Continua após publicidade

Os detalhes e os segredos da CasaCor 2023, que volta ao Jardim Botânico

Em sua 32ª edição, mostra de arquitetura e decoração volta ao Palacete Brando Barbosa reúne 42 ambientes ambientes criados por profissionais de destaque

Por Redação VEJA RIO Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
11 ago 2023, 14h54
CASACOR Rio volta à residência Brando Barbosa como Hotel Boutique
CasaCor: evento volta à residência Brando Barbosa como Hotel Boutique (André Nazareth/Veja Rio)
Continua após publicidade

Começa nesta terça (15) a 32ª edição carioca da CasaCor, na Residência Brando Barbosa, no Jardim Botânico. A mostra de arquitetura e decoração volta ao palacete pela terceira vez consecutiva, de 15 de agosto a 15 de outubro.

Agora, o local foi transformado em um hotel boutique, com 42 ambientes assinados por profissionais de destaque da arquitetura, design de interiores e paisagismo. O tema nacional do evento em 2023 é Corpo e Morada, vendo a casa como uma extensão do nosso corpo e um ambiente fundamental para a manutenção de uma saúde integral.

+ Dia dos Povos Indígenas: Parque Lage recebe etnias, oficinas e feira

Neste sábado (12), haverá uma pré-abertura com toda a renda da venda dos ingressos revertida para a Associação Saúde Criança Responder Obra Social da Cidade do Rio de Janeiro (RIOinclui). Na Sunset Party, das 17h às 20h, o bufê será da Cooking, a carta de bebidas será da Woodwine e haverá uma apresentação do cantor Tibi, que passou pelo reality musical Superstar, da TV Globo. Os ingressos para este sábado custam 500 reais e estão à venda no Sympla. Nos demais dias, 90 reais, com opção de meia-entrada, com venda pelo site do evento.

Entre os destaques, estão os espaços na área externa. São nove bangalôs de 36 a 90 metros quadrados e quatro lojas — entre elas, o restaurante, decorado pela Brise e operado pelo Cooking Buffet, e a livraria, com exemplares da Unisaber e comidinhas do Mètiers. Tudo isso nos 12 000 metros quadrados de jardins formados por espécies da Mata Atlântica. 

Compartilhe essa matéria via:

No primeiro andar da casa principal, ficam espaços pensados para receber os visitantes, como num hotel: recepção, lobby, piano-bar, joalheria, bar de drinques, cozinha gourmet para pequenos eventos em petit-comité e a Vinoteca Arrepio, ambiente do Studio Lucca, promoverá uma performance na piscina com um ator circense e terá sofá branco tingido de vinho tinto, rompendo com a ideia de que “não se pode beber e manchar o móvel”.

Outra um novidade no jardim é a Casa Água, um ambiente criado pelo arquiteto João Panaggio Deca como um espaço premium do hotel boutique, totalmente conectado à natureza e pensado para hóspedes em busca de relaxamento. Já no segundo andar ficam três suítes uma delas, master ou presidencial , um espaço de estar com varanda e rouparia.

+ Fim de semana tem Junta Local no CCBB, Feira das Yabás e ode ao podrão

O palecete Brando Barbosa, que abriga mais uma edição da CasaCor, é uma espécie de Taj Mahal carioca: foi feito por Jorge Brando Barbosa para sua amada, Odaléa. A construção começou em 1964 e levou seis anos. O edifício tem tem muitos detalhes da arquitetura barroca e obras de arte sacra, que Odaléa colecionava.

O lugar foi idealizado pelo próprio Jorge, que era engenheiro, mas também fazia as vezes de arquiteto-restaurador. A obra, no entanto, é assinada pelo arquiteto Mário Freire, que acompanhou o proprietário durante o processo. Entre as curiosidades, sabe-se que foram comprados dois navios de mármore de Carrara, por exemplo.

Continua após a publicidade

+ Agenda de shows da semana tem Martinho na praia, Caetano, Gil e muito mais

O casarão virou ponto de encontro da alta sociedade da época, que o casal reunia em almoços e festas aos domingos. Juscelino e Sarah Kubitschek estão entre as personalidades que visitaram a residência.

Jorge morreu em 2002, deixando a propriedade para Odaléa. Sem filhos, o casal já havia planejado transformar o local em uma fundação de arte. Em 2015, ela doou o lugar e todo seu acervo para o Museu de Arte Sacra de São Paulo. Desde 2021 o palacete abriga o Instituto Brando Barbosa.

Residência Brando Barbosa. Rua Lopes Quintas, 497, Jardim Botânico. Ter. a sáb., 12h/21h. Dom. e fer., 10h/20h. R$ 40,00 a R$ 90,00 (preço até 14 de agosto). Ingressos pelo site do evento. De 15 de agosto a 15 de outubro.

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Continua após a publicidade
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 49,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.