Continua após publicidade

Ler é um barato! As atrações e debates para conferir na Bienal no feriadão

Programação traz de ídolos da literatura young adult, como K.L. Walther, a atrizes, como Claudia Abreu, passando pela escritora nacional Thalita Rebouças

Por Redação VEJA RIO Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 6 set 2023, 19h34 - Publicado em 6 set 2023, 17h14
K.L. Walther é uma mulher branca, de cabelos louros e levemente ondulados, pouco abaixo da altura do ombro. Ela usa blusa azul listrada de branco e está sorrindo na foto.
K.L. Walther: americana é autora de Uma Tempestade de Verão, sucesso no TikTok (./Divulgação)
Continua após publicidade

No feriadão, a Bienal do Livro promete repetir o sucesso do primeiro fim de semana e atrair uma multidão de gente. Os últimos dias da edição de quarenta anos da festa literária trazem uma série de atrações, com destaque para os ídolos da literatura young adult, como K.L. Walther, Lynn Painter e Jenna Evans Welch, devem ficar entre as atrações mais concorridas.

Mas o evento reúne ainda influenciadores, autores infantis, atores e autores dos mais diversos estilos, Entre eles o apresentador Manoel Soares, o historiador Luiz Antonio Simas, a escritora Thalita Rebouças, sucesso entre adolescentes e a atriz Claudia Abreu.

+ Feriado terá Junta Local no CCBB, Veg Borá na Lapa e Faz Girar no Catete

Nesta quarta (6), às 18h, o espaço Estação Plural recebe a mesa Conexões Virtuais: Como a Comunidade Gamer Une Mundos, onde haverá uma discussão sobre uma das linguagens mais populares entre os jovens hoje, com os gamers Marychii, Coelho no Japão, Pedro Savino, fundador do Orube Game Studio, e a streamer Mariza Scheid.

ÀS 19h, na Palavra-Chave, a influenciadora Nath Finanças fala sobre educação financeira com dicas acessíveis e de forma divertida na mesa Dinheiro é Coisa Séria, com mediação da roteirista e influenciadora Nathalia Rodrigues.

Compartilhe essa matéria via:

Às 19h, também na Palavra-Chave, o bate-papo Uma Nova Independência olha para a história do Brasil que não está nos livros, reunindo o jornalista e escritor Laurentino Gomes, a historiadora e escritora Ynaê Lopes dos Santos e o jornalista Tiago Rogero, idealizador do podcast Projeto Querino.

Continua após a publicidade

Quinta (7), às 11h, Thalita Rebouças, Mayra Sigwalt, Jim Anotsu e Iris Figueiredo participam da conversa Com Outros Olhos sobre leitura de sensibilidade, um recurso adotado pelas editoras nos últimos anos para evitar a reprodução de preconceito e discriminação na abordagem de temas contemporâneos da sociedade.

+ Arte independente: artistas farão cortejo da Cinelândia à Praça Tiradentes

Nesta sexta (8), às 13h, no Palavra-Chave, Babi Dewet, Ray Tavares, Nathália Sodré e Sofia Soter falam na mesa Fanfics: Da Inspiração à Publicação, sobre os limites dos direitos autorais na publicação das narrativas ficcionais escrita por fãs de alguma obra e de que forma essas narrativas estão ganhando o mundo.

Às 12h, o debate Na Rua A Gente Se Encontra reúne a arquiteta, urbanista e escritora Joice Berth, o escritor e professor Pedro Machado, a jornalista Ana Paula Araújo e o escritor Vitor Almeida, da págima Suburbano da Depressão. Entre os temas, estão reflexões sobre como a cidade pode ser mais acolhedora com seus habitantes.

+ Com Maria Rita e Natiruts, agenda musical do feriado vai do samba ao reggae

Continua após a publicidade

Às 14h, no Café Literário, a mesa Rádio Novelo e A Arte de Contar Histórias reúne Paula Scarpin, Flora Thomson-Deveaux, Évelin Argenta e Júlia Matos, da conhecida produtora de podcasts, que irão falar dos bastidores do projeto Collor vs. Collor e contam uma história, aos moldes do podcast Rádio Novelo Apresenta.

Às 15h, a mesa Nas Estrelas e Nas Cartas reúne, no espaço Palavra-Chave, influenciadores da espiritualidade e afins: Andre Mantovanni, Vítor Di Castro e Brona Paludo (Madama Brona) participam da conversa, com mediação de Maína Mello.

+ Pra bombar: festas do feriadão vão de feijoada com samba a funk retrô

O Café Literário recebe o debate Quem Tem Medo de Você, IA?, às 16h, sobre um dos temas mais comentados do momento. Participam a cientista da computação Nina da Hora, o fotógrafo e artista visual Pedro Garcia, o jornalista Bruno Natal, a pesquisadora Dora Kaufman e pesquisadora e professora universitária Adriane Figueirola Buarque de Holanda.

Já a conversa Play9: Como Escolhemos Contar Histórias? acontece às 17h no Palavra-Chave e traz os influenciadores Fábio Cruz (Fabão) e Mariana Mortani, o ator e diretor Rodrigo França, e os criadores de conteúdo Joyce Muler e Franklin Medrado, convidados pela famosa produtora sobre como disseminar narrativas na internet.

Continua após a publicidade

+ Grátis: chega ao Rio a mostra Êxodos, com fotografias de Sebastião Salgado

Às 18h, no Café Literário, o historiador Luiz Antonio Simas comanda a segunda edição do Sextou Com Simas, em que recebe o escritor Luiz Rufino, a chef Luiza Souza e o carnavalesco Leandro Vieira para uma conversa sobre a festa e a alegria.

Às 19h, na Palavra-Chave, Andrea Pachá, Juliana Leite, Bianca Ramoneda e Kika Gama Lobo participam da Conversa Entre Gerações, com um debate sobre os estereótipos negativos associados ao envelhecimento e a celebração da diversidade de experiências que moldam nossa história.

+ Grátis: chega ao Rio a mostra Êxodos, com fotografias de Sebastião Salgado

Sábado (9), às 11h a mesa Mais Que Autor reúne quatro escritores falando sobre suas experiências em outras áreas da produção do livro, e como esse envolvimento no mercado editorial pode influenciar sua obra: Ilustralu, Vitor Martins, Stefano Volp e Cínthia Zagatto.

Continua após a publicidade

Já às 12h, o espaço Infantil recebe o apresentador e repórter Manoel Soares, autor dos livros Para Meu Amigo Branco, que fala sobre a responsabilidade das pessoas brancas na luta contra o racismo e deu origem a uma peça de teatro, e A Luta de Denis, baseado na vida do autor, com ilustrações de Paulo Daniel Santos. 

+ Marcado para outubro, Festival do Rio anuncia filmes da Première Brasil

Também às 12h, o influenciador Pedro Pacífico grava ao vivo um episódio de seu podcast Daria Um Livro, com a participação de Gabriela Prioli, no Café Literário.

Às 13h, no Palavra-Chave, o americano Blake Crouch, autor de ficção científica, participa de conversa com a atriz Alice Braga sobre suas obras, seu novo lançamento e a adaptação de seu best-seller Matéria Escura (ed. Intrínseca).

+ Como garantir ingressos para festival de música com Bethânia e Criolo

Continua após a publicidade

Às 14h é a vez do debate Inventar Futuros, no Café Literário. Os autores Bruno Ribeiro, Natalia Borges Polesso, Ale Santos, Taiasmin Ohnmacht e Marcelo Ferroni falam os diferentes futuros que eles retratam em suas obras e as possibilidades de imaginar novos caminhos.

Jenna Evans Welch participa, às 15h, do Entra na Roda, no Palavra-Chave, respondendo às perguntas de quatro entrevistadores: Bia Crespo, Clara Savelli e Renato Ritto. Ela ficou conhecida pelo best-seller Amor & Gelato (2016), publicado em cerca de 20 países e adaptado em 2022 pela Netflix, e vem ao evento promover o recente Feitiço Para Coisas Perdidas (ed. Intrínseca).

+ Marque na agenda: Marina da Glória recebe festival de jazz com Seu Jorge

Também às 15h, no Estação Plural, o produtor cinematográfico Rodrigo Teixeira, a escritora e roteirista Ana Paula Maia, o jornalista Xico Sá, a cientista social Clélia Bessa, a escritora Manuela Dias e a atriz Marjorie Estiano participam do Páginas na Tela, com uma conversa sobre os diferentes meios para se contar histórias. 

Às 16h, no Café Literário, a atriz Claudia Abreu participa do Páginas no Palco sobre Virgina Woolf. A atriz irá ler trechos de seu espetáculo solo Virginia: Um Inventário Íntimo, além de conversar com Bianca Ramoneda.

+ Os principais destaques da Oktoberfest, que invade Petrópolis no feriadão

Dia às 17h, na arena Palavra-Chave, o casal Rachael Lippincott e Alyson Derrick participa da mesa Escrever (Com) Seu Amor falando do livro que fez em conjunto, Ela Fica Com a Garota (ed. Art), com mediação da escritora Clara Alves, uma das curadoras da Bienal.

Às 18h, a proposta no Café Literário é dar uma pausa, com uma meditação guiada pela Monja Coen Roshi. Em seguida, ela conversa com a jornalista Helena Galante sobre a importância do cuidado em tempos frenéticos como o nosso.

+ Bienal para baixinhos: 12 autores infantis para encontrar na feira literária

Às 19h, na Palavra-Chave, os escritores Pedro Rhuas, Clara Alves e Vinicius Grossos participam do  painel Livros & Música & Festa com o cantor e influenciador Luca Guadagnini. No mesmo dia, às 12h, Pedro, Clara e Vinicius irão autografar livros na Praça de Autógrafos, às 12h30, com retirada de senhas uma hora antes.

No domingo (10), último dia de evento, a arena Palavra-Chave apresenta a mesa O Mundo É Uma Grande Aventura, Iberê Thenório e Mariana Fulfaro, do canal Manual do Mundo, e Gabriel Dearo e Manu Digilio, da série Aventuras de Mike. A mediação é de Carolina Sanches, uma das curadoras do espaço Infantil da Bienal do Livro.

+ Cidade das Artes recebe projeto itinerante com shows e espetáculos teatrais

Dois fenômenos do TikTok, K.L. Walther (autora do best-seller Uma Tempestade de Verão, ed. Rocco) e Lynn Painter (de Melhor Do Que Nos Filmes, ed. Intrínseca), mais a best-seller brasileira Paula Pimenta falam sobre suas referências na mesa O Romance é Pop, com mediação de Rafa Fustagno, no Palavra-Chave, às 13h.

O debate Diásporas e Raízes, às 14h no Café Literário, traz a escritora luso-angolana Yara Nakahanda Monteiro e a brasileira Bianca Santana, autora de livros que envolvem uma busca pela identidade, falam da importância de narrativas que resgatam o passado para mudar o presente. A mediação é da poeta Stephanie Borges, uma das curadoras da Bienal.

+ Vera Holtz, Lázaro Ramos e mais atores marcam presença na Bienal do Livro

Às 14h, a atração do espaço Infantil é Laila Zaid: conhecida por seu trabalho como atriz e pela atuação nas redes sociais, ela é também especialista em mudanças climáticas. É autora do livro infantil Manual Para Super-Heróis, O Início da Revolução Sustentável.

Às 15h, Raphael Montes, Mabê Bonafé, Carol Moreira, Ivan Mizanzuk e Isabela Moore participam da mesa Do Romance Policial ao True Crime: Por Que Os Crimes Nos Fascinam?, no Palavra-Chave.

+ Arte para todos: seis novas exposições gratuitas para conferir na cidade

Criadores do Manual do Mundo, considerado pelo Guinness World Records o maior canal de Ciência e Tecnologia em língua portuguesa, Iberê Thenório e Mari Fulfaro participam da mesa do autor no espaço Infantil, às 16h. Ao longo de 15 anos, eles publicaram mais de 1700 vídeos. São autores de livros como o Almanaque Do Manual Do Mundo Mini e O Grande Livro de Matemática do Manual do Mundo.

Às 16h, no Café Literário, os imortais da Academia Brasileira de Letras Ana Maria Machado, Antonio Carlos Secchin, Antonio Cícero e Antonio Torres participam da Ciranda Literária

+ De Itamar Vieira Junior a Valter Hugo Mãe, os escritores de sucesso na Bienal

Já às 17h, o escritor, roteirista e produtor iraniano-americano Abdi Nazemian, autor de Tipo Uma História de Amor (ed. HarperCollins Brasil) participa do Entra na Roda, no Palavra-Chave, com uma sabatina de quatro entrevistadores: Felipe Cabral, Vitor Martins e Patrick Torres.

Às 18h, o Espaço Literário recebe Macacos — Dramaturgia-Denúncia com Clayton Nascimento no Páginas no Palco, com leitura dramatizada de trechos do premiado espetáculo (que é baseado em seu livro, de mesmo nome, da editora Cobogó) e conversa com a escritora Stephanie Borges, uma das curadoras da Bienal.

+ Netflix atraca navio no Rio para divulgar nova série. Saiba como visitá-lo

Encerrando a programação principal, às 19h, na Palavra-Chave, Mel Lisboa participa da mesa Rita Lee: Uma Homenagem, sobre a cantora que ela interpretou no teatro, ao lado de Guilherme Samora, editor das autobiografias da Rainha do Rock Brasileiro, a cantora Nina Becker, que acaba de fazer tributo à artista com a Orquestra Imperial, e a cantora Silvia Machete. A mediação é de Kamille Viola, repórter de VEJA RIO.

Riocentro. Avenida Salvador Allende, 6.555, Barra. Seg. a sex., 9/21h. Sáb. e dom., 9h/22h. R$ 19,50 a R$ 39,00. Ingressos pelo Eventim. Até domingo (10).

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 49,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.