Continua após publicidade

Coletiva no MAM Rio exalta produção de artistas invisibilizados

Em parceria com outras duas instituições, A Memória É uma Invenção reflete sobre o que é patrimônio cultural. Fachada do prédio recebe instalação

Por Marcela Capobianco
Atualizado em 17 set 2021, 10h22 - Publicado em 17 set 2021, 06h00
Abdias do Nascimento -
Abdias do Nascimento: artista foi um dos principais ativistas políticos dos direitos civis e humanos da população negra no Brasil (Fabio Souza/MAM Rio/Divulgação)

Em mais um passo do Museu de Arte Moderna do Rio rumo à diversidade estética e de pensamentos, a exposição A Memória É uma Invenção reflete sobre o que é patrimônio cultural.

Com curadoria de Beatriz Lemos, Keyna Eleison e Pablo Lafuente, a mostra reúne cerca de 300 obras do acervo do MAM Rio, do Museu de Arte Negra/Ipeafro e do Acervo da Laje, de Salvador.

A ideia dos curadores é tratar, principalmente, de invisibilidade, presenças e ausências, bem como do apagamento de artistas periféricos, negros e indígenas.

Há pinturas, esculturas, gravuras e fotografias de Abdias do Nascimento (foto), Heitor dos Prazeres, Anita Malfatti e Maria Leontina, entre outros artistas.

Continua após a publicidade

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

A fachada do museu exibe ainda, até o fim de novembro, a instalação Vulcão, da artista paulistana Carmela Gross. Feita com fitas de LED amarelas e vermelhas, a obra tem 4,5 metros de altura por 6,3 metros de comprimento e pode ser vista de longe.

Avenida Infante Dom Henrique, 85, Aterro do Flamengo. Qui. e sex., 13h/18h. Sáb., dom. e fer., 10h/18h. Grátis. https://www.mam.rio. Até 9 de janeiro.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Tudo o que a cidade maravilhosa tem para te
oferecer.
Receba VEJA e VEJA RIO impressas e tenha acesso digital a todos os títulos Abril.
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.