Os destaques do Presença Festival, que se espalha por três bairros do Rio
Evento pela diversidade tem shows de Preta Gil e Gaby Amarantos, teatro, exposição e cinema, entre outros, e se espalha pela Lapa, Gávea e Rio Comprido
Levantando a bandeira da diversidade e da inclusão, o Presença Festival chega à terceira edição, que acontece desta terça (28) ao dia 9 de junho, com atrações espalhadas por três lugares da cidade: o Circo Voador, na Lapa; o Teatro Cesgranrio, no Rio Comprido; e o Centro de Movimento Deborah Colker da Gávea.
A programação inclui música, teatro, dança, cinema, artes visuais e literatura, e é quase toda gratuita (com exceções dos shows no Circo). A abertura do evento acontece nesta terça (28), no Teatro Cesgrario, com o espetáculo Angu, que aborda histórias vivenciadas por pessoas negras gays. A peça é parte de uma mostra que aposta na pluralidade.
+ Alcione, Dudu Nobre e Teresa Cristina participam de bate-papo musical
O Circo Voador traz um line-up todo formado por mulheres negras, com atrações divididas em duas noites. Na primeira delas, 7 de junho, se apresentam Luedji Luna, Majur, a rapper N.I.N.A, a DJ Laís Conti e o Bloconcé, que toca os sucessos de Beyoncé em ritmo de Carnaval.
O dia seguinte, 8 de junho, conta com os shows de Preta Gil, Gaby Amarantos, MC Soffia, a DJ Sô Lyma e o bloco O Baile Todo, que interpreta sucessos do funk carioca com uma banda com instrumentos de percussão e metais. Os ingressos, à venda no Eventim, custam a partir de 60 reais, com passaporte a 100 reais para os dois dias.
Na abertura dos shows, acontecem apresentações da cultura ballroom (ou voguing), dança que tem origem na cena gay negra e latina de Nova York do fim dos anos 60: nos dois dias, a Purusuco Juicy Ball é atração, e o dia 8 ainda conta com a Ninja Aquaglam Ball.
Além disso, nos dois dias em que o festival aporta na lona da Lapa, estará em cartaz a Ixé Maku — Eu Ancestral, da artista visual Auá Mendes. Indígena do povo Mura e nascida em Manaus, ela trabalha questões de identidade e pertencimento em sua obra.
+ Line-up completo e novidades: o que você precisa saber sobre o Rock in Rio
A mostra no Teatro Cesgranrio, além do espetáculo Angu, nesta terça (28) e quinta (29), apresenta as peças Meu Corpo Está Aqui, que fala da afetividade e e sexualidade de pessoas com deficiência, na quinta (30) e sexta (31); e Dos Nossos Para os Nossos, que busca valorizar e resgatar a cultura negra brasileira e sua ancestralidade, no sábado (1º) e domingo (2).
Já o Centro de Movimento Deborah Colker da Gávea recebe, no dia 9 de junho, uma programação que inclui exibições de seis curtas-metragens seguidas de bate-papos com os respectivos diretores.
+ Pega a pipoca! Cinemas terão sessões em 3D com ingressos a 12 reais
Oficinas de dança (capoeiravogue, heels, Work Business Damazzo e dança afro-contemporânea) e de música, atividades literárias e infantis, exposição e uma feira de arte, design, moda e gastronomia. É preciso se inscrever antecipamente pelo site do evento.
Circo Voador. Rua dos Arcos, s/nº, Lapa. 7 e 8 de junho, 18h. R$ 60,00 a R$ 140,00. Ingressos pelo Eventim. Teatro Cesgranrio. Rua Santa Alexandrina, 1011, Rio Comprido. Ter. (28) a dom. (2), 20h. Grátis. Ingressos na bilheteria uma hora antes do início de cada apresentação. Centro de Movimento Deborah Colker. Praça Santos Dumont, 2, Gávea. 9 de junho. Grátis. Ingressos pelo site do evento.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui