Castelinho do Flamengo reabre com exposição de Maxwell Alexandre
Espaço cultural da prefeitura, em prédio tombado, estava fechado desde 2024; reinauguração será parcial, com finalização das obras prevista para 2025

Fechado desde 2020, o Centro Cultural Municipal Oduvaldo Vianna Filho, conhecido como Castelinho do Flamengo, reabre parcialmente neste sábado (21), às 16h. Será inaugurada no térreo do espaço a Galeria Angelo Venosa, batizada em homenagem a um dos grandes nomes da chamada Geração 80.
A primeira mostra a aportar por lá é Clube: Pinturas de Berço, de Maxwell Alexandre, um dos destaques na cena atual das artes visuais brasileiras, com 16 telas inéditas da nova série do artista. Assim, o espaço se estabelece como o Pavilhão Maxwell Alexandre 4, dando continuidade ao projeto de galeria itinerante do artista. A abertura terá trilha sonora do DJ Kohama, com ritmos brasileiros.
+ Ainda dá tempo! Festas de Réveillon no Rio têm Anitta, Ludmilla e Ferrugem
Nessa nova fase de seu trabalho, diferentemente do que fez até então, o pintor passou a retratar pessoas brancas, inspirado na sua experiência como sócio do Clube de Regatas Flamengo, na Gávea, e frequentador de suas piscinas. As primeiras obras desta série foram apresentadas no Museu Histórico da Cidade, na Gávea, que abriu o Pavilhão Maxwell Alexandre 3.
Essa é a primeira fase da revitalização do local pela Prefeitura, por meio do Programa Cultura do Amanhã, da Secretaria Municipal de Cultura (SMC). O imóvel, que é tombado pelo Instituto Rio Patrimônio da Humanidade, seguirá em reforma, com previsão de reabertura integral em agosto de 2025.
De estilo eclético, o Castelinho foi projetado pelo arquiteto italiano Gino Copede e executado pelo arquiteto brasileiro Francisco dos Santos, entre 1916 e 1918. O nome do centro cultural é uma homenagem ao dramaturgo, ator e diretor de TV Oduvaldo Vianna Filho, o Vianinha.
Centro Cultural Oduvaldo Vianna Filho. Praia do Flamengo, 158. Abertura: Sáb. (21), 16h. Funcionamento: Ter. a sáb., 10h/18h. Grátis.