Clique e Assine a partir de R$ 6,90/mês

Confira treze curiosidades sobre a maior feira de vinhos do Brasil

A quinta edição da Grande Prova Vinhos do Brasil reuniu, de 5 de junho a 9 de junho, o número recorde de 850 vinhos de 110 vinícolas nacionais

Por Redação VEJA RIO Atualizado em 2 jun 2017, 12h05 - Publicado em 15 jun 2016, 20h16

A quinta edição da Grande Prova Vinhos do Brasil reuniu, de 5 de junho a 9 de junho, o número recorde de 850 vinhos de 110 vinícolas nacionais participantes. O evento é reconhecido como a maior referência dos vinhos do Brasil disponíveis no mercado. Neste ano, a prova revelou o potencial, qualidade e variedade dos vinhos brasileiros. Confira abaixo treze curiosidades sobre o evento, que ainda anunciará a lista de vencedores:

+ Zona Portuária recebe painéis para colorir

1) Foram avaliados 850 rótulos – maior prova de vinhos brasileiros desde Pedro Álvares Cabral .

2) 90% dos vinhos brasileiros são produzidos no Rio Grande do Sul, mas a prova não foi lá e sim no Rio, o que é uma vitória e uma honra para os cariocas.

3) A maioria dos brasileiros desconhece que o Brasil tem tanta variedade de vinhos.

4) Participaram este ano vinhos de oito estados.

5) Entre os campeões temos vinhos de quatro estados e alguns totalmente desconhecidos.

Grande Prova de Vinhos do Brasil 2016
Grande Prova de Vinhos do Brasil 2016

6) Pela primeira vez na história um vinho feito no estado do Rio de Janeiro participou de um concurso (Vinícola Inconfidência Cabernet Franc e Vinícola Inconfidência Sauvignon Blanc).

Continua após a publicidade

7) Pela primeira vez na história sucos de uva participam de um concurso, nas categorias Suco Tinto e Suco Branco. Participam apenas sucos integrais (100% uva)

8) Os estrangeiros que lá estavam como jurados se encantaram com os sucos de uva e com os nossos espumantes Moscatel.

+ Itacoatiara ganha guia com dicas para trilhas

9) Michel Friou, um dos jurados da Grande Prova, enólogo chefe do Almaviva (para muitos, o melhor vinho da América Latina), provou nossos vinhos e sugere que não plantemos Cabernet Sauvignon e sim Merlot. 

10) A uva tinta mais plantada no Brasil é a Cabernet Sauvignon. Esta foi a categoria com mais vinhos concorrendo, e também a categoria com o pior desempenho.

11) A categoria com o melhor desempenho foi, com o maior número de medalhas de ouro,a dos Espumates Extra-Brut e Nature (com zero de açúcar).

12) Pela primeira vez tivemos a categoria TintosSuper Premium, com cerca de 40 vinhos, que formam a elite dos tintos brasileiros. 

13) Pela primeira vez tivemos a categoria Best Buy. A bela lista de vinhos bem pontuados e com preços até R$ 39,99 será divulgada em breve.

Continua após a publicidade
Publicidade