Continua após publicidade

ArtRio tem painel gigante com peças do acervo de Ziraldo

São ilustrações, cartazes e charges do artista, morto aos 91 anos em abril deste ano; feira de arte, que vai até domingo (29) na Marina da Glória

Por Redação VEJA RIO Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 25 set 2024, 19h49 - Publicado em 25 set 2024, 18h54
ziraldo
Ziraldo: morto em abril deste ano, artista ganha homenagem na ArtRio (Instituto Ziraldo/Divulgação)
Continua após publicidade

A ArtRio, que abre para o público em geral nesta quinta (26), ocupando a Marina da Glória até domingo (29), conta com uma homenagem ao multiartista Ziraldo, morto aos 91 anos em abril deste ano. O Instituto Ziraldo montou um painel de 7,74 metros de largura por 3,83 de altura no Espaço Prio, trazendo ilustrações, cartazes e charges do artista.

A exposição tem a curadoria de Adriana Lins, sobrinha do cartunista e diretora artística do instituto, e apresenta criações de diferentes fases dos 75 anos de carreira do mineiro. O principal destaque é O Menino Maluquinho, com dez ilustrações extraídas do livro de 1980, que deu origem ao famoso personagem. 

painel-ziraldo-artrio
Painel: mostra exibirá trabalhos de diversas fases do multiartista Ziraldo na ArtRio (Prio/Divulgação)

+ Agenda de shows da semana vai de sertanejos a Eric Clapton

Ilustrações feitas por Ziraldo para trabalhos diversos, como quatro ilustrações de O Menino Castanho, livro lançado em 1994 pelo Ministério da Educação de Moçambique, e desenhos do artista para O Fazedor de Amanhecer (2001), do poeta Manoel de Barros.

Continua após a publicidade

Há uma imagem que registra a parceria de seis décadas de Ziraldo com a Feira da Providência, além de outras criadas para os livros De Fora da Arca (1996), de Ana Maria Machado; Olha O Olho da Menina (1987), de Marisa Prado, e o recém-lançado Entre Cobras e Lagartos, com texto de Guto Lins.

Compartilhe essa matéria via:

Ziraldo teve mais de oito milhões de exemplares vendidos de seus livros, entre eles clássicos como O Menino Maluquinho, Flicts, A Turma do Pererê e Supermãe. Além de escritor, atuou como cartunista, chargista, dramaturgo, roteirista e ilustrador.

A sua obra é preservada pelo Instituto Ziraldo, com sede na Lagoa, que, até agora, já catalogou cerca de 18 000 itens, entre desenhos, textos, cartazes, cartuns, charges, livros, pinturas e esboços, reunidos nos formatos físico e digital.

Continua após a publicidade

Marina da Glória. Avenida Infante Dom Henrique, s/nº. Qui. (26) a sáb. (28), 13h/21h. Dom. (29), 12h/20h. R$ 40,00 a R$ 80,00. Ingressos pelo ArtRio.

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 49,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.