Cacaso 80 anos: antologia de poesia, disco e podcast celebram o poeta
Série de atividades culturais marcam o aniversário de uma figura singular da cultura brasileira, que faleceu precocemente em 1987
Mineiro de Uberaba, que viu pela primeira vez o mar aos 11 anos de idade e adotou o Rio como cidade para viver, o professor, poeta, crítico e compositor Cacaso, falecido em 1987, teria completado 80 anos nesta quarta, dia 13 de março. Uma série de atividades culturais marcam o aniversário de uma figura importante que teve a carreira interrompida de forma precoce, aos 43 anos, vítima de um infarto.
+ Tempo de clássicos: OSB convida Hamilton de Holanda e Opes celebra maestro
Poeta e teórico do movimento conhecido como poesia marginal, nos anos 1970, e autor de letras de mais de 200 canções gravadas por parceiros como Djavan, Edu Lobo, Francis Hime, Claudio Nucci, João Donato e Tom Jobim, Cacaso terá sua Poesia Completa lançada em livro pela editora Companhia das Letras, em evento na segunda (18), às 19h, na Livraria da Travessa de Botafogo (Rua Voluntários da Pátria, 97). Diversos amigos e parceiros farão leituras de poemas, como Chacal, Geraldo Carneiro, Joyce e Heloísa Teixeira.
Também está no ar um programa sobre Cacaso em dois episódios recheados de música e informações, do pesquisador Otavio Filho, na Rádio Batuta, do Instituto Moreira Salles (IMS), e acaba de ser lançado nas plataformas musicais, como o Spotify, o disco Cacaso 80 Anos, produzido pelo jornalista Renato Vieira. São 12 canções, com direito a uma parceria inédita com Joyce Moreno, cantada pela própria, e grandes momentos como Ney Matogrosso interpretando Lambada de Serpente, composição de Djavan e Cacaso já gravada por diversos artistas.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
Ainda sobre a figura que vinha construindo carreira com braços em cinema e teatro, além de críticas literárias e colunas publicadas em veículos como a revista Veja e a Folha de S. Paulo, está disponível em streaming o documentário Cacaso na Corda Bamba, de José Joaquim Salles e PH Souza. O filme pode ser assistido em plataformas como Curta!On, ClaroTV+ e Prime Video.