Bastidores do Carnaval em exposição e outras mostras novas na cidade

Semana ainda tem as inaugurações de Rodrigo de Castro: Entre Formas e Cores e das coletivas Sem Barreiras e Poesia da Inspiração, entre outras

Por Kamille Viola
Atualizado em 8 ago 2023, 11h03 - Publicado em 7 ago 2023, 16h29
Foto em preto e branco de um homem com fantasia de carnaval quye lembra um clown, com detalhes em vermelho e em branco sobre a foto
O Carnaval que Ninguém Vê: momentos e detalhes do desfile e seus bastidores estão em exposição no Palácio Tiradentes (Riccardo Giovanni/Reprodução)
Continua após publicidade

O Carnaval que Ninguém Vê: O Encanto da Arte Fotográfica na Marquês de Sapucaí

Desenvolvida ao longo de oito anos pelo fotógrafo Riccardo Giovanni, a mostra captura momentos e detalhes do desfile de Carnaval e seus bastidores, utilizando a técnica de interpretação monocromática, onde o artista explora os conceitos do hiper-realismo, tridimensionalidade e textura. Os trabalhos são impressos em painéis de tecido de grandes dimensões. 

Palácio Tiradentes. Avenida Presidente Antônio Carlos, s/nº, Centro. Seg. a sex., 10h/17h. Grátis. De 8 a 31 de agosto.

A Forma da Cor

A mostra reúne uma série de pinturas e esculturas da produção atual de Christian Machado, com uma pesquisa que se aprofunda nas possibilidades pictóricas da cor como forma, a partir do movimento contínuo das pinceladas e a composição de uma paleta com cores contrastadas. As esculturas da exposição se conectam com as pinturas através uma “rede” de fios interligados, formando uma instalação única. As esculturas são estruturadas com madeiras coletadas nas lagoas da região e ferro, e têm formas que remetem a embarcações.

Espaço Itanhangá. Estrada da Barra da Tijuca, 1636. Abertura: Qui. (10), 19h. Visitação: Ter. a sex., 14/19h. Sáb. e dom., 9h/12h. Grátis.

Continua após a publicidade

Poesia da Inspiração

Com curadoria de Edson Cardoso, a coletiva reflete sobre a natureza da inspiração e a criação, reunindo trabalhos de 37 artistas. Obras dos brasileiros Antonia Philippsen, Daniele Bloris, Henrique Hammler e Rosa de Jesus (in memoriam), entre outros, além do holandês Adriano Antoine e da argentina Paula Loraine, estão entre as criações expostas na mostra.

Ava Galleria. Fábrica Bhering. Rua Orestes, 28, Santo Cristo. Grátis. Sáb. (12), 15h. Qua. a sáb., 10h/18h. De 12 de agosto 12 de novembro.

Rodrigo de Castro: Entre Formas e Cores

Filho de Amílcar de Castro, o artista realiza individual sob a curadoria de Vanda Klabin. Conhecido pelas pinceladas precisas que exploram o campo cromático com linhas geométricas, Rodrigo de Castro se permitiu transitar, pela primeira vez em sua carreira, entre o plano e a tridimensionalidade. Pela primeira vez, ele apresenta esculturas, feitas em aço com pintura automotiva. Outra novidade são as pinturas, de grandes e médios formatos, pretas, já que a sua trajetória é marcada pelo uso de cores.

Continua após a publicidade

Galeria Patricia Costa. Avenida Atlântica, 4.240, lojas 224 e 225, Copacabana. Abertura: Ter. (8), 17h/21h. Visitação: Seg. a sex., 11h/19h. Sáb., 11h/17h. Grátis. De 9 de agosto a 9 de setembro.

Sem Barreiras

Recém-reaberta, a galeria inaugura sua segunda mostra depois de um hiato de três anos. Sem Barreiras reúne 16 artistas, que, juntos, apresentarão obras empregando diferentes suportes, estilos, técnicas e materiais. Entre os participantes, estão o belga Alessandro Caròla, com um painel em azulejos empregando a técnica tradicional de pintura usada no século XVII em Portugal.

Galeria Paulo Branquinho. Rua Morais e Vale, 8, térreo, Lapa. Abertura: Sáb. (12), 14h. Visitação: Ter. a sex., das 14h/19h. Grátis. De 15 de agosto a 2 de setembro.

Continua após a publicidade

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do RJ

A partir de 35,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.