Clique e assine por apenas 7,90/mês

As exposições em cartaz no Museu Nacional de Belas Artes

Imponente centro cultural celebra 81 anos no sábado (13)

Por Renata Magalhães - Atualizado em 11 jan 2018, 12h21 - Publicado em 5 jan 2018, 14h25

 

No sábado (13), quando completa 81 anos, o Museu Nacional de Belas Artes vai receber as mostras A Reinvenção do Rio de Janeiro, sobre a história da instituição, e O Espaço da Arte, com grandes artistas do acervo local. As duas somam-se a outras quatro exposições já em cartaz. Saiba mais.

acervo MNBA/Divulgação

Festival de Esculturas do Rio.Vinte e cinco artistas assinam esculturas de variados materiais e dimensões, espalhadas pelos corredores do museu. Entre os autores estão nomes como Anish Kapoor, Iole de Freitas e Pina Bastos (foto). Trabalhos de aço, alumínio e ferro criam um efeito interessante em contato com os raios de sol que atravessam os vitrais.

Iara Venanzi/Itaú Cultural/Divulgação

Imagens Impressas: um Percurso Histórico pelas Gravuras da Coleção Itaú Cultural. A mostra passeia pela produção gráfica europeia dos séculos XV a XIX. De valor artístico inestimável, as obras são assinadas por Edouard Manet, Rembrandt e Eugène Delacroix (foto), entre outros.

Publicidade
ACERVO EBA/Divulgação

Bienal da Escola de Belas Artes/UFRJ. Inspirada pelo tema Reflexos, a exposição celebra o bicentenário da escola. Pinturas, gravuras, desenhos, colagens e esculturas sugerem discussões sobre arte e política, caso do desenho digital Enquadrados e Malfeitores (foto), de Lucas Almeida de Melo e Rustem Gomes.

HENRY MORET/Reprodução

O Colecionismo no Brasil — Eugène Boudin e os Barões de São Joaquim. Menor das mostras em cartaz, busca jogar luz sobre o papel do colecionador na construção dos acervos brasileiros por meio de telas de artistas como Boudin, Joseph Bail e Alfred Sisley.

› Avenida Rio Branco, 199, Centro. Terça a sexta, 10h às 18h; sábado e domingo, 13h às 18h. R$ 8,00 (grátis aos domingos).

Publicidade