Clique e assine por apenas 4,90/mês

Confira as principais exposições que chegam ao Rio

Cinco mostras são destaque no circuito de artes visuais carioca

Por Renata Magalhães - Atualizado em 31 jul 2017, 16h06 - Publicado em 29 jul 2017, 11h15
Ricardo Hantzschel/Divulgação

Artesania Fotográfica – A Construção e a Desconstrução da Imagem. Sob curadoria da pesquisadora Marcia Mello, sete fotógrafos contemporâneos brasileiros apresentam obras realizadas a partir de processos alternativos de impressão de imagem. Práticas utilizadas entre o início do século XIX e o século XX, como daguerreotipia, ambrotipia, fotogravura, cianotipia e albumina, retratam paisagens e pessoas. Na foto, Ricardo Hantzschel investe no calótipo, que consiste no uso de um papel fino exposto ainda úmido na câmera e rapidamente revelado, gerando uma imagem negativa. Espaço Cultural BNDES. Avenida Chile, 100, Centro. Segunda a sexta, 10h às 19h. Grátis. Até 22 de setembro. A partir de quarta (2).

Divulgação/Divulgação

Cícero Dias – Um Percurso Poético. O pintor pernambucano Cícero Dias (1907 – 2003) ganha uma mostra retrospectiva com seus principais trabalhos, incluindo a emblemática tela de 12 metros Eu Vi o Mundo… Ele Começava no Recife (foto), que causou comoção no Salão Revolucionário – evento que deu origem a primeira geração modernista em 1931. Com curadoria de Denise Mattar e Sylvia Dias, filha do artista, a exposição apresenta um conjunto de 129 obras, além de cartas, textos e fotos de nomes como Manuel Bandeira, Gilberto Freyre e Pablo Picasso. Centro Cultural Banco do Brasil. Rua Primeiro de Março, 66, Centro. Quarta a segunda, 9h às 21h. Grátis. Até 25 de setembro. A partir de quarta (2).

Mariannita Luzzati/Divulgação

Mariannita Luzzati – Migrantes. Com sete obras inéditas da artista Mariannita Luzzati, a exposição traz filmes, pinturas e desenhos (foto) que refletem sobre a paisagem e os fluxos migratórios. Galeria Marcelo Guarnieri. Rua Teixeira de Melo, 31, Ipanema. Segunda a sexta, 11h às 18h; sábado, 11h às 15h. Grátis. Até 6 de setembro. A partir de quinta (3).

Divulgação/Divulgação

Medianeras – Desenhos de Marina Agostini. A primeira exposição individual da artista plástica carioca Marina Agostini teve como inspiração o filme argentino homônimo do cineasta Gustavo Taretto e apresenta 18 obras feitas com caneta pilot preta que refletem a solidão urbana. Centro Cultural Municipal Parque das Ruínas. Rua Murtinho Nobre, 169, Santa Teresa. Terça a domingo, 8h às 18h. Grátis. Até o dia 28. A partir de domingo (6).

Continua após a publicidade
Divulgação/Divulgação

Novíssimos 2017. Em sua 46ª edição, o Salão de Artes Visuais Novíssimos 2017 apresenta obras de 11 jovens artistas em diferentes plataformas, incluindo pinturas, instalações, objetos, fotografias, vídeo e desenhos. A carioca Ayla Tavares, o paulista Felipe Seixas e a gaúcha Betina Guedes, esta com a obra Cenários (foto), são alguns dos participantes. Galeria IBEU. Rua Maria Angélica, 168, Jardim Botânico. Segunda a quinta, 13h às 19h; sexta, 13h às 18h. Grátis. Até 15 de setembro. A partir de quarta (2).

 

Publicidade