Clique e assine por apenas 3,90/mês

Casas de festas infantis apostam em atividades lúdicas

Espaços oferecem cardápios mais saudáveis, oficinas de jardinagem e até banhos de mangueira

Por Redação VEJA RIO - Atualizado em 2 jun 2017, 12h10 - Publicado em 8 abr 2016, 21h39

+ Veja quais as melhores atrações infantis em cartaz

Recorrentes no calendário de pais com filhos pequenos, as festas infantis têm mudado de perfil. Com uma pegada mais lúdica e deixando a tecnologia de lado, as casas de festas voltadas para a criançada trazem à tona um tom nostálgico. Para conquistar quem está fugindo dos brinquedos high tech, os espaços oferecem um clima de casa no interior, em que o que não falta é o contato com a natureza. Se antes os videogames faziam sucesso entre as crianças, agora, a aposta é em aulas de corte e costura, oficinas de jardinagem e, nos dias mais quentes, até banho de mangueira.

+ Nutricionistas dão dicas para deixar a lancheira mais saudável

Outra coisa que muda é o cardápio. Opções mais saudáveis como canjica e caldinho (abóbora, batata baroa, tomate e ervilha) substituem quitutes como os salgados fritos. Do alto falante saem de cena canções que estão na moda, como as de Anitta, e entram músicas de criança. Confira abaixo a seleção de VEJA RIO com casas de festas infantis à moda antiga:

+ Evento no Itanhangá reúne arte, comida orgânica e sustentabilidade

Bichinho do Mato

Bichinho do Mato
Bichinho do Mato

Com o intuito de desenvolver a autonomia e despertar a motivação nos pequenos, eles oferecem oficinas de reciclagem, sustentabilidade, cultura popular brasileira e reaproveitamento. Existe também uma horta, em que os pequenos aprendem a plantar. Além disso, a garotada tem ainda aula de dança e cantos folclóricos, passeio a cavalo e trilha para observar flores e insetos.

Estrada do sacarão 865, Vargem Grande. Telefone: 3417-0799.

 

Espaço Aldeia

Espaço Aldeia
Espaço Aldeia

Com brinquedos feitos de madeira de reflorestamento, o espaço tem como objetivo ensinar às crianças o valor da natureza  em oficinas de reciclagem e arco e flecha. No cardápio, tapioca, canjica e caldinho (abóbora, batata baroa, tomate e ervilha) entram em cena. Banho de mangueira, dinâmica com instrumentos musicais reciclados e aula de confecção de biscoitos integram a programação.

Estrada do Joá, 3531, Barra da Tijuca. Telefone: 2493 2377.

 

Goiabeira Coisa & Tal

Centro Cultural Goiabeira Coisa & Tal
Centro Cultural Goiabeira Coisa & Tal

Idealizado pela empresária Roberta Niemeyer, o espaço existe desde outubro de 2013 e está aberto a crianças a partir dos 6 meses, todos os dias da semana, das 8h às 18h. O lugar oferece uma mini-fazendinha com coelhos, patos, jabutis, galinhas d’angola, pássaros exóticos, carpas, porquinhos da índia. Além de feirinha do lavradio, viveiro de pássaros, deck para adultos, atelier de artes, esconderijo, prainha, campinho de circuito, futebol e tirolesa. Aulas de vivências em arte-ecologia; ecologia ambiental e ecologia do ser, teatro, capoeira, dança criativa, esportes radicais, música, culinária, entre muitas outras formas de expressão da arte e do corpo integram o programão.

Rua Professor Alberto Milward, 100, Barra da Tijuca. Telefone: 3419-4697. 

Continua após a publicidade

 

Jardim Secreto 

Jardim Secreto
Jardim Secreto

Além de não ter em seu buffet comidinhas com corantes, as frituras também ficam de fora do cardápio do Jardim Secreto. Em vez disso, as crianças brincam na horta e saem do lugar com sementes de frutas para plantar em casa.

Rua Jaime Silvado, 20 , São Conrado. Telefone: 3217-6407.

 

Na Moitta

Na Moitta
Na Moitta

Entre as atrações, a criançada pode se divertir com oficinas de marcenaria, jardinagem, costura e narração de histórias.

Estrada da Barra da Tijuca, 1636, cobertura E. Telefone: 2493-8163.

 

Pitangueira Pitangueira

Pitanga Pitangueira
Pitanga Pitangueira

Entre as brincadeiras, o público infantil poderá curtir cabos de guerra e participar de oficinas circenses e de gastronomia, banhos de mangueira, cultivo de hortas e tanque de areia. O espaço é comandado pela pedagoga Paula Pitangueira e nele não há jogos eletrônicos. 

Rua Paulino Fernandes, 36, Botafogo. Telefone: 2539-2032.

 

Quintal

Com um buffet variado – mas que privilegia as opções saudáveis, o espaço aposta na sustentabilidade. Durante as festinhas as crianças participam de um piquenique.

Rua Arnaldo Quintela, 58, Botafogo. Telefone: 2275-5312.

Continua após a publicidade
Publicidade