Continua após publicidade

Confira 46 atrações gratuitas para curtir o fim de semana

Um guia com programas para se divertir sem gastar dinheiro, com espetáculos, exposições, eventos e outras atrações

Por Redação VEJA RIO
Atualizado em 2 jun 2017, 12h11 - Publicado em 17 mar 2016, 23h34

ESPECIAL

Américas Summer Festival

Serão quatro dias de música, gastronomia e brincadeiras para agitar pais e filhos. As famílias poderão curtir diversas atrações pós-praia, incluindo shows de Pedro Lima e Gabby Moura, ex-participantes do programa The Voice Brasil. As apresentações musicais acontecem sábado (19), a partir das 19h. Domingo (20), das 17h às 20h, o DJ Dodô comanda a pista do Américas Summer Festival, que será instalada no terraço do shopping.

Américas Shopping fica na Av. das Américas, 15.500, Recreio (esquina com Benvindo de Novaes). Sábado e domingo, 15h às 21h. Até 20 de março.

Ato e Efeito

Continua após a publicidade

Criação de Rafael Teixeira, Fernando Neumayer e Luís Martino, o projeto celebra o teatro através do registro de cenas em que atores leem trechos de peças marcantes em suas respectivas carreiras. Nos filmes de curta duração, que serão exibidos no térreo do espaço, nomes como Debora Lamm, Gregorio Duvivier, Gustavo Gasparani e Charles Fricks atingem alta voltagem dramática durante suas leituras.

Oi Futuro Flamengo. Rua Dois de Dezembro, 63, Flamengo,  3131-3060. Terça a domingo, 11h/20h. Grátis. Até 1º de maio.

Encanta Rio

Antigo cabaré de luxo do início do século XX, o casarão rosa da Rua Alice abriga a segunda edição da feira de moda, decoração e arte. Com mais de quarenta expositores, o evento reúne ainda espaço gourmet e área de lazer infantil com maquiagem de bichinhos e videogame.

Casa Rosa. Rua Alice, 550, Laranjeiras, ☎96941-7548. Sábado (19), 16h/22h. Grátis.

Continua após a publicidade

Festival de Food Bikes e Trucks

O Fashion Mall promove o evento com opções para todos os gostos como vinhos da Las Chicas, Bike Brownies, Rechearia, Descolado, Caliente, Retro, entre outras. A programação com as atrações de cada semana é divulgada nas redes sociais do shopping.

Fashion Mall. Estrada da Gávea, 899, São Conrado. Diariamente, 12h às 22h. Até 23 de março.

Rio Bier Festival


rio-beer-festival-2016-citta-america_02
rio-beer-festival-2016-citta-america_02 ()

Continua após a publicidade

Neste fim de semana, o Città America, na Barra, será destino certo para cervejeiros de plantão. Até domingo (20), acontece por lá o 1º Rio Bier Festival, que reunirá cerca de quinze expositores de cervejas artesanais nacionais e importadas na área externa do shopping (em frente ao bloco 6), com entrada gratuita. Clique para saber mais.

Mega Gestante e Bebê


Mega Gestante e Bebê
Mega Gestante e Bebê ()

Até domingo (20), mães e pais que estão preparando o enxoval dos seus bebês poderão ir às compras e ainda economizar. É que tem início o saldão da maior feira varejista infantil da América Latina. No evento, mais de 200 estantes de produtos voltados para o público gestante/infantil terão até 70% de desconto. Clique para saber mais.

Continua após a publicidade

Trilha Babilônia Riosul


trilha-babilonia-riosul
trilha-babilonia-riosul ()

Sucesso entre o público da região, o projeto Trilha Babilônia Riosul inicia sua temporada 2016 com um evento especial no sábado (19), em homenagem ao mês da mulher. O encontro tem a proposta de reunir a família em contato com a natureza em um dia divertido para todos. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site do projeto. Clique para saber mais.

EXPOSIÇÕES

Continua após a publicidade

Conversação


Conversação
Conversação ()

As belezas naturais do Rio levam a certa injustiça contra a cidade: pouco se fala das maravilhas artificiais locais. Na exposição de fotos Conversação, com abertura prevista para este sábado (5), no Parque das Ruínas, Aristides Correa Dutra propõe um olhar atento sobre a cidade construída. Ele evitou monumentos como o Theatro Municipal, o MAM ou nosso ícone mais recente, o Museu do Amanhã. Nas imagens, ressalta “personagens” raramente notados pelo passante apressado. “Quase todas as fotos têm a figura humana. Há vultos históricos, santos, anjos, alegorias, figuras mitológicas e máscaras”, relata o artista plástico e fotógrafo, que se diz influenciado por Marc Ferrez e Augusto Malta, e pelo fotógrafo de moda alemão Horst P. Horst (1906-1999), devido ao “tratamento escultórico que dava ao corpo humano”. Flanando pela cidade, Dutra trilha caminho oposto ao humanizar esculturas cariocas — a exemplo de Alegoria da Sabedoria, trabalho de terracota que enfeita o topo do Solar do Visconde do Rio Seco, no Centro.

Centro Cultural Municipal Parque das Ruínas. Rua Murtinho Nobre, 169, Santa Teresa, ☎ 2215-0621. Terça a domingo, 10h às 18h. Grátis. Até 8 de maio.

Galeria Transparente — Showroom

Em 2014, Frederico Dalton partilhou, via Facebook, uma intervenção sobre a foto de um espaço vazio na Rua da Glória. No retrato do local, preparado para receber uma banca de jornais, inseriu digitalmente a imagem de um trabalho seu. Os amigos acreditaram estar diante de um registro real. Outro artista, Bob N, enviou a foto de um trabalho seu e pediu para expô-la no mesmo espaço urbano. Nascia assim a Galeria Transparente. Agora, com curadoria de seu criador, 25 artistas exibem trabalhos inspirados pela ideia de um espaço, ao mesmo tempo, físico e imaginário. Performances ligadas à original proposta serão apresentadas aos sábados, durante a temporada.

Centro Cultural Justiça Federal. Avenida Rio Branco, 241, Centro,  3261-2565,  Cinelândia.  Terça a domingo, 12h às 19h. Grátis. Até 24 de abril.

Modernidades Fotográficas, 1940-1964

A mostra passou por Berlim — onde estreou, em outubro de 2013 —, Lisboa, Paris e Madri. Foi considerada, pelo site Huffington Post, uma das cinco melhores exposições para visitar em 2015. Pertencente ao acervo do Instituto Moreira Salles, a coleção, com 160 itens, volta para casa: a partir de domingo (20), a sede carioca da instituição abre para visitação pública Modernidades Fotográficas, 1940-1964. Da coleção assinada por quatro autores emerge um rico panorama histórico. Marcel Gautherot (1910-1996), nascido em Paris, tinha origem operária e, ao fixar-se no Brasil, em 1940, batalhou pela formação de uma identidade nacional. O piauiense José Medeiros (1921-1990) é o fotojornalista por excelência, cria da redação de O Cruzeiro, revista na qual trabalhou por mais de quinze anos. Terceiro na lista, o húngaro Thomaz Farkas (1924-2011) chegou ao Brasil com 6 anos e tornou-se um dos principais fotógrafos da construção de Brasília (era o preferido de Oscar Niemeyer). Por último, mas não menos importante, como o visitante vai constatar, Hans Gunter Flieg, nascido em 1923, marca presença com suas imagens de traços futuristas. Vindo da Alemanha e radicado em São Paulo, ele registrou o processo de industrialização do país.

Instituto Moreira Salles. Rua Marquês de São Vicente, 476, Gávea, ☎3284-7400. → Terça a domingo, 11h às 20h. Grátis. Até 26 de fevereiro de 2017. Abertura prevista para domingo (20)

Only You


ONLYYOU15
ONLYYOU15 ()

Ao longo de três anos, o fotógrafo paulistano Leonardo Kossoy registrou em fotos e vídeos cenas dos atores Gilda Nomacce e Germano Melo nus. As poses sugerem situações dramáticas ou formas geométricas com os corpos do casal. No total, são cerca de 140 obras, entre fotos, instalações e vídeos. O título da mostra remete ao hit musical homônimo gravado pelo grupo americano The Platters, nos anos 50, e trata do desejo do artista de falar das relações a dois. A curadoria é do também fotógrafo Fernando Azevedo. 14 anos. Estreia prevista para terça (15).

Centro Cultural Correios. Rua Visconde de Itaboraí, 20, Centro ☎2253-1580. ↕ Uruguaiana. Terça a domingo, 12h às 19h. Grátis. Até 8 de maio.

Agricultura da Imagem


arbusto-azul-rodrigo-braga-2013
arbusto-azul-rodrigo-braga-2013 ()

Com passagens por São Paulo e Fortaleza, a mostra reúne obras do amazonense Rodrigo Braga. Radicado no Rio, ele usa a natureza como matéria-prima para suas obras. Serão exibidas trinta fotografias, três vídeos e uma instalação, além de objetos pessoais e desenhos originais, inspirados pelas paisagens da Floresta da Tijuca, do litoral de Pernambuco e do Rio Negro, no Amazonas. Braga possui trabalhos em acervos importantes no Brasil e no mundo, a exemplo do MAM carioca e da parisiense Maison Européenne de la Photographie.

Espaço Cultural BNDES. Avenida República do Chile, 100, Centro, ☎ 0800 702-6337, ↕ Carioca. → Segunda a sexta, 10h às 19h. Grátis. Até 15 de abril.

Visão Fontana

Para o poeta mato-grossense Manoel de Barros (1916-2014), “visão fontana” é a maneira pela qual os poetas veem o mundo. A visão seria a própria fonte do que se vê, e não uma mera constatação. Em sua primeira individual, o jovem artista plástico petropolitano Bruno Belo se apropria do conceito criado pelo poeta para apresentar um recorte de sua produção recente. Visão Fontana, a mostra, reúne trabalhos em tela e papel, em grandes e pequenas dimensões, executados com tinta a óleo, acrílica, aquarela e pó de grafite, todos inéditos.

Galeria de Arte Ibeu. Avenida Nossa Senhora de Copacabana, 690, 2º andar, Copacabana, ☎ 3816-9473. Segunda a sexta, 13h às 19h. Grátis. Até 8 de abril.

Outras Portas da Percepção — Um Experimento em Teoria da Imagem

Desde os anos 70, Arthur Omar marca presença em múltiplas áreas da produção cultural. Atua como cineasta, fotógrafo, ensaísta, artista plástico, muitas vezes fazendo tudo ao mesmo tempo. Pioneiro, no país, na exploração de novas mídias, já expôs na Bienal de São Paulo (1997) e no nova-iorquino MoMA (1999). Em sua mais recente mostra, Outras Portas da Percepção — Um Experimento em Teoria da Imagem, Omar exibe três séries de fotografias acompanhadas de fragmentos de texto. Nas fotos, tenta capturar o momento em que a imagem sem forma começa a se definir. Na Galeria 1 pontificam interferências sobre o quadro A Menina do Brinco de Pérola, do holandês Johannes Vermeer (1632-1675). A Galeria 2 abriga imagens de matéria inanimada transformadas, de maneira bem subjetiva, em seres míticos. Na Galeria 3, formas indefinidas ganham recortes nítidos e imagens coloridas são apresentadas em preto e branco. A ideia é que o visitante saia com a sensação de ter experimentado “uma sucessão de acasos inesperados”, nas palavras do artista.

Oi Futuro Flamengo. Rua Dois de Dezembro, 63, níveis 2, 4 e 5, Flamengo,  3131-3060.  Terça a domingo, 11h às 18h. Grátis. Até 1º de maio.

Guilherme Vaz

Ainda que tecnicamente correta, a classificação do mineiro Guilherme Vaz como músico e compositor soa insuficiente. Um dos mais premiados autores de trilhas sonoras do país, com mais de sessenta filmes no currículo, ele introduziu a música concreta no cinema brasileiro, com o filme Fome de Amor (1968), de Nelson Pereira dos Santos. Adepto das experimentações, acabou por fazer parte, entre o fim dos anos 60 e o início da década seguinte, da nascente cena carioca da arte conceitual, tornando-se um pioneiro ao produzir obras que tinham por base o som. Essa rica trajetória é apresentada em Uma Fração do Infinito, mostra que abre na quarta (13) no CCBB. Uma das salas será inteiramente dedicada às investigações de Vaz no campo da música, incluindo instalações sonoras e partituras convencionais e conceituais — entre as últimas, Silêncio, com instruções para uma performance. Vídeos, fotografias, desenhos e pinturas completam o acervo.

Centro Cultural Banco do Brasil. Rua Primeiro de Março, 66, Centro,  3808-2020. Quarta a segunda, 9h às 21h. Grátis. Até 4 de abril.

Múltiplo Leminski

A rica trajetória do poeta Paulo Leminski (1944-1989) está contemplada na mostra, que reúne mais de 1 000 itens. São objetos pessoais, livros, originais manuscritos e datilografados, recortes de trabalhos publicados, cartas, documentos, vídeos e filmes.

Caixa Cultural. Avenida Almirante Barroso, 25, Centro,  3980-3815,  Carioca. → Terça a domingo, 10h às 21h. Grátis. Até 20 de março.

Rapunzel

No célebre conto dos irmãos Grimm, publicado em 1812, Rapunzel, linda moça de cabelos dourados, é trancada em uma torre sem porta ou escada. Certo dia, um príncipe a ouve cantar e se encanta. Ele aprende a subir na tal torre agarrado às longuíssimas tranças da jovem. Na instalação que leva o nome da princesa, a artista mineira Flávia Bertinato “aprisiona” em sete carretéis longas tranças feitas de fibra de sisal. Manivelas e tesouras ficam ao alcance das mãos do visitante, mas não é possível mover os “cabelos”: a obra pesa 700 quilos. Rapunzel é o sétimo projeto contemplado com o Prêmio CCBB Contemporâneo, instituído por edital nacional em 2014. Ao todo, foram selecionados dez nomes entre 1  823 inscritos. As individuais, sempre na Sala A, começaram com o Chelpa Ferro. Até julho serão apresentados trabalhos do mineiro Alan Borges, de Ana Hupe e de Floriano Romano, ambos do Rio.

Centro Cultural Banco do Brasil. Rua Primeiro de Março, 66, Centro, 2º andar, sala A, 3808-2020. Quarta a segunda, 9h às 21h. Livre. Grátis. Até 28 de março.

✪✪✪✪ Zeitgeist  A Arte da Nova Berlim


Zeitgeist - a Arte da Nova Berlim
Zeitgeist – a Arte da Nova Berlim ()

Desde o fim da Guerra Fria, Berlim atrai artistas de todas as partes do planeta.A queda do Muro, em 1989, refundiu os lados ocidental e oriental da cidade e gerou um sentimento de liberdade propício à experimentação, alimentado por alegre miscelânea de tendências com altas doses de criatividade. De certa maneira, a capital da Alemanha retomou o lugar de destaque entre os principais centros produtores de vanguardas artísticas mundiais que ocupava no começo do século XX. A mostra Zeitgeist — A Arte da Nova Berlim, em cartaz no CCBB, capta essa realidade de modo emocionante, reunindo obras que testemunham processos únicos de destruição, reconstrução e ocupação do espaço urbano. São apresentados os olhares múltiplos de 29 artistas plásticos contemporâneos. Nas fotos de grande formato, ruínas compõem imagens de rara beleza. Há retratos fantasmagóricos da terra de ninguém que partia Berlim ao meio, com passado e presente misturando-se diante dos olhos. É melancólico e bonito. Na sala Clube Berlim, dedicada à cena tecno do bairro de Mitte, iluminada por luz vermelha, o visitante é envolvido pela cultura eletrônica. Trinta anos de flyers, fotos dos clubes que ocupavam imóveis destruídos, fotos das fachadas, música, projeções e sets de DJs recriam com precisão a cena dos anos 80 e 90 — quem viveu os ecos desse movimentopor aqui vai sentir uma ponta de saudade.

Centro Cultural Banco do Brasil. Rua Primeiro de Março, 66, Centro,  3808-2020. Quarta a segunda, 9h às 21h. Grátis. Até 4 de abril.

Depois do Futuro — Daniela Labra

A coletiva faz parte do programa Curador Convidado, em que curadores mesclam trabalhos de alunos da Escola de Artes Visuais (EAV) a obras de artistas conhecidos. A convidada deste ano, que marca a quarta edição da mostra, é a chilena radicada no Rio Daniela Labra. O fio condutor para a escolha das obras é a noção de futuro. Daniela reuniu cerca de sessenta criações de 39 artistas plásticos brasileiros e estrangeiros. Entre os nomes em destaque estão os brasileiros Laercio Redondo e Lia do Rio, a mexicana Teresa Margolles e a espanhola Irene de Andrés. Na programação paralela, o público poderá participar de debates com acadêmicos, ativistas e artistas.

Parque Lage. Rua Jardim Botânico, 414, Jardim Botânico,  3257-1800. Segunda a domingo, 10h às 17h. Grátis. Até 1º de maio.

Exposição de Verão

Há treze anos, a galeria de arte Silvia Cintra + Box 4, na Gávea, realiza sua Exposição de Verão. Funciona assim: as galeristas Silvia e Juliana Cintra, mãe e filha, convidam um(a) curador(a) e deixam o espaço por conta dele(a). Ao longo desse tempo, o evento passou a fazer parte do calendário carioca das artes plásticas. Orientação para a próxima mostra, que entra em cartaz na quinta (18), o tema Portas foi tirado de Para a Hora da Esperança, poema da americana Emily Dickinson (1830-1886), dos versos “Sem saber quando virá o amanhecer / Abro todas as portas”. A curadora convidada é Luiza Teixeira de Freitas, carioca radicada em Lisboa, que já trabalhou na londrina Tate Modern, na Bienal de Marrakesh e no Museu Berardo, na capital portuguesa. Luiza escolheu obras de artistas que, de alguma forma, aludem ou se ligam ao objeto em questão. O paulistano Nelson Leirner comparece com uma obra da série Boa Noite, Cinderela, de 2013, feita com recortes de fotografias em acrílico.

Silvia Cintra + Box 4. Rua das Acácias, 104, Gávea,  2521-0426. Segunda a sexta, 10h às 19h; sábado, 12h às 18h. Livre. Grátis. Até 19 de março.

Frida Kahlo: Conexão entre Mulheres Surrealistas no México


Nickolas-Muray-Archivesdivulgação
Nickolas-Muray-Archivesdivulgação ()

A exposição, que reúne trinta obras de Frida Kahlo (1907-1954), também conta com mostra de filmes sobre a artista e outras representantes das artes plásticas no México.

Caixa Cultural. Avenida Almirante Barroso, 25, Centro,  3980-3815,  Carioca. Terça a domingo, 10h às 21h. Grátis. Até 27 de março.

+ Onze motivos para visitar a exposição sobre Frida Kahlo

A Viagem das Carrancas

Em 1946, os fotógrafos Marcel Gautherot (1910-1996) e Pierre Verger (1902-1996), este também etnólogo, percorreram o Rio São Francisco documentando a vida das populações ribeirinhas. Parte significativa dos cliques de Gautherot teve como alvo carrancas que adornavam os barcos com os quais a dupla cruzava no trajeto. Em cartaz no Instituto Moreira Salles a partir de domingo (6), a mostra A Viagem das Carrancas apresenta 42 dessas fotografias, pertencentes ao acervo da instituição, além de quarenta esculturas, vindas de coleções públicas e particulares. Entre os destaques está a figura de proa da barca Minas Gerais, a maior embarcação a ter navegado o rio. A mostra inclui ainda trabalhos de Francisco Biquiba Dy Lafuente Guarany (1882-1985), o mais respeitado escultor desse tipo de obra no país — incluindo seis peças “não navegadas”, ou seja, criadas por encomenda de colecionadores, entre os anos 1950 e 1960.

Instituto Moreira Salles. Rua Marquês de São Vicente, 476, Gávea,  3284-7400 e 3206-2500.  Terça a domingo, 11h às 20h. Grátis. Estac. grátis. Visitas guiadas na quinta e na sexta, às 17h. Até 20 de março.

80/80 – Oitenta Posters dos Anos 80

Os nostálgicos de plantão têm um programa perfeito para relembrar os saudosos anos 80. A partir desta terça (12), o Imperator – Centro Cultural João Nogueiraabre as portas para mais a exposição 80/80 – Oitenta Posters dos Anos 80. Com entrada gratuita, a mostra, que fica em cartaz até o dia 3 de abril, retrata parte da atmosfera musical da década que marcou toda uma geração. Clique para saber mais.

Antonio Houaiss – Singular, Plural

Mais conhecido do público pelo dicionário que leva o seu nome, o filólogo, diplomata e professor Antonio Houaiss (1915-1999) foi um dos principais intelectuais brasileiros do século 20. Carioca, filho de imigrantes libaneses, toda a sua formação, da escola  à universidade, foi no ensino público, e Houaiss se destacou em diversas áreas, chegando a exercer o cargo de ministro da Cultura, durante 11 meses, no governo Itamar Franco, em 1993. Até 31 de março. Clique para saber mais.

Carvão-Ouro

Dudu Garcia apresenta 120 obras inéditas, divididas em duas séries: Fragmentos e Carvão-Ouro. Na primeira, o artista carioca mostra sessenta trabalhos feitos com fragmentos quadrados de outras pinturas assinadas por ele. Os trabalhos de Carvão-Ouro, que dá nome à exposição, são obras feitas com carvão e folha de ouro. Garcia integra o grupo de artistas da Fábrica Bhering — foi o primeiro ocupante do espaço. A curadoria é de Fernando Cocchiarale.

Mais Um Galeria de Arte. Rua Garcia D´Ávila, 196, Ipanema,  3085-3000. Segunda a sexta, 10h às 19h. Sábado, 10h às 17h. Grátis. Até 16 de abril.

Exposição Inaugural

A mostra reúne 25 obras, entre fotografias, pinturas, esculturas, instalações, objetos e vídeos de sete artistas: Adriano Motta, Alvaro Seixas, Felipe Cohen, Marina Weffort, Pedro Caetano, Vijai Patchineelam e Wagner Malta Tavares, todos representados pela galeria.

Cavalo. Rua Sorocaba, 51, Botafogo. Terça a sexta, 12h às 20h; Sábados, 13h às 17h. Até 19 de março.

✪✪✪✪ Cartazes de Viagem, 1910-1970  Coleção Berardo


Cartazes de Viagem, 1910-1970 — Coleção Berardo
Cartazes de Viagem, 1910-1970 — Coleção Berardo ()

Com sua indiscutível vocação de cartão-postal do Brasil, o Rio sempre teve primazia na divulgação do país como destino turístico atraente para o público estrangeiro. Em cartaz no Museu Histórico Nacional, esta surpreendente mostra reúne quarenta pôsteres criados por companhias aéreas e marítimas de várias partes do mundo, todos exaltando a cidade. O recorte cronológico, iniciado em 1910, ano da abertura do Porto do Rio, revela ao visitante imagens com um Corcovado ainda sem a estátua do Cristo Redentor. O morro em questão, aliás, o Pão de Açúcar e a Baía de Guanabara são símbolos recorrentes. A evolução dos cartazes exibidos, todos de enorme beleza, espelha transformações na arte e na publicidade. Além disso, a exposição traz uma sériede textos que fornecem um ótimo panorama histórico sobre o hábito de viajar, relacionando o Brasil e o Rio com o que acontecia no mundo. Cardápios de transatlânticos e aviões, selos e outros objetos de companhias de viagem completam o acervo. Clique para saber mais.

Museu Histórico Nacional. Praça Marechal Âncora, s/nº, Centro,  2550-9220. Terça a sexta, 10h às 17h30; sábado, domingo e feriados, 14h às 18h. R$ 8,00 (ter. a sáb.). Grátis aos domingos. Até 20 de março.

Patrizia D’Angello — Kitinete

No agradável endereço na Urca, a artista, que trabalha no cruzamento da fotografia com a pintura, mostra cerca de vinte obras inéditas com foco na rotina da vida doméstica e familiar. Em vídeo, Patrizia registrou uma performance realizada com amigos em torno de uma mesa de jantar, aos quais propôs uma experiência sensorial que envolveu aromas, sabores, sons e texturas de alimentos.

Atelier da Imagem Espaço Cultural. Avenida Pasteur, 453, Urca,  2541 3314 . Segunda a sexta, 10h às 21h; sábado, 10h às 17h. Grátis. Até 8 de abril.

Paris-Rio Plages

A mostra da fotógrafa francesa Marich Devise, ativista da fotografia social que usa a mídia fotográfica e o humor para criar laços entre membros das comunidades urbanas periféricas e abrí‐las à sociedade de consumo. A exposição apresenta 22 fotografias realizadas em Paris e no Rio de Janeiro.

Galeria Aliança Francesa Botafogo. Rua Muniz Barreto, 746, Botafogo. Segunda a sexta, 14h às 20h; sábado, 9h às 13h. Até 28 de maio.

Panorâmicas do Rio por Henrique Jordan

Durante todo o mês de março o Carioca Shopping vai celebrar o aniversário do Rio de Janeiro com uma exposição de fotos panorâmicas da Cidade Maravilhosa feitas pelo fotógrafo e designer Henrique Jordan. A mostra reúne 30 imagens que revelam ângulos diferenciados de pontos turísticos e arquitetônicos da cidade como Corcovado, Pedra da Gávea, Prainha, Arpoador, Praia de Copacabana, Arcos da Lapa, Ilha Fiscal, Baía de Guanabara, Aterro do Flamengo, Fortaleza de Santa Cruz e Ponte Rio Niterói entre outros.

Carioca Shopping. Av. Vicente de Carvalho 909, Vila da Penha. Até 3 de abril.

Abre Alas

Vitrine para a divulgação de novos artistas, a coletiva Abre Alas, iniciativa da galeria A Gentil Carioca, chega à 12ª edição. Lançado no segundo semestre de 2015, o edital de convocação teve cerca de 550 inscritos. A dura tarefa de chegar aos vinte nomes, presentes cada um com um trabalho, coube a três especialistas: a jovem curadora paulistana Paula Borghi e os artistas plásticos Adriana Varejão e André Sheik. “Foi difícil escolher, mas nossos debates nem foram tão acirrados assim”, brinca Sheik, de quem muitos vão se lembrar como baixista da banda Biquíni Cavadão. A concorrida convocação atraiu de nomes sem projeção a artistas consagrados nos principais circuitos de arte do país. “Procuramos escolher criadores com linguagem contemporânea, voz própria e coerência entre a proposta e o portfólio”, conta Sheik. “Houve casos em que preterimos gente com grande inserção em função de outros com tempo de trabalho, mas sem tanta notoriedade”, explica. Entre os escolhidos estão o grupo mineiro Indigestão, que une culi­nária e audiovisual, e o jovem pintor ca­rioca Victor Mattina.

A Gentil Carioca. Rua Gonçalves Lêdo, 11 e 17, Centro,  2222-1651. Segunda a sexta, 10h às 19h; sábado, sob agendamento. Livre. Grátis. Até 19 de março.

Retratos

A mostra reúne 19 fotografias em preto e branco e 57 cliques coloridos feitos pelo fotógrafo Helcio Peynado em seu estúdio, durante dois anos.  A maioria dos personagens são pessoas conhecidas e representativas culturalmente em Campo Grande, bairro em que se localiza o estúdio. O olhar do fotógrafo e a expressividade dos personagens é o grande destaque já que todas as fotos foram realizadas usando a mesma luz e a mesma objetiva. Para cada convidado, Helcio apresentou o projeto, deixando os personagens livres para escolher a roupa, a maquiagem e até a fantasia com a qual gostariam de ser clicados. Na sala de exposição, além das fotos, um espelho chama a atenção dos visitantes.

Passeio Shopping fica na Rua Viúva Dantas, 100, Campo Grande. Segunda a quinta, 9h às 20h; sexta e sábado, 9h às 21h. Até 31 de março.

FESTA 

Choro e samba na Praça

Todo domingo, na Praça São Salvador, acontece a apresentação de choro de ótima qualidade, seguido de um samba. Junto ao chorinho, tem uma feira com diversas barracas que vendem artesanato e outros produtos.

Praça São Salvador, Laranjeiras. Domingos, 11h.

CINEMA

15ª Mostra do Filme Livre

Começa nesta quata (9) a 15ª edição da Mostra do Filme Livre, no Centro Cultural Banco do Brasil. Com 205 filmes independentes, o evento tem como foco discutir a atual produção do cinema brasileiro, em especial os curtas e longas-metragens fora do circuito comercial. Em cartaz até o dia 4 de abril, a mostra seguirá depois para São Paulo, Brasília e Belo HorizonteClique para saber mais.

Mostra de Filmes Francófono


Saoirse Ronan – Brooklyn
Saoirse Ronan – Brooklyn ()

A quinta edição da Mostra de Filmes Francófono, em cartaz até domingo (20) em três endereços da cidade. Na programação que homenageia e reúne produções de países que falam a língua francesa, encontros literários e show tomam conta das unidades da Aliança Francesa na Tijuca, Botafogo e no Oi Futuro Ipanema. Clique para saber mais.

ESPORTE

Praia Para Todos


Projeto Praia Para Todos
Projeto Praia Para Todos ()

O Projeto Praia Para Todos retoma as atividades de acessibilidade neste verão. Das 9h às 14h, de sábado e de domingo, portadores de necessidades especiais poderão participar do banho de mar assistido, vôlei sentado, surf e Stand up paddle adaptado. Até 30 de abril de 2016. Clique para saber mais. 

Campeonato Nacional de Tênis de Mesa

Até domingo (20), o  público poderá conferir as competições do Campeonato Nacional de Tênis de Mesa, o famoso ping-pong, que contará com a participação de 56 atletas. As competições acontecerão nos finais de semana, de 14h às 19h, dos dias 19 (categorias Feminino e Paralímpico) e 20 de março (categoria Adulto). Clique para saber mais.

Runbase Rio


runbase_26
runbase_26 ()

A casa de apoio da Adidas a corredores amadores recebe os cariocas. Instalado na Lagoa Rodrigo de Freitas, em frente ao Parque da Catacumba, o espaço funcionará diariamente entre 6h e 21h (segunda a sexta) e de 8h às 14h (sábado e domingo). O local oferece ao público empréstimo de diversos modelos de tênis de corrida da marca, vestiários com chuveiros, armários, além do teste de pisada, importante para identificar que tipo de tênis se adequa melhor a cada pessoa. Clique para saber mais.

Krav Maga

No mês de março, 16 endereços na cidade realizam treinamentos gratuitos de defesa pessoal para mulheres. A iniciativa é da Federação Sul Americana de Krav Magá, que espera receber cinco mil mulheres para aprender a modalidade desenvolvida em Israel durante a Segunda Guerra Mundial. Clique para saber mais.

Meditação na Praia do Flamengo

O monge Luís Carlos de Mello, do movimento religioso Happy Science (Ciência da Felicidade), faz uma sessão de meditação que dura em média 45 minutos. Mello faz uso de métodos de relaxamento e energização para introduzir os participantes a temas como espiritualização, fortalecimento da mente, controle dos pensamentos, alívio nas doenças, obtenção de curas, conexão e harmonia com universo, busca do ‘eu’ interior, entre outros.

Praia do Flamengo, entre os postos 2 e 3. Todos os domingos, 11h.

CRIANÇAS

Recreação infantil

A programação traz diversas atividades para as crianças a partir de 2 anos. Os pequenos poderão participar de oficinas em diversos ambientes diferentes: oficinas de máscaras de carnaval, pintura, massinha, argila, desenho e jogos. O evento é gratuito e será realizada na Praça de Alimentação.

Shopping Bay Market fica na Av. Visconde do Rio Branco, 360, Centro, Niterói. Todo domingo, 17h.

Star Wars Experience


norteshopping-parque-star-wars-experience-4
norteshopping-parque-star-wars-experience-4 ()

Os participantes poderão se tornar um verdadeiro Jedi em uma academia de treinamento que ensinará a manusear um sabre de luz. Ao final, quem passar por lá pode mostrar as suas práticas para o arquirrival Darth Vader. Serão de 8 a 12 alunos por vez e é necessário retirar uma senha no balcão de atendimento do evento. O espaço conta ainda com um brinquedo ambientado na floresta “Endor”, em que os participantes terão a missão de ajudar os Ewoks a protegerem suas moradias. Outra atração é a chuva de meteoros, que consiste em um simulador que criará a experiência de atravessar o espaço sem ser atingido pelas rochas.

Shopping Tijuca. Av. Maracanã, 987, Tijuca. Diariamente. Até 26 de março.

Peppa Pig Playground


peppa-pig
peppa-pig ()

O Peppa Pig Playground possui uma área de visitação gratuita, incluindo um espaço onde os pequeninos podem se divertir na Casa de Pedra, no balanço do Lago dos Patos e no escorregador da Casa da Árvore.

Plaza Shopping Niterói. Rua Quinze de Novembro, 8, Centro, Niterói. Segunda a sábado, 10h às 22h; domingo, 13h às 21h. Até 28 de março.

Páscoa Divertida no Clubinho

Os pequenos vão curtir diariamente oficina de máscara de coelhinho, camarim do coelho e boliche do coelho. De segunda a sexta, as crianças participam ainda de uma divertida oficina de colorir. Aos sábados e domingo a atração especial é a deliciosa oficina de brigadeiro. No dia 27 de março, o evento terá a presença especial do Coelho da Páscoa e a garotada e poderá tirar fotos. A atração é indicada para crianças entre 1 a 12 anos e tem vagas limitadas. As inscrições devem ser feitas no local.

Carioca Shopping. Av. Vicente de Carvalho, 909, Vila da Penha. Diariamente, 14h às 20h. Até 27 de março.

Páscoa no Fashion Mall 

No sábado (19), o Fashion Mall promove a caça aos ovos e oficina de chocolate. Serão espalhadas moedas pelo shopping e toda criança ganhará um kit de ovos, ao fim da brincadeira. Outra atividade oferecida será uma oficina de chocolate. As atividades serão realizadas por turmas de 16 crianças e as inscrições serão feitas na hora. As oficinas acontecerão das 16h às 19h.

CasaShopping

No sábado (19)  e domingo (20), o CasaShopping preparou uma programação especial para as crianças. Às 17h30, o lugar apresenta a peça teatral Mágica dos Coelhos, com a atriz Maria Lucia Priolli. Antes disso, brincadeiras lúdicas, atividades como aula de música com instrumentos, pintura facial e ciranda de roda irão entreter a criançada a partir das 16h. A entrada é gratuita e acontece no Bloco P, Pavilhão 2, na expansão no CasaShopping.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.