Dança em Trânsito traz apresentações de artistas de 11 países ao Rio
Programação, com atrações gratuitas e pagas, leva espetáculos ao CCBB, Boulevard Olímpico, Largo da Candelária, Polo Cultural ItalianoRio e Espaço Tápias
Um dos maiores e mais abrangentes festivais de dança contemporânea do país, o Dança em Trânsito chega ao Rio nesta quinta (1º). A maioria das apresentações acontece no CCBB, durante quatro dias, com atrações gratuitas, no foyer, e pagas, no Teatro II.
Mas a programação gratuita também se estende ao Polo Cultural ItalianoRio, na sexta (2), ao Espaço Tápias, no sábado (3), e ao Boulevard Olímpico e ao Largo da Candelária, com performances ao ar livre.
+ Grátis: fenômeno da literatura, Itamar Vieira Jr dará palestra no Flamengo
O evento, que chega à 22ª edição, traz ao Rio 19 companhias de onze países, incluindo Brasil. A direção-geral é de Giselle Tápias, que divide a direção artística com Flávia Tápias, sua filha.
Entre as atrações internacionais estão os canadenses Charles Brecard e Pauline Gervais (Montreal, Canadá), que se apresentam sexta (2) no Teatro II do CCBB, a partir das 19h. O primeiro mostra Il Pleut, il Plant, il Rage, uma reflexão sobre sentimentos de raiva e angústia em contraponto à delicadeza da figura de um monge.
Em seguida, é a vez de Herbert, de Gervais, no qual, inspirado pela morte do avô, que investiga as emoções provocadas pela partida de um ente querido e pela jornada de luto e aceitação. Encerrando a noite, Žigan Krajnčan, da Eslovênia, com Fusion With Myself, que mistura dança e canto na busca por expressar o nada que antecede a criação.
Brecard e Gervais também são atrações do domingo (4), quando dançam na Praça Mauá, em frente ao Museu do Amanhã, a partir das 11h30, ao seguidos pela conterrânea Louise Bédard, com Morceaux Choisis.
+ Agenda de shows da semana tem Só Pra Contrariar, samba no Chanchada e mais
Ao som da Suíte nº1 em Sol Menor, Op. 5 Barcarole, de Rachmaninoff, duas mulheres se entrelaçam: Béatrice, uma das musas de Dante, e a personagem de Jeanne Moreau em busca de Julien no filme Ascensor Para o Cadafalso, de Louis Malle.
Entre os nomes brasileiros, está o carioca Afrobunker, que, em Descaminhos, denuncia o apagamento e a violência sofrida pelos corpos negros e pela cultura negra, além de falar sobre a pluralidade e diversidade das pessoas negras.
+ 5 mostras de cinema com entrada gratuita para conferir no Rio
Já o Grupo Tápias, das organizadoras, leva no foyer do CCBB, no domingo (4), às 18h20, a experiência imersiva em realidade virtual Portátil, que convida o público a experimentar movimentos de dança a partir de imagens em 360º registradas em lugares impactantes.
Sobre o festival
Além de espetáculos, o Dança em Trânsito realiza uma uma série de ações para a difusão e democratização da dança, que incluem residências de criação e de intercâmbio profissional com criação e circulação; valorização da cultura brasileira; workshops com criação; formação e geração de emprego para professores multiplicadores; rodas de conversa e oficinas pontuais.
+ Rodrigo Marques, Bruna Louise e mais apresentações de stand-up comedy
No ano passado, o evento incorporou em sua programação o Palco Carioca, etapa realizada entre fevereiro e abril, com apresentações de importantes companhias e coreógrafos da cidade, no Espaço Tápias, na Barra.
A tradicional itinerância nacional, que iniciou dia 20 de junho em Belo Horizonte e vai até dia 1º de outubro, levará 31 companhias do Brasil e de outros países para ocupar palcos e espaços públicos de 33 cidades com espetáculos, sendo dez capitais brasileiras e de 23 outros municípios.
Programação completa:
Quinta (1º)
CCBB Rio – Foyer
18h30: Vitor Hamamoto (Brasília, DF) – Não nomeado (13 min)
CCBB Rio – Teatro II
19h: Coletivo Tanz (João Pessoa, PB) – Terreiro Envergado (30 min)
Sexta (2)
Polo Cultural ItalianoRio
14h: Compagnia Zappalà Danza (Itália) – Studio Sul Fauno (10 min)
CCBB Rio – Foyer
18h: Heidi Duckler Dance (Los Angeles, EUA) – I Will Remember What I Forgot (20 min)
18h30: Afrobunker (Rio de Janeiro, RJ) – Descaminhos (15 min)
CCBB Rio – Teatro II
19h: Charles Brecard (Montreal, Canadá) – Il Pleut, il Plaint, il Rage (20 min)
Pauline Gervais (Montreal, Canadá) – Herbert (15min)
Žigan Krajnčan (Liubliana, Eslovênia) – Fusion With Myself (35 min)
Sábado (3)
Espaço Tápias
11h30: Yana Reutova & Clara da Costa (República Tcheca/Ucrânia e Brasil) – Womanhood (15 min)
CCBB Rio – Foyer
18h: Compagnia Zappalà Danza (Itália) – Studio Sul Fauno (10 min)
CCBB Rio – Teatro II
19h: Kley Hudson (Rio de Janeiro, RJ) – Corpas Trans é? (5 min)
19h15: Grupo Tápias (Rio de Janeiro, RJ) – Fantasmas (27 min)
CCBB Rio – Foyer
19h30: Maikol Sanchez (Bogotá, Colômbia) – Rosmary y Yo (23 min)
20h: Resultado da residência de criação por Salia Sanou (Léguéma, Burkina Faso)
Domingo (4)
Praça Mauá (em frente ao Museu do Amanhã)
10h: Yana Reutova and Coll (República Tcheca e Ucrânia) – Invisible Traces (20 min)
10h30: Maikol Sanchez (Bogotá, Colômbia) – Rosmary y Yo (23 min)
Praça Mauá (em frente ao Museu do Amanhã)
11h: Adelly Costantini, Carolina Cony e Renato Linhares (Rio de Janeiro, RJ) – Projeto Flutua: A Primeira Cena de Um Filme (20 min)
11h30: Charles Brecard (Montreal, Canadá)- Il Pleut, il Plaint, il Rage (20 min)
Pauline Gervais (Montreal, Canadá) – Herbert (10 min)
Louise Bédard (Montreal, Canadá) – Morceaux Choisis (20 min)
Largo da Candelária (ao lado do CCBB Rio)
16h30: ROTAS AFORA (Brasil, Coreia do Sul) – ROTAS Residência de intercâmbio internacional. (20 min)
17h: Cie 1 des Si – Etienne Rochefort (Besançon, França) – Prequel (10 min)
17h30: Resultado da residência de Salia Sanou (Léguéma, Burkina Faso)
CCBB Rio – Foyer
18h: Louise Bédard (Montreal, Canadá) – Morceaux Choisis 20 min
18h20: Grupo Tápias (Rio de Janeiro, RJ) – Portátil (40 min)
CCBB Rio – Teatro II
19h: Michael Getman (Tel Aviv, Israel) – First Things 60 min
Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB). Rua Primeiro de Março, 66, Centro. Teatro II. R$ 15,00 a R$ 30,00. Ingressos pelo site do CCBB. Foyer. Grátis. Polo Cultural ItalianoRio. Casa D’Italia. Rua Antonio Carlos, 40, Centro. Sex. (2), 14h. Grátis. Espaço Tápias. Avenida Armando Lombardi, 175, 2º andar, Barra da Tijuca. Sáb. (3), 11h30. Grátis. Boulevard Olímpico. Praça Mauá, em frente ao Museu do Amanhã, Centro. Dom. (4), 10h. Grátis. Largo da Candelária, em frente ao CCBB, Centro. Dom. (4), 16h30. Grátis.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui