Continua após publicidade

Com curadoria de Simas e Gringo Cardia, nova mostra no MAR exalta a folia

Rio Carnaval reúne oitenta imagens feitas por fotógrafos na dispersão dos desfiles das escolas de samba em 2022, o retorno da festa após a pandemia

Por Redação VEJA RIO Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
21 fev 2024, 17h07
exposição-rio-de-carnaval
Rio de Carnaval: exposição leva a magia da festa de Momo ao Museu de Arte do Rio (MAR) (Marcos de Paula/Prefeitura do Rio de Janeiro)
Continua após publicidade

O primeiro desfile da escolas de samba depois da pandemia de Covid-19, em abril de 2022, está retratado na exposição Rio Carnaval, que acaba de ser inaguruada no Museu de Arte do Rio (MAR) e integra os eventos da cidade para o G20, o grupo das maiores economias do mundo. A entrada é gratuita.

Com curadoria do cenógrafo, arquiteto e artista Gringo Cardia e do historiador e escritor Luiz Antonio Simas, a mostra reúne oitenta imagens feitas pelos fotógrafos Fábio Ghivelder, João Farkas, Igor Souto e Leonardo Ramadinha, além do artista plástico Vik Muniz.

+ Jardim Botânico promove cursos e visitas guiadas sobre orquídeas de verão

Para Simas, as imagens da mostra são fundamentais, porque registram os componentes assim que o desfile acaba. “Então, temos um mosaico muito interessante sobre o que é o desfile das escolas de samba e como está inserido no Carnaval da cidade”, argumenta. “Essa exposição mostra que o Carnaval é o grande construtor de sentido coletivo de vida na nossa cidade”, define o historiador.

A exibição ocupa dois ambientes do museu — térreo e quinto andar —, com cabine de projeção e oitenta telas, sendo quarenta medindo um metro e meio por dois metros, e outras quarenta de setenta centímetros por um metro, além de duas de proporções agigantadas.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

A ideia era ter registros artísticos, e não jornalísticos. Os integrantes das escolas foram retratados no calor da emoção, ao sair do desfile, em um estúdio montado na dispersão da Sapucaí. Detalhes das fotografias revelam a maestria do trabalho de bordadeiras, aderecistas, costureiras e outros nomes fundamentais para o espetáculo das escolas de samba. 

O ponto de partida para essa que é a primeira grande exposição na cidade sobre o Carnaval foi o projeto bilíngue Livro Arte, idealizado pela secretária municipal de Turismo, Daniela Maia, ainda durante a pandemia.

+ Doce Maravilha migra para Jockey com shows de Jorge Ben, Bethânia e Xande

Continua após a publicidade

Depois do MAR, a mostra deve seguir para outros lugares. Ela está em processo de validação de apresentação em algumas embaixadas brasileiras pelo mundo, por meio do Instituto Guimarães Rosa, braço cultural do Itamaraty. A ideia é, assim, atrair mais turistas para a cidade.

Museu de Arte do Rio. Praça Mauá, 5, térreo e 5º andar, Centro Ter. a dom., 11h/18h (última entrada até 17h). Grátis (exposição Rio Carnaval). De 21 de fevereiro a 19 de maio.

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 49,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.