Clique e assine por apenas 4,90/mês

Confira 35 atrações gratuitas para curtir este fim de semana

A Veja Rio preparou um guia com programas para se divertir sem gastar dinheiro, com espetáculos, exposições e atrações infantis

Por Redação VEJA RIO - 18 ago 2017, 20h21

Sonora Brasil

Alessandra Nohvais/Divulgação

A partir de sábado (19), a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UniRio apresenta a Mostra Sonora Brasil 2017, com concertos gratuitos de grupos que sintetizam a expressão musical presente em todos os estados do Brasil. Celebrando 20 anos, o projeto do Sesc tem como objetivo desenvolver programações identificadas com o desenvolvimento histórico da música nacional. Na programação, estão confirmados artistas como Corporação Musical Cemadipe (GO), Sociedade Musical União Josefense (SC), ABandinha (AM) e o Quinteto de Metais da UFBA (BA), além de uma roda de conversa com os integrantes, no dia 21, com o tema Bandas de Música: formações e repertórios. O debate abordará a relação entre formações e repertórios e questões que refletem as transformações ocorridas ao longo do tempo, especialmente ligadas às trajetórias profissionais do músico de banda e à escolha de repertórios. O encontro contará ainda, com as presenças do professor da UFRJ, pesquisador e maestro Marcelo Jardim, a coordenadora do Programa de Bandas de Música da Funarte, Rosana Lemos e o maestro da Banda Sinfônica e Coordenador de Música da Secretaria de Educação de Aparecida de Goiânia – GO, Francinaldo Rodrigues. Confira a programação completa aqui.

Feira de Artesanato Brasileiro

Obras de 50 artesões brasileiros serão expostas no Shopping Uptown, na Barra Claudia Abreu/Divulgação

A Barra da Tijuca sediará a primeira edição da Feira de Artesanato Brasileiro neste sábado (19), das 9h às 21h, no Shopping Uptown. O evento gratuito terá exposição de artesãos brasileiros, palestra sobre economia criativa, desfile de moda com peças feitas de fuxico, patchwork, tricô e croché, e até curso de pintura estilizada. O curso será às 14h e tem vagas limitadas. Os interessados devem pegar senha às 10h na loja Decorando com Arte. Todo material para a aula será distribuído e o aluno poderá levar para casa o que confeccionar. Além das atividades artesanais, a feira também terá área infantil e serviços de beleza.

Shopping Uptown – Avenida Ayrton Senna, 5.500, Barra da Tijuca – Rio de Janeiro. Bloco 10 – Rua da loja Decorando com Arte. Sábado (19), das 9h às 21h.

Mercado Mistureba

O Lagoon recebe neste fim de semana mais uma edição do Mercado Mistureba! e do Misturebinha. Com entrada gratuita, a feira é conhecida por reunir diversas marcas de moda feminina, masculina, infantil e acessórios. Nesta edição, será possível encontrar também peças de enxoval, decoração e brinquedos artesanais e educativos. Para acompanhar as compras, música comandada pelo Dj Irlandês e Jam session com Nu Brasa Low Gee. A criançada terá uma programação especial, toda gratuita, nos dois dias de evento. Para matar a fome, food trucks estaão estacionados na beira da Lagoa. Veja mais.

Concertinhos de Eva

Nesse sábado (19), a Casa Museu Eva Klabin vai receber o Camerata Jovem da Ação Social pela Música, conjunto composto por 14 jovens com idades entre 14 e 20 anos, moradores de diferentes comunidades do Rio, como o Complexo do Alemão, Morro dos Macacos, Pavão-Pavãozinho e Morro da Babilônia. Os músicos, coordenados pela violoncelista e produtora Fiorella Solare, vão ser apresentar sob orientação do violinista e maestro Laercio Dini. O grupo iniciou contato com a música há apenas 5 anos e já se apresentou em espaços como a Cidade das Artes e Theatro Municipal.

Casa Museu Eva Klabin. Avenida Epitácio Pessoa, 2480, Lagoa, ☎ 3202-8550. Sábado (19), a partir das 16h. Grátis.

Exposição de guitarras grafitadas do Rock in Rio

O grafiteiro Toz exibe sua guitarra do Rock in Rio Agência 14/Divulgação

O Rock in Rio convidou cinco artistas plásticos para grafitarem réplicas da guitarra símbolo do festival. As peças de 2,65m, assinadas por Tinho, Toz, BR, Mateu Velasco e Ramon Martins, serão exibidas na exposição Arte por Um Mundo Melhor, até o dia 27 de agosto, no 1º piso do Shopping Leblon. A mostra será uma prévia de uma das atrações da Cidade do Rock durante o evento, que acontece de 15 a 24 de setembro. Ao final do festival, as obras serão leiloadas e a renda será revertida para o replantio de árvores nas cabeceiras do Rio Xingu, pelo projeto socioambiental Amazonia Live. Mascote do shopping, o urso Afrânio aparecerá vestido de roqueiro este mês. Serão sorteadas ainda bicicletas elétricas Rock in Rio com caixas de som, durante a campanha de compras para o Dia dos Pais.

Exposição Arte por um Mundo Melhor: segunda a sábado, 10h às 22h; domingo, 11h às 21h. Até o dia 27 de agosto. Shopping Leblon – Avenida Afrânio de Melo Franco 290, Leblon, (21)2430-5122.

Chichico Alkmim

CHICHICO ALKMIM/instituto moreira salles/Divulgação

Mais de 200 imagens em preto e branco traçam um panorama da cidade mineira de Diamantina no início do século XX. São belos registros capturados por Francisco Augusto Alkmim (1886-1978), conhecido como Chichico Alkmim, em uma alentada exposição que se espalha em ordem cronológica por seis salas do Instituto Moreira Salles. Diferentemente de outros fotógrafos da época, o artista não se limitou a retratar apenas a burguesia, voltando sua câmera para trabalhadores do garimpo, paisagens, casamentos e até mesmo melancólicos funerais de crianças. As imagens, muitas vezes tremidas, acompanham também a evolução da técnica fotográfica.

Rua Marquês de São Vicente, 476, Gávea. Terça a domingo, 11h às 20h. Grátis. Até 1º de outubro.

Nam June Paik

Continua após a publicidade
Paula Johas/Divulgação

Ícone da videoarte, o artista coreano ganha uma retrospectiva no Oi Futuro Flamengo com quinze peças que retratam a linguagem pela qual se tornou conhecido. Na primeira sala, pequenos robôs feitos de diversos objetos conquistam o público pela aparência carismática, como é o caso de Ecce Homo (foto). Outras peças de Nam June Paik que chamam atenção são as telas com pinturas e colagens de itens de uso cotidiano, como sapatos, rádios, discos, entre outros. Vale acompanhar com calma a última parte da mostra, que explora a relação entre o artista e a violoncelista Charlotte Moorman, com quem ele realizou célebres performances.

Oi Futuro. Rua Dois de Dezembro, 63, Flamengo. Terça a domingo, 11h às 20h. Grátis. Até o dia 27.

Exposição “Urbanizia”

Sete artistas, entre eles Benjamin Rothstein, Danielle Cukierman e Henrique Kalckmann, exibem quarenta composições inéditas na coletiva Urbanizia, espalhada por todas as galerias do 2º andar do Centro Cultural Justiça Federal. Pinturas, instalações, vídeos e objetos apresentam um olhar contemporâneo sobre a vida nos grandes centros urbanos. Metropolis, de Luciana Gaspar, integra a lista. Flávio Santoro, Milena Soares e Rosana Diuana completam o time, escolhido sob curadoria de Isabel Sanson Portella e Jozias Benedicto.

Avenida Rio Branco, 241, Centro. Terça a domingo, 12h às 19h. Grátis. Até 3 de setembro.

Débora Bolsoni abre mostra inspirada em canção de Luiz Melodia

Reprodução/Acervo Abril

“O sol vermelho é o clarão do dia / Da ilha longa de Paquetá.” Os versos de Luiz Melodia levaram a artista plástica Débora Bolsoni a desenvolver projetos sobre a dualidade entre quietude e movimento. O resultado é uma mostra batizada com o nome da canção Pra Aquietar, com abertura prevista para sexta, na galeria Athena Contemporânea. Concebidas durante um período de residência na fundação Cité Internationale des Arts, em Paris, as trinta obras inéditas seguem a linguagem desenvolvida por Débora, com formas tridimensionais que se relacionam com a arquitetura dos espaços. Entre os destaques estão a série No Names, But Names, com desenhos dispostos em cima de carrinhos de transporte, e a minimalista obra Esmaltado, parte da série Sinédoques do Tindiba.

Avenida Atlântica, 4240 (Shopping Cassino Atlântico), Copacabana. Amanhã, das 12h às 18h. Grátis. 

Carlos Zilio apresenta exposição individual na Anita Schwartz

Vicente Mello/Divulgação

Depois de mostrar sua obra no nova-iorquino MoMA, em 2015, como participante da coletiva Transmissions: Art in Central Europe and Latin America, 1960-1980, o artista plástico carioca Carlos Zilio estrela uma individual em sua terra natal. Ele vai exibir trabalhos inéditos na Anita Schwartz Galeria de Arte, a partir de quinta (20). Carlos Zilio — Pinturas, Desenhos e Objetos reúne quinze criações, de tamanhos variados, que tiveram como mote a figura do tamanduá. Curiosidade: o pai de Zilio tinha um como animal de estimação.

Rua José Roberto Macedo Soares, 30, Gávea. Segunda a sexta, 10h às 20h; sábado, 12h às 18h. Grátis. Até 26 de agosto.

Mostra Mundo Giramundo

Pedro Motta/Divulgação

Maior coleção particular de marionetes das Américas, com aproximadamente 1 500 bonecos e objetos de cena, o acervo do Museu Giramundo chega de Belo Horizonte para abastecer uma alentada exposição na Caixa Cultural. O espaço recebe 130 bonecos confeccionados para as montagens do grupo teatral criado em 1970 pelos artistas plásticos Álvaro Apocalypse, Tereza Veloso e Maria Antonieta Martins. Na programação da Mostra Mundo Giramundo, que ainda conta com desenhos e vídeos, estão previstos workshops gratuitos de manipulação (dia 21, às 15h), além da apresentação do espetáculo Pedro e o Lobo (dias 29 e 30, 16h). Atualmente, o trabalho do Giramundo pode ser visto também na TV: marionetes da trupe contracenam com os bonequeiros representados por Danton Mello e Dani Barros na novela Pega Pega.

Caixa Cultural. Avenida Almirante Barroso, 25, Centro. Terça a domingo, 10h às 21h. Grátis. Até 27 de agosto.

Exposição de Pedroluiss

Técnica milenar de criação manufaturada, o bordado ganhou outra funcionalidade nas obras de Pedroluiss. Munido de linha e agulha, o carioca trabalha sobre fotografias encontradas em feiras de antiguidades para inventar histórias a respeito das pessoas retratadas. O resultado pode ser visto na primeira individual do artista, batizada de Fio Condutor, em cartaz a partir de quinta (13). Na abertura, Pedroluiss criará bordados sobre fotos instantâneas clicadas no Centro Cultural Justiça Federal.

Avenida Rio Branco, 241, Centro. Terça a domingo, 12h às 19h. Grátis. Até 3 de setembro.

Continua após a publicidade

Fotógrafo carioca abre exposições sobre castelos medievais

O Instituto Cervantes apresenta a exposição Castelos de Luz na Noite Escura, com registros de Renan Cepeda dos castelos medievais espanhóis da região de Castilla y León. As belas imagens foram captadas com a técnica light painting, que consiste em fotografar com velocidade baixa imagens noturnas e inserir luz mediante diferentes técnicas. O contraste entre claro e escuro confere uma poética e cria novas identidades para símbolos do misticismo e do romantismo da península Ibérica. A série já foi premiada pelo Sony World Photography Award.

Instituto Cervantes. Rua Visconde de Ouro Preto, 62, Botafogo. Segunda a sábado, 10h às 19h. Grátis. Até 21 de agosto.

Festa Brasileira: Fantasia Feita à Mão

Marcio Vasconcelos/Divulgação

Inspiradas por grandes celebrações folclóricas (como o bumba meu boi, do Maranhão, ou o maracatu rural, de Pernambuco), obras de artesãos de todo o país foram selecionadas para a exposição Festa Brasileira: Fantasia Feita à Mão. No Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (Crab), a mostra apresenta objetos, adereços, máscaras, vestimentas e instrumentos musicais espalhados por nove ambientes. Os destaques incluem um conjunto de pequenas esculturas assinadas por Vitalino Pereira dos Santos, o renomado Mestre Vitalino (1909-1963) — entre elas Casamento a Cavalo.

Praça Tiradentes, 69, Centro. Terça a sábado, 10h às 17h. Grátis. Até 28 de outubro. Confira aqui a programação completa.

Feira de Artesanato Brasileiro

A Barra da Tijuca sediará a primeira edição da Feira de Artesanato Brasileiro neste sábado (19), das 9h às 21h, no Shopping Uptown. O evento gratuito terá exposição de artesãos brasileiros, palestra sobre economia criativa, desfile de moda com peças feitas de fuxico, patchwork, tricô e croché, e até curso de pintura estilizada. O curso será às 14h e tem vagas limitadas. Os interessados devem pegar senha às 10h na loja Decorando com Arte. Todo material para a aula será distribuído e o aluno poderá levar o que confeccionar. Além das atividades artesanais, a feira também terá área infantil e serviços de beleza.

Shopping Uptown – Avenida Ayrton Senna, 5.500, Barra da Tijuca – Rio de Janeiro. Bloco 10 – Rua da loja Decorando com Arte. Sábado (19), das 9h às 21h.

J.Carlos: Originais

Quase 300 originais de José Carlos de Brito e Cunha, o grande desenhista J. Carlos (1884-1950), guiam o passeio pela história da primeira metade do século XX.

Rua Marquês de São Vicente, 476, Gávea. Terça a domingo, 11h às 20h. Grátis. Até 22 de outubro.

Museu do Bonsai

Museu do Bonsai Kevin Gentil/Divulgação

Há pouco mais de um mês, a loja de decoração Espaço Ásia, no Recreio, abriu o Museu do Bonsai, que exibe exemplares da típica árvore anã, obtida por meio da poda de raízes e da condução de galhos, entre outras técnicas usadas em espécimes comuns — e bem maiores. Mundo afora, as árvores mais elaboradas chegam a custar R$ 30 000,00. No museu do Recreio, para quem se animar com a visita, há plantas cotadas a R$ 150,00.

Espaço Ásia. Avenida das Américas, 14002, Recreio. Segunda a sábado, 9h às 17h30.

Feira Gastrô

Em edição especial de queijos e vinhos, a feira Gastrô chega ao Shopping Tijuca neste fim de semana. Sexta e sábado, das 10h às 22h, e domingo, das 13h às 21h. Os interessados vão conferir as dicas de harmonizações dadas pelo enólogo Marcos Rossato e, claro, saborearem diversos tipos de vinhos e queijos importados e artesanais.

Continua após a publicidade

Shopping Tijuca – Avenida Maracanã, 987 – Tijuca

Bar Bukowski para funcionários públicos

Guilherme Maia/Divulgação

Uma das classes mais afetadas pela crise financeira que acomete o estado Rio de Janeiro, com salários atrasados, os funcionários públicos terão ao menos um alívio quando quiserem se divertir: desde o mês passado, o Bar Bukowski, em Botafogo, oferece entrada gratuita aos sábados para funcionários públicos que apresentarem o holerite, até às 23 horas. A promoção, segundo a casa, segue “enquanto essa situação vergonhosa durar”. Inaugurado em 1997, o Bukowski é uma das mais antigas casas de rock da cidade, e espalha o melhor do gênero por três pistas, em um casarão de dois andares e um quintal arborizado com dois bares, sinuca e área com narguilé.

Centro Cultural Correios

Fabio Borges/Divulgação

Batizado com o nome que une as primeiras sílabas dos estados natais de seus integrantes, o grupo PeRiGo celebra dezessete anos em uma das novas exposições no Centro Cultural Correios. Edineusa Bezerril (pernambucana), Denize Torbes (nascida no Rio) e Fábio Borges (de Goiás) exibem trabalhos como a curiosa assemblage Let’s Show Them How to Play the Pipes of Peace (foto). No mesmo dia, entram em cartaz Corpo e Alma, de Vinicio Horta, inspirada no poema A Arte de Amar, de Manuel Bandeira, e uma coletiva de professores e alunos da Escola de Belas Artes da UFRJ: O Corpo Como Poética na Pintura Contemporânea. Fecham o pacote desenhos sobre linho de Celia Shalders, em Fèsta, e a segunda edição da mostra interativa Memórias do Esporte — a primeira aconteceu na Rio 2016.

Rua Visconde de Itaboraí, 20, Centro. Terça a domingo, 12h às 19h. Grátis.

Feira Deguste

Totalmente dedicado às cervejas, o evento reúne 20 rótulos trincando, como Buda Beer, Cazerra, Da Corte, Duzé, BrewPoint, Imperatriz Bier, Madame Machado, Real, Schroder, Guapa, Dr. Duranz, Silxel Beer, Bohemia, Cidade Imperial, Black Princess, Vila de Secretário, Cerveja Cigana, Odin, Tortuga e Raiz, além da cervejaria Backer, de Minas Gerais. Das 12h às 22h

Downtown Praça Central – Avenida das Américas, 500 – Barra da Tijuca

Roda de Samba do Projeto Criolice

Organizada pelo projeto Criolice, uma das maiores rodas de samba da cidade é destaque, neste domingo (20), no Parque Madureira, na arena Fernando Torres.

Rua Parque Madureira, s/n – Madureira, Rio de Janeiro – RJ.

Festa do Japão

_dsc5114.jpeg

A 16ª Festa do Japão acontece neste fim de semana no Parque do Flamengo. O evento contará com comidas típicas e outras atrações relacionadas à cultura japonesa. As atividades no sábado (19) começam às 17h e vão até 23h. Um cortejo de tambores típicos do país acontece às 17h30. Já no domingo (20), a programação começa às 13h e se estende até as 18h. Uma apresentação de sumô às 14h30 promete chamar a atenção do público. Barraquinhas de yakisoba, tempurá e outras iguarias serão montadas, assim como exposições de artesanato, origami e ikebana – entre outras atrações. “É uma oportunidades para se aproximar um pouco mais do Japão, vivenciando uma verdadeira experiência cultural”, afirma Yoshitaka Hoshino, Cônsul Geral do Japão no Rio de Janeiro. Veja a programação completa aqui.

O essencial é invisível aos olhos

Reprodução/Reprodução

Desde quarta (16), a Galeria 1 da Caixa Cultural abriga uma floresta encantada. Idealizada pela dupla VJ Suave, formada pelos artistas audiovisuais Ygor Marotta e Ceci Soloaga, a instalação interativa O Essencial É Invisível aos Olhos mistura realidade virtual e animação em 3D, com o objetivo de apresentar ao espectador novas formas de olhar. Munido de óculos especiais, cada visitante poderá se relacionar como quiser com o cenário virtual, pegando objetos e interagindo com os personagens que encontrar pelo caminho (como o índio na foto acima).

Continua após a publicidade

Rua Almirante Barroso, 25, Centro. Terça a domingo, 9h às 12h e 13h às 21h. Grátis. Até 15 de outubro.

As Múltiplas Faces da Rainha

Viviane Texeira/Divulgação

Depois do contato com o acervo de pinturas da família real, durante um trabalho de restauro no Museu Nacional de Belas Artes, Viviane Teixeira teve o imaginário tomado pela vida na corte. Esse universo histórico influencia a obra da artista na individual As Múltiplas Faces da Rainha, que ocupa a Galeria Movimento desde o dia 12 de agosto. São exibidos sete desenhos e nove telas de grandes dimensões, a exemplo de Ladies and Gentlemen (foto).

Avenida Atlântica, 4240 (Shopping Cassino Atlântico), Copacabana. Segunda a sexta, 11h às 19h30; sábado, 12h às 18h. Grátis. Até 2 de setembro.

Megamorfose

A exposição “Megamorfose”, contém registros que revelam o olhar do fotojornalista Rui Zilnet sobre as transformações e impactos nas regiões central e portuária da cidade do Rio de Janeiro após as obras de revitalização, realizadas no período entre 2013 e 2016. Constituída por 63 fotos em preto e branco, a mostra acontece no Centro Cultural Unisuam somente nesta sexta-feira (18), até às 20h.

As travessuras do Saci-Pererê

O teatro infantil faz parte do projeto Meu Mundinho Kids, em uma programação repleta de aventuras e truques de mágica para os baixinhos. A peça faz um apanhado de lendas, cantigas e histórias folclóricas, tendo como mote principal um menino que procura por um Saci muito brincalhão. Um índio contador de histórias vai ajudar na busca contando a história do folclore do Brasil. A criançada poderá interagir com os espetáculos e, ainda, tirar fotos com os personagens. O evento será no Shopping Metropolitano Barra, no Piso L2, e tem duração de 50 minutos.

Shopping Metropolitano Barra – Av. Embaixador Abelardo Bueno, 1.300 – Centro Metropolitano – Barra da Tijuca.

A Pequena Sereia 2

Neste domingo (20), a criançada saberá como anda a vida da princesa Ariel, na peça “A Pequena Sereia 2’, encenada no palco do Américas Shopping. A atração acontece às 17h, com entrada gratuita. Nesta adaptação, a princesa Ariel casa com o príncipe Eric e tem uma filha, chamada Melody. Durante a celebração em que Ariel apresenta sua filha para o povo de Atlântica, Morgana, a malvada irmã de Úrsula, sequestra a criança e obriga o Rei Tritão a entregar o seu tridente para que possa enfim ter o comando dos mares mas, por descuido, perde a oportunidade. Por medo do que possa acontecer à sua filha, Ariel esconde a verdade sobre sua origem e Melody cresce como humana. Muitos mistérios serão desvendados. O que será que irá acontecer com Melody? Uma peça para crianças e adultos assistirem juntos. Classificação livre. Praça de Eventos – Piso L1.

Américas Shopping – Av. das Américas, 15.500 – Recreio (esq. com Benvindo de Novaes). Tel: (21) 2442-9900

A Princesa e o Sapo

O famoso conto dos irmãos Grimm, “A Princesa e o Sapo”, ganha uma releitura na adaptação da Cia Teatro de Bolso apresentada no Américas Shopping, neste sábado (19), às 17h. A peça fala sobre a princesa Linda, muito mimada e vaidosa, que vê sua vida mudar ao conhecer um sapo muito sábio, que lhe ensina valores que ela antes não dava importância. Ela aprende sobre amor e descobrirá que ele pode estar mais próximo do que se imagina. Classificação livre.

Américas Shopping – Av. das Américas, 15.500 – Recreio (esq. com Benvindo de Novaes). Tel: (21) 2442-9900

Patrulha dos cães

Os pequenos apaixonados por cães terão mais uma opção de lazer neste final de semana. No próximo domingo, 20 de agosto, será apresentada a peça “Patrulha de Cães”, às 16h, no Shopping Jardim Guadalupe. A apresentação faz parte do projeto “Teatrinho dos Sonhos”. “Patrulha de Cães” é um espetáculo de aventura estrelado por três filhotes heroicos, que são liderados por um menino de 10 anos de idade, chamado Ryder. Com uma mistura única de habilidades para resolver problemas, veículos legais e muito bom humor canino, a patrulha trabalha em conjunto em missões arriscadas de resgate e proteção à comunidade.

Continua após a publicidade

Shopping Jardim Guadalupe – Av. Brasil, 22.155 – Guadalupe – Rio de Janeiro – RJ – Telefone: (21) 3512-9100

Além das Lendas

Neste domingo (20), a partir das 17h, a peça teatral Além das Lendas fará uma homenagem ao dia do folclore, que será comemorado no dia 22. A peça conta a história de três crianças que participam de um acampamento na Amazônia. O que deveria ser um passeio de estudos sobre lendas brasileiras, acaba se tornando uma aventura fantástica quando personagens como o Curupira e o Saci parecem ser mais reais do se pensava. A apresentação gratuita faz parte da programação ‘West Shopping Kids’, promovida pelo mall da zona oeste do Rio.

West Shopping – Estrada do Mendanha, 555, Campo Grande – RJ – Tel.: (21) 3178-9501 | 9502.

Palhaçaria

Promovida pela Cia Cochicho na Coxia, a atração circense “Palhaçaria” promete agitar a criançada neste domingo (20), às 17h, no Center Shopping Rio, A apresentação retrata a história de um grupo de palhaços que é chamado às pressas por uma rainha. O motivo da convocação é fazer o príncipe sorrir pela primeira vez e conquistar o título de ‘Mestre dos Palhaços’. O enredo promete levar uma lição para a garotada: o melhor remédio é o sorriso.

Center Shopping Rio – Av. Geremário Dantas, 404 – Jacarepaguá – Rio de Janeiro – RJ. Tel.: (21) 3312-5000.

Oficina de fantoches

A recém-inaugurada Green by Missako, no Rio Design Barra, realiza neste sábado (19), uma oficina infantil de customização e criação de fantoches. O evento acontece das 14h às 18h, com direito a quitutes para a garotada que participar.

Rio Design Barra – Green by Missako. Av. das Américas, 7777, 2º piso

Assim Vivemos – Festival Internacional de Filmes sobre Deficiência

ROTUNDA
Redação Veja rio

Realizado a cada dois anos e considerado um dos mais importantes eventos de inclusão cultural do país, o Assim Vivemos – Festival Internacional de Filmes sobre Deficiência chega à sua 8ª edição, exibindo desta quarta (16) até o próximo dia 28, no CCBB Rio, 32 filmes de 20 países, entre eles o Brasil. São documentários inéditos, de curta e média metragem, que contam histórias protagonizadas por pessoas com diversas deficiências, como síndrome de Down, autismo, paralisia cerebral, atrofia muscular espinhal, e deficiências física, visual, auditiva e intelectual. Acesse para mais informações.

CCBB – Rua Primeiro de Março, 66, Centro.

Clubinho do Recreio Shopping

O Clubinho do Recreio Shopping deste domingo, dia 20 de agosto, traz uma atração muito especial, que permeia os personagens da cultura brasileira. O espetáculo que prenderá a atenção das crianças é “Uma Viagem pelo Folclore Brasileiro”. A programação aborda o tema Folclore como histórias de um povo que são passadas de geração para geração. As lendas, músicas, brincadeiras, a tradição e costumes são apresentados pelo pequeno José, que experimenta em seu quarto uma verdadeira viagem pelo Folclore brasileiro. O Curupira, a Iara (a mãe das águas), o Boi-Bumbá e o Bicho papão são alguns dos personagens que ajudam a contar essa história, cheia de aventura, mistério e uma importante lição.

Avenida das Américas, 19.019, Recreio dos Bandeirantes – Rio de Janeiro

Publicidade