Bastidores do Carnaval em exposição e outras mostras novas na cidade
Semana ainda tem as inaugurações de Rodrigo de Castro: Entre Formas e Cores e das coletivas Sem Barreiras e Poesia da Inspiração, entre outras

O Carnaval que Ninguém Vê: O Encanto da Arte Fotográfica na Marquês de Sapucaí
Desenvolvida ao longo de oito anos pelo fotógrafo Riccardo Giovanni, a mostra captura momentos e detalhes do desfile de Carnaval e seus bastidores, utilizando a técnica de interpretação monocromática, onde o artista explora os conceitos do hiper-realismo, tridimensionalidade e textura. Os trabalhos são impressos em painéis de tecido de grandes dimensões.
Palácio Tiradentes. Avenida Presidente Antônio Carlos, s/nº, Centro. Seg. a sex., 10h/17h. Grátis. De 8 a 31 de agosto.
A Forma da Cor
A mostra reúne uma série de pinturas e esculturas da produção atual de Christian Machado, com uma pesquisa que se aprofunda nas possibilidades pictóricas da cor como forma, a partir do movimento contínuo das pinceladas e a composição de uma paleta com cores contrastadas. As esculturas da exposição se conectam com as pinturas através uma “rede” de fios interligados, formando uma instalação única. As esculturas são estruturadas com madeiras coletadas nas lagoas da região e ferro, e têm formas que remetem a embarcações.
Espaço Itanhangá. Estrada da Barra da Tijuca, 1636. Abertura: Qui. (10), 19h. Visitação: Ter. a sex., 14/19h. Sáb. e dom., 9h/12h. Grátis.
Poesia da Inspiração
Com curadoria de Edson Cardoso, a coletiva reflete sobre a natureza da inspiração e a criação, reunindo trabalhos de 37 artistas. Obras dos brasileiros Antonia Philippsen, Daniele Bloris, Henrique Hammler e Rosa de Jesus (in memoriam), entre outros, além do holandês Adriano Antoine e da argentina Paula Loraine, estão entre as criações expostas na mostra.
Ava Galleria. Fábrica Bhering. Rua Orestes, 28, Santo Cristo. Grátis. Sáb. (12), 15h. Qua. a sáb., 10h/18h. De 12 de agosto 12 de novembro.
Rodrigo de Castro: Entre Formas e Cores
Filho de Amílcar de Castro, o artista realiza individual sob a curadoria de Vanda Klabin. Conhecido pelas pinceladas precisas que exploram o campo cromático com linhas geométricas, Rodrigo de Castro se permitiu transitar, pela primeira vez em sua carreira, entre o plano e a tridimensionalidade. Pela primeira vez, ele apresenta esculturas, feitas em aço com pintura automotiva. Outra novidade são as pinturas, de grandes e médios formatos, pretas, já que a sua trajetória é marcada pelo uso de cores.
Galeria Patricia Costa. Avenida Atlântica, 4.240, lojas 224 e 225, Copacabana. Abertura: Ter. (8), 17h/21h. Visitação: Seg. a sex., 11h/19h. Sáb., 11h/17h. Grátis. De 9 de agosto a 9 de setembro.
Sem Barreiras
Recém-reaberta, a galeria inaugura sua segunda mostra depois de um hiato de três anos. Sem Barreiras reúne 16 artistas, que, juntos, apresentarão obras empregando diferentes suportes, estilos, técnicas e materiais. Entre os participantes, estão o belga Alessandro Caròla, com um painel em azulejos empregando a técnica tradicional de pintura usada no século XVII em Portugal.
Galeria Paulo Branquinho. Rua Morais e Vale, 8, térreo, Lapa. Abertura: Sáb. (12), 14h. Visitação: Ter. a sex., das 14h/19h. Grátis. De 15 de agosto a 2 de setembro.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui