De portas abertas: três novas mostras nas galerias cariocas
Programação traz exposições individuais de Rafael Baron, na Anita Schwartz; Celina Portella, na Galeria da Gávea; e Luiz Zerbini, na Galeria Maneco Müller
Após três anos expondo nos Estados Unidos, Rafael Baron apresenta a individual Meu Lugar, com curadoria de Jean Carlos Azuos, do MAR. O artista mostra 21 obras de sua nova pesquisa, na qual mergulha no universo de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, onde nasceu e trabalha, explorando cenários nas paisagens rurais. Baron explica que é um convite a um lugar idílico, desfrutado ao lado da família, seja em cenas cotidianas, seja em celebrações. Anita Schwartz. Rua José Roberto Macedo Soares, 30, Gávea. Seg. a sex., 10h/19h. Sáb., 12h/18h. Grátis. Até 26 de outubro.
Imprevisto reúne cerca de vinte obras de Celina Portella, que apresenta pela primeira vez no Rio trabalhos de duas séries desenvolvidas nos últimos anos, Corte e Fogo, além de outros trabalhos mais recentes. A artista transita por fotografia, vídeo e performance, frequentemente conjugando essas linguagens artísticas e utilizando o próprio corpo como objeto de experimentações. Em Corte (2019), ela aparece em fotografias segurando uma tesoura. Em seguida, recorta a imagem, trazendo tridimensionalidade à obra. Galeria da Gávea. Rua Marquês de São Vicente, 432. Seg. a sex., 11h/19h. Grátis. Até 1º de novembro.
Após passar pelo CCBB com uma grande retrospectiva, Luiz Zerbini apresenta suas produções mais recentes em Pedra, Metal e Madeira. A nova mostra traz gravuras em metal e monotipias, a maioria inédita. Nos trabalhos, destaca-se uma paisagística que combina vegetação, ambientes urbanos e fabulação. A exposição tem cinco obras em água-forte e água-tinta sobre papel de algodão em preto e branco, com edição limitada à venda no local de trinta exemplares. Galeria Maneco Müller. Mul.ti.plo. Rua Dias Ferreira, 417/206, Leblon. Seg. a sex., 10h/18h30 (sábados sob agendamento).
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui