Clique e assine por apenas 7,90/mês

Confira 26 atrações gratuitas para curtir o fim de semana

Um guia com programas para se divertir sem gastar dinheiro, com espetáculos, exposições, eventos e outras atrações

Por Redação VEJA RIO - Atualizado em 2 jun 2017, 12h04 - Publicado em 7 jul 2016, 20h34

Quase Uma

Dando seguimento às comemorações de seus quinze anos de trajetória, a Focus Cia. de Dança apresenta mais um espetáculo de repertório. Dirigida por Alex Neoral, a peça procura refletir sobre as limitações do corpo e seus traços no espaço (57min). Livre. Arena Jovelina Pérola Negra (200 lugares). Praça Ênio, s/nº, Pavuna, ☎ 2886-3889. Sábado (8), 15h e 19h30. Senhas distribuídas a partir das 14h.

Carlos Scliar, da Reflexão à Criação


Carlos Scliar
Carlos Scliar

Continua após a publicidade
Continua após a publicidade

Trata-se de um panorama da trajetória de mais de seis décadas do renomado artista plástico Carlos Scliar (1920-2001). Gravuras, pinturas e desenhos revelam seu fascínio pela beleza de coisas simples e objetos cotidianos. A mostra reúne desde as primeiras produções dos anos 40, passando por gravuras gaúchas das décadas de 50 e 60, até chegar à icônica série comemorativa Descobrimento do Brasil. Caixa Cultural. Avenida Almirante Barroso, 25,  Centro, ☎ 3980-3815, ↕ Carioca. → Terça a domingo, 10h às 21h. Até 21 de agosto.

Densidade, Frequência, Uma ou Outra Onda


Densidade, Frequência,  Uma ou Outra Onda
Densidade, Frequência, Uma ou Outra Onda

Continua após a publicidade
Continua após a publicidade

Artista plástico premiado em Paris, Leandro Figueiredo apresenta quinze obras contemporâneas que abordam a relação do público com a arte. De traços simples, os desenhos contrastam o preto e branco do grafite com óleo de cores fortes. Os trabalhos apresentam personagens inseridos em situações do cotidiano. Alexei Waichenberg assina a curadoria. Palácio Tiradentes (Assembleia Legislativa). Rua Primeiro de Março, s/nº, Centro, ☎ 2588-1000, ↕ Carioca. Segunda a sábado, 10h às 17h; domingo e feriados, 12h às 17h. Até 5 de agosto.

Silêncio(s) do Feminino


Silêncios do Feminino
Silêncios do Feminino

Continua após a publicidade
Continua após a publicidade

Ninguém melhor do que as próprias mulheres para assumir o protagonismo na discussão sobre as vulnerabilidades socioculturais vividas pelo sexo feminino. Cinco artistas apresentam seus trabalhos em uma mostra que se propõe a abordar questões de gênero, identidade e abuso. São elas: Cris Bierrenbach, Lia Chaia, Beth Moysés, Rosana Paulino e Marcela Tiboni. A exposição reúne 36 obras, incluindo fotografias, vídeos e desenhos, com curadoria de Sandra Tucci. Caixa Cultural. Avenida Almirante Barroso, 25, Centro, ☎ 3980-3815, ↕ Carioca. → Terça a domingo, 10h às 21h. Até 21 de agosto.

AcaraJazZ

Com 26 atrações gastronômicas, o evento desembarca na Zona Portuária. A banda BondeSom e os DJs Eppinghaus e Montano comandam a pista de dança do encontro, que neste ano homenageia o cantor, compositor e instrumentista Dominguinhos (1941-2013). Praça Marechal Âncora. Sábado (9), 12h/21h.

O Cluster

A plataforma multicultural reúne arte, música e design na 16ª edição. Com o tema “consumo consciente”, a feira recebe, além de 31 marcas de moda e sete barracas de comidinhas, atividades e oficinas de coleta e reciclagem. Os DJs Andrei Yurievitch, Nado Leal, Ícaro dos Santos, Nepal Neps e o pernambucano Patricktor4 comandam as carrapetas. Ladeira da Glória, 98, Glória. Domingo (10), 13h/21h.

Festa Junina

Com a temporada de arraiais aberta, o Rio recebe festejos para todos os gostos, como o do Mirante do Pasmado. No sábado (9), o som fica aos cuidados do Trio de Forró Cangote Suado, responsável por puxar a quadrilha, do Agytoê, que apresenta seu repertório de samba-reggae dos anos 70 e 80 e a axé music dos anos 90, e dos DJs Bruno Pedrosa e Cyro Novello. No dia seguinte, o grupo de forró Vulcão Erupçado, Roberta Espinosa Arraiá Tropical Nova e os DJs Pedrosa e Novello encerram as atividades. A festa junina recebe ainda barraquinhas de comidas típicas e food trucks. Mirante do Pasmado, Botafogo. Sábado (9) e domingo (10), 13h/22h.

Babilônia Feira Hype


Babilônia Feira Hype
Babilônia Feira Hype

Continua após a publicidade
Continua após a publicidade

A famosa feira de estreantes cariocas volta ao Downtown neste sábado (9) e domingo (10), com descontos imperdíveis de até 70%. Além das criações dos estilistas, também há novidades dos segmentos de decoração, arte e design, entre os140 expositores. O evento também vai contar com food trucks, food bikes e parquinho infantil. Das 14h às 22h. Endereço: Av. das Américas, 500 – Praça da Concórdia – Barra da Tijuca.

Mês de Férias no Via Parque

O mês de julho promete muita diversão para a criançada. O Domingo Kids chega com novidades: além das sessões de teatrinhos, o shopping oferecerá oficinas para a criançada. Neste domingo (10), às 16h, acontecerá a Gincana Pais e Filhos, com muitas brincadeiras e jogos que vão animar e divertir toda a família.

Super Atletas

Mais de trinta fotografias de algumas das estrelas brasileiras das modalidades paralímpicas serão exibidas ao lado de textos com histórias de superação que prometem inspirar os visitantes. Entre os atletas selecionados estão Alan Fonteles e Terezinha Guilhermina, do atletismo; Fernando Fernandes, da canoagem; e Ricardinho, craque do futebol de cinco. BarraShopping. Avenida das Américas. 4666, Barra da Tijuca, ☎ 3089-1051. Segunda a sábado, 10h às 22h; domingo, 13h às 21h. Até 10 de julho.

Ciência Interativa

Em cartaz desde o dia 7 de abril, a exposição “Descubra e Divirta-se” integra a programação comemorativa de 21 anos da Casa da Ciência. Entre as atrações oferecidas, o público pode conferir experimentos de ótica, além de aprender como controlar os movimentos de uma bola sem tocá-la, congelar a própria sombra, flutuar em espelhos e sentar-se em um banco de pregos sem se machucar. Casa da Ciência da UFRJ. Rua Lauro Müller, 3, Botafogo, ☎ 3938-5444. Terça a sexta, 9h/20h; sábado, domingo e feriados, 10h/20h.  Até 18 de dezembro.

A Palavra Líquida


Caio Fernando de Abreu, escritor e jornalista
Caio Fernando de Abreu, escritor e jornalista

Continua após a publicidade
Continua após a publicidade

Exposição, debates e espetáculos de música, dança e teatro celebram a obra do escritor Caio Fernando Abreu (1948-1996) na segunda edição do projeto A Palavra Líquida. Na abertura da ampla programação, na segunda (6), às 15h, serão exibidos o curta História de Borboletas e o longa Onde Andará Dulce Veiga?, inspirados nos textos de Abreu. Sesc Copacabana. Rua Domingos Ferreira, 160, Copacabana, ☎ 2548-1088. Grátis. A partir de segunda (6), 15h. Até 7 de agosto.

As três irmãs


as tres irmãs
as tres irmãs

Continua após a publicidade
Continua após a publicidade

Há três anos emocionando cariocas e turistas na Cidade Maravilhosa, a clássica peça “As três irmãs”, do dramaturgo russo Anton Tchekhov, volta ao jardim do Casarão Austregésilo de Athayde, no Cosme Velho, a partir sábado (4) de junho, para apresentações aos sábados e domingos, até 24 de julho, sempre às 16h.

Goia Mujalli

Depois de uma temporada europeia, a artista plástica carioca retorna à cidade com a mostra individual Resíduos de um Ritmo. Ela exibe sete telas, de tamanhos variados, produzidas com materiais diversos, que pretendem imprimir certa ambiguidade na visão do espectador. Galeria Marcus Soska. Rua Siqueira Campos, 143, sala 218, Copacabana (Shopping dos Antiquários), ☎ 2255-4520. Segunda a sexta, 10h às 19h. Grátis.

Masao Yamamoto


Masao Yamamoto
Masao Yamamoto

Continua após a publicidade
Continua após a publicidade

Em sua primeira individual no Rio, o artista japonês exibe três séries fotográficas: A Box of Ku, Nakazora e Kawa=Flow, com obras produzidas desde 1990. Ainda são apresentadas cinco caixas-poema que possuem fotografias e um haicai no interior. Galeria Marcelo Guarnieri. Rua Teixeira de Melo, 31, lojas C e D, Ipanema, ☎ 2523-6157. Segunda a sexta, 11h às 18h; sábado, 11h às 15h. Até 23 de julho.

Vânia Mignone


Vânia Mignone
Vânia Mignone

Continua após a publicidade
Continua após a publicidade

A terceira exposição individual da artista paulistana exibe 28 trabalhos em duas séries: uma em papel e outra de pintura e colagem sobre MDF. Galeria Mercedes Viegas. Rua João Borges, 86, Gávea, ☎ 2294-4305. Segunda a sexta, 11h às 19h; sábado, 15h às 19h. Grátis. Abertura prometida para quarta (15). Até 16 de julho.

Ellas by Massena


Ellas by Massena
Ellas by Massena

Continua após a publicidade
Continua após a publicidade

O projeto de alma feminina apresenta desenhos feitos pelo brasileiro Andy Massena, baseados em uma enquete instigante espalhada por ele nas redes sociais: Massena perguntou às mulheres: “Qual a sua beleza?”. Ele recebeu 100 respostas, acompanhadas (segundo recomendação do artista) por retratos das remetentes nuas, inspiração para as ilustrações reunidas na mostra. FM Hall Estúdio (Bossa Nova Mall). Avenida Almirante Silvio de Noronha, 365, Centro, ☎ 2303-7200. Segunda a domingo, 10h às 22h. Até o dia 17 de julho.

Coletivo Um Quatro Oito


Coletivo Um Quatro Oito
Coletivo Um Quatro Oito

Continua após a publicidade
Continua após a publicidade

Aline Costa Miguel, Bruno Debize, Heloisa Ferreira, Leonardo Stuckert e Raphael W. Carvalho, artistas cariocas, apresentam 25 obras. Na lista cabem de rostos femininos pintados sobre tecidos estampados a pinturas feitas com rolinhos de espuma, além de ilustrações baseadas em quadrinhos e desenhos. Idélli. Rua Mena Barreto, 120, Botafogo, ☎ 2135-4430. Segunda a sexta, 9h às 20h; sábado 9h às 15h. Grátis. Até 16 de setembro.

Rio Galeria

O RIOgaleão – Aeroporto Internacional Tom Jobim recebe o projeto “Rio Galeria”. A iniciativa reúne artistas que usam resíduos de construções do aeroporto para criar obras de arte. Até o dia 23 de julho, essas peças estarão expostas no Píer Sul – extensão do terminal 2 com mais de 100 mil m² e 26 novas pontes de embarque –, e parte do valor arrecadado será revertido para a comunidade da Maré.  As peças ficarão expostas todos os dias, das 13h às 22h.

Abstrações Caligráficas


Abstrações Caligráficas
Abstrações Caligráficas

Continua após a publicidade
Continua após a publicidade

Em plena era digital, o artista plástico Marcio Goldweig resgata em suas obras a beleza das formas caligráficas. Acrílicas sobre tela e xilogravuras compõem a exposição, uma espécie de desafio aos dias de hoje, em que grande parte das formas de comunicação se dá através de mensagens on-line. Centro Cultural da Justiça Federal. Avenida Rio Branco, 241, Centro, ☎ 3261-2550. Terça a domingo, 12h às 19h. Grátis. Até 24 de julho.

Gabriela Machado

Gabriela Machado

Gabriela Machado

Continua após a publicidade

Continua após a publicidade
Continua após a publicidade

Conhecida por seus trabalhos de grandes dimensões, em cores fortes, “atiradas” com vigor sobre a tela, Gabriela Machado leva a dois endereços da cidade outro tipo de produção. No Museu de Arte Moderna, estão em cartaz peças inéditas de porcelana. Na Mul.ti.plo Espaço Arte, no Leblon, ela inaugura, na terça (24), uma individual com vinte monotipias. Também expostas ao público pela primeira vez, essas obras, todas sem título, realizadas em 2011, fazem parte da série Cactus, desenvolvida durante uma residência artística nos Estados Unidos, e exibem o colorido marcante de outros trabalhos da autora. Completam o acervo selecionado um díptico e dois polípticos, todos elaborados no chão: Gabriela não gosta dos tradicionais cavaletes. “Parece que aquele espaço branco de frente para mim, antes de ser preenchido, necessita de uma hierarquia. No chão, eu simplesmente o ataco”, conta. A artista tem criações em importantes coleções brasileiras, como as de Gilberto Chateaubriand, José Mindlin, George Kornis, João Carlos Figueiredo Ferraz, Charles Cosac e a Fundação Castro Maya. Mul.ti.plo Espaço Arte. Rua Dias Ferreira, 417, sala 206, Leblon, ☎ 2259-1952. Segunda a sexta, 10h às 18h30; sábado, 10h às 14h. Grátis. Até 16 de julho. 

Três Pontos


Expo Três Pontos 3 - Credito Marcela Dias
Expo Três Pontos 3 – Credito Marcela Dias

Continua após a publicidade
Continua após a publicidade

Inspirada pelo estilo low key, em que são priorizados os tons escuros e a pouca iluminação, a fotógrafa Marcela Dias registrou imagens de 123 pessoas anônimas, sem nenhuma experiência anterior como modelos. Imperator — Centro Cultural João Nogueira. Rua Dias da Cruz, 170, Méier, ☎ 2597-3897. Segunda a sexta, 13h às 22h; sábado e domingos, 10h às 22h. Até 10 de julho.

A Casa do Paraíso

Em sua terceira exposição no Rio, Ulf Lindell, nascido na Suécia, apresenta obras em técnica mista sobre alumínio. A mostra está dividida em duas partes: A Casa do Paraíso, que dá título à exposição, e A Noiva Intocável, série de monotipias vistas a partir da perspectiva de um gato. Centro de Arte Maria Teresa Vieira. Rua da Carioca, 85, Centro. Terça a sexta, 13h às 19h. Sábado, mediante agendamento, Tel: 2533-8438. Grátis. Abertura prometida para quinta (5). Até o dia 25.

Kamado


Kamado
Kamado

Continua após a publicidade
Continua após a publicidade

O nome da mostra significa, em japonês, forno alimentado por carvão ou local em que se faz comida. Trata-se do novo trabalho do fotógrafo Julio Bittencourt, fruto de um mês de expedição por uma ilha abandonada no Japão. A partir do registro de objetos e cenários esquecidos, Bittencourt buscou evocar histórias e memórias locais. A série dá continuidade a trabalhos consagrados do fotógrafo, como Numa Janela do Edifício Prestes Maia, 911. No entanto, diferentemente dos outros trabalhos, em Kamado ele encara a falta de personagens reais como um processo natural. Galeria da Gávea. Rua Marquês de São Vicente, 431, loja A, Gávea, Tel: 2274-5200. Segunda a sexta, das 11h às 19h. Grátis. Visitas devem ser agendadas.

Modernidades Fotográficas, 1940-1964

Modernidades Fotográficas

Modernidades Fotográficas

Continua após a publicidade

Continua após a publicidade
Continua após a publicidade

Depois de estrear em Berlim, em 2013, e passar por Lisboa, Paris e Madri, a mostra chega ao Instituto Moreira Salles. São 160 trabalhos de profissionais que inauguraram a modernidade no campo da fotografia no país. As imagens, sensacionais e muito bem dispostas na galeria onde estão à mostra, vão do fotojornalismo de José Medeiros (1921-1990) ao modernismo de Marcel Gautherot (1910-1996), passando pela abstração de Thomaz Farkas (1924-2011) e a fotografia industrial de Hans Gunter Flieg. Até 26 de fevereiro de 2017. Instituto Moreira Salles. Rua Marquês de São Vicente, 476, Gávea, ☎ 3284-7400. →Terça a domingo, 11h às 20h.

Meditação na Praia do Flamengo

O monge Luís Carlos de Mello, do movimento religioso Happy Science (Ciência da Felicidade), faz uma sessão de meditação que dura em média 45 minutos. Mello faz uso de métodos de relaxamento e energização para introduzir os participantes a temas como espiritualização, fortalecimento da mente, controle dos pensamentos, alívio nas doenças, obtenção de curas, conexão e harmonia com universo, busca do ‘eu’ interior, entre outros.Praia do Flamengo, entre os postos 2 e 3. Todos os domingos, 11h. 

 

Publicidade