. Desde 2021 o palacete abriga o Instituto Brando Barbosa.

    Residência Brando Barbosa. Rua Lopes Quintas, 497, Jardim Botânico. Ter. a sáb., 12h/21h. Dom. e fer., 10h/20h. R$ 40,00 a R$ 90,00 (preço até 14 de agosto). Ingressos pelo site do evento. De 15 de agosto a 15 de outubro.

    + Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

    Continua após a publicidade
    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    10 grandes marcas em uma única assinatura digital
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

    a partir de 49,90/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.