Continua após publicidade

Confira 38 atrações gratuitas para curtir o fim de semana

Um guia com programas para se divertir sem gastar dinheiro, com teatro, shows, exposições e muito mais

Por Redação VEJA RIO
Atualizado em 2 jun 2017, 12h50 - Publicado em 19 dez 2014, 12h51
Arlindo Cruz
Arlindo Cruz (Divulgação/)
Continua após publicidade

SHOWS

Abertura Oficial do Verão com Preta Gil e Arlindo Cruz

 

Clique aqui para saber mais.

Parque Madureira. Rua Soares Caldeira, 115, Madureira. Sábado (20), 16h.

Letícia Pedroza

Continua após a publicidade

A cantora ex-participante desta edição do programa The Voice Brasil se apresenta com repertório com influências de ritmos como Soul, Black Music, Pop e R&B.

Santa Cruz Shopping. Rua Felipe Cardoso, 540, Santa Cruz. Tel: 2418-9400. Sexta (19), 19h30.

Jazz na Laje

jazz na laje
jazz na laje ()

Clique aqui para saber mais.

Continua após a publicidade

Rua Saint Roman, 200, Travessa Nova Brasília (próximo ao banco Bradesco), Catagalo. Sexta (19), 20h.

+ Confira mais shows em destaque na cidade

FESTAS

MAR de Música – DJ Dolores e Geraldo Júnior

Depois de participar de diversos festivais ao redor do mundo e compor para o teatro e o cinema, o DJ Dolores esquenta a noite de verão no museu. Em seguida, Geraldo Júnior, do Ceará, reinterpreta a tradição musical nordestina com influência da estética pop. Clique aqui para saber mais. 

Continua após a publicidade

Museu de Arte do Rio. Praça Mauá, 5, Centro. Tel: 3031-2741. Sexta (12), 17h30 às 22h.

+ Confira mais festas que agitam o Rio

TEATRO

Mostra Jô Bilac de Teatro Amador

Lingua de Trapo
Lingua de Trapo ()
Continua após a publicidade

Clique aqui para saber mais.

Biblioteca Parque Estadual, Teatro Alcione Araújo. Avenida Presidente Vargas, 1261, Centro. Tel: 2332-7225. Até domingo (21), 15h e 18h30. Distribuição de senhas uma hora antes de cada sessão.

Teatro da Laje e Bonobando

A apresentação levará o publico a percorrer pelo espaço da Arena, criando conexões e descobrindo esse importante equipamento cultural da cidade. Cenas individuais serão também apresentadas, com dramaturgias criadas por cada um dos atores, em colaboração com a equipe de direção artística. A programação contará ainda com a performance “Finge que nada está acontecendo”, experimento cênico criado para a rua, que vem sendo apresentado em diversos locais da cidade, como o Morro do Alemão, a Lapa e a Vila Cruzeiro. Esta performance tem a bufonaria, a crítica social e a potência da juventude como fontes criadoras. 

Arena Carioca Dicró. Avenida Brás de Pina, s/n, Penha (entrada pela Rua Flora Lobo). Sábado (20) e domingo (21), 19h.

Continua após a publicidade

Mostra Filmes de Estrada

divulgação
divulgação ()

A Casa Daros exibe uma seleção de obras do gênero conhecido como road movie em sessões gratuitas. Neste fim de semana, é a vez dos filmes Colina Sagrada, de Barbet Schroeder, e Um Olhar a Cada Dia, de Theo Angelopoulos. Clique para saber mais.

+ Veja mais peças em cartaz na cidade

ESPECIAL

Hype Free Market

Dos mesmos criadores da Babilônia Feira Hype, o Hype Free Market chega à terceira edição com um Especial de Natal e cerca de 160 expositores. O evento mistura feira de rua, mercado alternativo e brechó. 

Shopping Città America. Avenida das Américas, 700, 2º andar, Barra da Tijuca, ☎ 2132-7777. Domingo (21), 12h/21h. Grátis.

Tour on Ice

Tour on Ice
Tour on Ice ()

Os professores e alunos da Escola de Patinação Artística no Gelo Ice Rio realizam o espetáculo cujo enredo destaca a viagem de um rapaz apaixonado que sai pelo mundo atrás de sua amada, perdida na infância. Nestas andanças, ele passa pelo Alasca, Espanha, África, Itália, Índia, China e Londres.

Fun on Ice. Shopping Barra Garden, Avenida das Américas, 3.255. Tel: 3388-5810. Sábado (20), 13h.

Américas on Ice. Américas Shopping, Avenida das Américas, 15.500, no G2. Tel: 2442-9514/2442-9515/2442-9516. Domingo (21), 13h.

Bazar

A edição 2014 do Bazar de Natal da Rede Asta traz uma grande variedade de produtos, entre itens de decoração e acessórios, feitos por artesãs de regiões carentes do país. As promoções chegam a 50% de desconto. 

Rede Asta. Rua General Glicério, 440, loja B, Laranjeiras, ☎ 3217-9967. Sexta (19), sábado (20). Grátis.

+ Veja mais passeios na cidade

CRIANÇAS

Grupo Roda Gigante

Com mais de 1 000 intervenções artísticas em hospitais públicos da cidade, a trupe de palhaços apresenta dois espetáculos de seu repertório. Troca de Plantão reúne sátiras à rotina hospitalar, improvisos e brincadeiras. Em O Sentido da Vida, instrumentos inusitados dão ritmo a uma banda irreverente, que se arrisca em canções com arranjos e coreografias cômicas. Direção de Flavia Reis (60min). Rec. a partir de 3 anos. Reestreou em 6/12/2014. 

Teatro Glauce Rocha (278 lugares). Avenida Rio Branco, 179, Centro, ☎ 2220-0259, ↕ Carioca. Troca de Plantão: sábado, 16h. O Sentido da Vida: domingo, 16h. Grátis. Até domingo (21).

Exposições Playmobil

Playmobil
Playmobil ()

Modelos variados do brinquedo integram duas mostras no Museu Histórico Nacional: Com a Palavra, D. Leopoldina, Imperatriz do Brasil e 40 Anos Playmobil — O Sorriso Mais Famoso de Todos os Tempos. Na primeira, é possível ver os bonequinhos de 7,5 centímetros vestidos como personagens da história do Brasil, como dom Pedro I e sua esposa, a imperatriz Leopoldina. Na outra, é traçado um panorama da evolução do brinquedo ao longo dos últimos quarenta anos. Livre. 

Museu Histórico Nacional. Praça Marechal Âncora, s/nº, Centro, ☎ 3299-0360. → Terça a sexta, 10h às 17h30; sábado e domingo, 14h às 18h. R$ 8,00 (entrada franca aos domingos). Até 1º de março de 2015 (Com a Palavra, D. Leopoldina, Imperatriz do Brasil) e domingo (23) (40 Anos Playmobil — O Sorriso Mais Famoso de Todos os Tempos).

Natal nos shoppings

Shopping Leblon
Shopping Leblon ()

Clique aqui para conferir as atrações natalinas dos shoppings da cidade.

Clubinho do Downtown

No sábado (20), as crianças poderão se divertir com a construção e decoração de uma árvore de Natal de papelão, oficina de brinquedo reciclado, cartinha para o Papai  Noel, camarim de Natal e tatuagem. No domingo (21), tem brincadeiras tradicionais, circuito, oficina de desenho, pula pipoca e futlençol. As atividades são voltadas para crianças de até oito anos de idade.

Downtown. Avenida das Américas, 500, Barra da Tijuca. Sábado (20) e domingo (21), 16h às 19h.

Natal no Saara

O Polo Centro Rio traz para a região uma série de atrações infantis gratuitas que vão fazer a festa da garotada. Mágicos, palhaços, pula-pula, piscina de bolinhas e pinturas de rosto são algumas das atividades da programação, além de brincadeiras com recreadores especializados.  O Papai Noel também estará presente, posando para fotos e recebendo todos com muito carinho.

Espaço Recreativo Saara. Avenida Tomé de Souza (próximo a Rua Buenos Aires), Centro. Tel: 3174-1104. Sábado (20), 9h às 14h30.

O Natal do bom velhinho

Lorena é uma menina de 10 anos que ganha de Natal muitos brinquedos da sua família, entre eles, uma princesa. Seu irmão mais velho Enzo, não acredita no sonho encantado de que a boneca é real. Neste conto, a Princesa e o Papai Noel saem do mundo da fantasia para ensinar ao Enzo e todas as crianças como valorizar os brinquedos e mostrar o real sentido do Natal.

Santa Cruz Shopping. Rua Felipe Cardoso, 540, Santa Cruz. Tel: 2418-9400. Domingo (21), 17h.

Contos Natalinos

Na semana do Natal, a peça Contos Natalinos vai apresentar ao público infantil a história do nascimento do menino Jesus, a origem do Papai Noel e como a data é celebrada em cada parte do mundo. Toda a magia que envolve esse período do ano será contada pelos duendes do Natal.

Shopping Metropolitano Barra. Avenida Abelardo Bueno, 1.300, Barra da Tijuca. Domingo (21), 17h.

+ Veja mais atrações infantis na cidade

CONCERTOS

Orquestra de Violoncelos das Comunidades Pacificadas

Orquestra de Violoncelos Comunidades Pacificadas
Orquestra de Violoncelos Comunidades Pacificadas ()

O grupo formado por jovens músicos de várias comunidades do Rio faz uma apresentação na Igreja Nossa Senhora da Paz, em comemoração aos 17 anos do projeto Música no Museu. No repertório, clássicos de Händel. 

Igreja Nossa Senhora da Paz. Rua Visconde de Pirajá, 339, Ipanema. Sexta, às 19h.

+ Veja mais concertos na cidade

EXPOSIÇÕES

Rembrandt e a Figura Bíblica

Rembrandt
Rembrandt ()

Incontestável na pintura, arte em que é considerado um dos maiores de todos os tempos, o holandês Rembrandt van Rijn (1606-1669) também se destacou nas gravuras, como revela a mostra Rembrandt e a Figura Bíblica,com abertura marcada para quinta (18) no Centro Cultural Correios. Serão exibidas 78 obras, a maioria delas de temas religiosos. Um dos destaques é Cristo Pregando (1648), uma imagem de Jesus falando a um grupo de seguidores, tida como a preferida de Rembrandt van Rijn (1606-1669) entre os trabalhos que produziu nessa técnica. Tal era sua estima pela criação que, após ter vendido toda a primeira edição, ele resolveu comprar de volta um exemplar — motivo pelo qual o trabalho foi apelidado de A Gravura dos 100 Florins, referência ao valor pago pelo artista para tê-lo novamente em sua coleção pessoal. Peça mais valiosado acervo do Museu Zorn, na Suécia, que emprestou os trabalhos para a exposição, a gravura Júpiter e Antíope (1631) tambémestá presente, representando o interesse do artista por temas mitológicos. Paisagens, retratos (quatro do próprio Rembrandt), nus e cenas alegóricas completam a exposição, oportunidaderara de ver uma seleção consistente do gênio holandês.

Centro Cultural Correios. Rua Visconde de Itaboraí, 20,Centro, ☎ 2253-1580. → Terça a domingo, 12h às 19h.Grátis. Até 22 de fevereiro de 2015. A partir de quinta (18).     

Cirandar Todos

Concebida como a primeira praça do comércio da cidade e convertida em centro cultural há 24 anos, a Casa França-Brasil, de certa forma, tem em sua bela arquitetura neoclássica uma concorrência às exposições ali apresentadas. Em Cirandar Todos, individual que o carioca José Damasceno abre na quarta (17), a ideia é justamente estabelecer um diálogo entre as obras exibidas e o projeto do edifício, criação de Grandjean de Montigny, membro da Missão Artística Francesa que desembarcou no Brasil no início do século XIX. No salão central estará o trabalho que dá nome à mostra, uma reunião de 150 manequins de madeira com 30 centímetros de altura, unidos uns aos outros pelas mãos, formando um círculo de 9 metros de diâmetro — segundo a curadora Ligia Canongia, “promovendo um embate com a escala monumental da Casa França-Brasil”. Da mesma forma, uma das salas laterais recebe 1/4, obra formada por duas elipses de aço, uma no chão e a outra na parede, sugerindo um círculo imaginário que atravessaria o edifício. Pensada para o espaço onde será apresentada, BRmm é uma colagem de centenas de recortes no formato do mapa do Brasil. Completa a mostra Moni­tor-Crayon, um grande painel composto de 75 000 peças de giz de cera, justapostas apenas por encaixe, sem cola. 

Casa França-Brasil. Rua Visconde de Itaboraí, 78, Centro, ☎ 2332-5120. → Terça a domingo, 10h às 20h. Grátis. Até 22 de fevereiro de 2015. A partir de quarta (17). 

Falso Movimento

A exposição reúne obras de três artistas estrangeiros, o equatoriano Adrián Balseca, a mexicana Pia Camil e a americana Helen Mirra, e seis brasileiros: Ivan Grilo, Felipe Bertarelli, Daniel de Paula, Ricardo Villa, Pablo Pijnappel e Leticia Ramos. Como o nome da mostra sugere, as obras são perpassadas pela ideia de um movimento incessante que, contudo, não leva a lugar algum. Preços sob consulta.

Luciana Caravello Arte Contemporânea. Rua Barão de Jaguaripe, 387, Ipanema, ☎ 2523-4696. → Segunda a sexta, 10h às 19h; sábado, 11h às 15h. Grátis. Até 17 de janeiro de 2015.

Kimi Nii

Japonesa radicada em São Paulo, a artista apresenta cerca de 100 esculturas em cerâmica, material dominante na sua produção.

Centro Cultural Correios. Rua Visconde de Itaboraí, 20, Centro, ☎ 2253-1580. → Terça a domingo, 12h às 19h. Grátis. Até 15 de fevereiro de 2015. A partir de quinta (18).

Waldemar Cordeiro, Amelia Toledo, Cristina Canale e Gisele Camargo

As quatro individuais ocupam simultaneamente o Paço Imperial. O carro-chefe é a retrospectiva de Waldemar Cordeiro, que reúne mais de 250 trabalhos do artista. Amelia Toledo tem cerca de sessenta obras exibidas, também em uma retrospectiva. Nove pinturas e cinco desenhos em torno da figura feminina integram a mostra de Cristina Canale e Gisele Camargo tem quatro criações apresentadas.

Paço Imperial. Praça XV de Novembro, 48, Centro, ☎ 2215-2093. → Terça a domingo, 12h às 18h. Grátis. Até 1º de março de 2015. A partir de quinta (18).

✪✪✪ Ron English

Ron English
Ron English ()

A individual apresenta mais de uma centena de obras do americano, que definiu seu estilo como “popaganda”. Os trabalhos misturam referências de cena pop, história da arte, propaganda, quadrinhos e música. À parte o deleite visual, sobram farpas para marcas famosas, de redes de fast-food a cartões de crédito.

Caixa Cultural — Galerias 2 e 3. Avenida Almirante Barroso, 25, Centro, ☎ 3980-3815, ↕ Carioca. →Terça a domingo, 10h às 21h. Grátis. Até domingo (21).

Thanara Schönardie – Meu Pedacinho de Chão

Thanara Schönardie – Meu Pedacinho de Chão
Thanara Schönardie – Meu Pedacinho de Chão ()

A mostra apresenta 42 figurinos criados por Thanara Schönardie para a novela Meu Pedacinho de Chão, exibida entre abril e agosto de 2014 pela TV Globo. A exposição transportará os visitantes para a novela com as roupas usadas por personagens interpretados pelos atores Bruna Linzmeyer, Osmar Prado, Johnny Massaro e Juliana Paes, entre outros. Haverá ainda sapatos e acessórios exibidos em bandejas de guloseimas.

Biblioteca Parque Estadual. Avenida Presidente Vargas, 1.261, Centro. Tel: 2332-8647. De terça a domingo, 10h às 20h. Até 8 de março de 2015.

Betto Pereira

Dezoito multicoloridas telas em acrílica integram a exposição Pedalando Cores. Em todas as obras, a imagem da bicicleta se faz presente de alguma forma.

Museu Nacional de Belas Artes. Avenida Rio Branco, 199, Centro, ☎ 3299-0600, ↕ Cinelândia. → Terça a sexta, 10h às 18h; sábado, domingo e feriados, 12h às 17h. R$ 8,00 (pelo mesmo valor, o ingresso-família contempla até quatro parentes). Grátis no domingo. Até o dia 31.

Celina Portella

Em Movimento² (lê-se “movimento ao quadrado”), a artista exibe cinco videoinstalações nas quais ela mesma aparece interagindo com as bordas dos monitores.

Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica. Rua Luísde Camões, 68, Centro, ☎ 2232-4213 e 2242-1012. → Segunda a sexta, 11h às 18h; sábado e feriados, 11h às 17h. Grátis. Até 12 de fevereiro de 2015.

✪✪✪ Geraldo de Barros

geraldo de barros
geraldo de barros ()

O interesse do artista pela fotografia abstrata prevalece na exposição, com mais de 300 obras. Destaque para a extensa seleção de imagens dedicadas à série Fotoformas, que abasteceu uma mostra rea­lizada por Barros na primeira sede do Masp, em 1951. São trabalhos que enfatizam geometrismos, figuras borradas e fotos realizadas a partir de negativos submetidos a manipulações variadas.

Instituto Moreira Salles. Rua Marquês de SãoVicente, 476, Gávea, ☎ 3284-7400 e 3206-2500.→ Terça a domingo, 11h às 20h. Grátis. Estac. grátis. Visitas guiadas quinta e sexta, às 17h. Até 22 de fevereiro de 2015.

✪✪✪ Horacio Coppola

Em Luz, Cedro e Pedra — Esculturas do Aleijadinho Fotografadas por Horacio Coppola, são exibidas 81 imagens feitas pelo fotógrafo argentino nas cidades mineiras de Congonhas do Campo, Sabará e Ouro Preto em 1945.

Instituto Moreira Salles. Rua Marquês de São Vicente, 476, Gávea, ☎ 3284-7400 e 3206-2500. → Terça a domingo, 11h às 20h. Grátis. Estac. grátis. Visitas guiadas quinta e sexta, às 17h. Até 4 de janeiro de 2015.

Desenhos – anos 80

Jorge Duarte
Jorge Duarte ()

A mostra individual de Jorge Duarte reúne cerca de 35 desenhos do artista, que é um dos expoentes da chamada Geração 80. São desenhos inéditos, realizados durante a década de 80 do século passado e que refletem a produção do artista no período, marcado por sua produção pictórica, sendo alguns deles estudos preparatórios para pinturas de grandes formatos realizadas na época.

Sergio Gonçalves Galeria. Rua do Rosário, 38, Centro. Tel: 2263-7353. Terça a sexta, 11h às 19h; sábados, 11h às 18h. Até 9 de janeiro de 2015.

EAV 75.79 — Um Horizonte de Eventos

A mostra celebra a gestão inaugural da Escola de Artes Visuais do Parque Lage, sob direção de Rubens Gerchman (1942-2008). Um grande material documental divide o espaço com gravuras feitas em 1976, na EAV, por Avatar Moraes, Dionísio Del Santo, Eduardo Sued, Roberto Magalhães e pelo próprio Gerchman, entre outros.

Escola de Artes Visuais do Parque Lage —Cavalariças e Capela. Rua Jardim Botânico, 414,Jardim Botânico, ☎ 3257-1800. Segunda a sexta,14h às 18h; sábado e domingo, 14h às 17h. Grátis.Até 11 de janeiro de 2015.

Jorge Mayet

Jorge Mayet

Jorge Mayet

O artista cubano expõe uma grande instalação. Há ainda outra escultura : uma casa que levita, se destrói, se reconstrói, representando a arquitetura típica de Cuba.

Galeria Inox. Avenida Atlântica, 4240, subsolo 101, Copacabana. Segunda à sexta, 10 às 20h; sábado das 11 às 19h. Até 31 de janeiro.

Luiz Claudio Marigo – Fotógrafo e Ambientalista

A mostra reúne o trabalho desse pioneiro em fotografia de natureza no Brasil. Junto à exposição das fotografias, é apresentada uma projeção com trechos de entrevistas e imagens significativas de seu trabalho.

Centro Cultural da Justiça Federal. Avenida Rio Branco, 241, Centro. Tel: 3261-2550. Terça a domingo, 12h às 19h. Até 25 de janeiro.

Malu Fatorelli

Videoinstalações, gravuras, vídeos e desenhos compõem a individual Clepsidra — Arquitetura Líquida, na qual a artista dialoga com a paisagem do entorno da Galeria Laura Alvim: o mar de Ipanema.

Galeria Laura Alvim. Avenida Vieira Souto, 176, Ipanema, ☎ 2332-2017. Terça a domingo, 11h às 21h. Grátis. Até 8 de março 2015.

Virei Viral

Dora Reis - Memorabilia
Dora Reis – Memorabilia ()

O Centro Cultural Banco do Brasil, no Centro, recebe a segunda edição da mostra Virei Viral. Sob o mote Identidades e Coletividades, a exposição obras de artistas brasileiros e estrangeiros que questionam, sob diferentes olhares e linguagens, o impacto da cibercultura – especialmente as redes sociais – no comportamento dos indivíduos. Até 22 de dezembro. Clique aqui para saber mais.

Marulhar — Artistas Portugueses Contemporâneos

Criadores portugueses que despontaram nos anos 90 estão reunidos na coletiva. São eles Rui Toscano, Daniel Malhão, Nuno Cera, Francisco Tropa, Filipa Cesar, Alexandre Estrela, João Onofre, André Cepeda e Gabriel Abrantes.

Oi Futuro Flamengo. Rua Dois de Dezembro, 63, Flamengo, ☎ 3131-3060, ↕ Largo do Machado. → Terça a domingo, 11h às 20h. Grátis. Até 25 de janeiro de 2015.

✪✪✪ Ouro — Um Fio que Costura a Arte do Brasil

Fruto de uma inédita parceria do CCBB com a joalheria H. Stern, a coletiva apresenta instalações, desenhos, objetos, esculturas, fotos, pinturas e joias criados por trinta artistas, sempre com a utilização de ouro ou de materiais dourados em comum. Marcam presença nomes consagrados da arte brasileira, a exemplo de Anna Bella Geiger, Cildo Meireles e Antonio Dias.

Centro Cultural Banco do Brasil. Rua Primeiro de Março, 66, Centro, ☎ 3808-2020. → Quarta a segunda, 9h às 21h. Grátis. Até 5 de janeiro de 2015.

Toda Fé

Toda Fé
Toda Fé ()

Estarão expostas 16 imagens, produzidas por dez fotógrafos, que representam a força própria do protagonismo das manifestações de fé nesses lugares, além da beleza que a convivência das diversas expressões religiosas pode propiciar. Com curadoria de Rovena Rosa, coordenadora do Programa Imagens do Povo, a mostra tem como intuito reforçar o horizonte que norteia as ações do programa: celebrar a diversidade e respeito às diferenças, seja ela de qual natureza for.

Galeria 535. Observatório de Favelas, Rua Teixeira Ribeiro, 535, Parque Maré, Maré. Diariamente, 9h às 18h. Até 27 de fevereiro.

+ Veja mais exposições em cartaz na cidade

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 49,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.