Continua após publicidade

Arte e itinerância andam juntas em programação do Sesc RJ

Com a proposta de incentivar a ampliação do repertório cultural do público carioca, o Sesc RJ promove diversos eventos em novembro

Por Da Redação
Atualizado em 2 jun 2017, 11h55 - Publicado em 4 nov 2016, 16h53

O projeto Ideias e Sonoridades destaca séries musicais comencontros inéditos, pesquisas artísticas coletivas e temas que apostam na diversidade. A série Rock na Cabeça apresenta grupos emblemáticos do rock nacional, como Camisa de Vênus, Ira!, Picassos Falsos e Plebe Rude, até o dia 9 de novembro no Teatro Sesc Ginástico, no Centro.

Já no Sesc Copacabana, a série RapJazz propõe uma fusão entre grupos de rap e de jazz, com foco na produção artística contemporânea, na qual o jazz, como gênero criativo e multifacetado, se une ao discurso rítmico do rap. A programação é para todos os gostos. Dia 8 é a vez do grupo Seletores de Frequência se apresentar junto com o rapper Marechal. Dia 15, o El Miraculoso SambaJazz convida o rapper Ramonzin e, no dia 22, o Bondesom estará ao lado da rapper Tássia Reis. Para encerrar o mês, no dia 29, sobem ao palco o grupo Afrojazz e as cantoras Jesuton e Larissa Luz.

Exposições itinerantes

Outro pilar explorado pela programação do Sesc RJ são as Artes Visuais. Com a premissa de promover propostas com base na reflexão da produção contemporânea, no resgate histórico e na provocação para um pensamento crítico mais ávido referente às questões da linguagem, o Sesc RJ busca democratizar o acesso e a troca de experiências e saberes diferenciados. Uma das formas é o projeto Exposição Itinerante Acervo Sesc RJ, que contemplará parte das Unidades com uma mostra itinerante, da qual fazem parte obras dos artistas plásticos Carlos Scliar, Carybé, Fayga Ostrower, entre outros.

Continua após a publicidade

A proposta é valorizar o acervo da instituição e, ao mesmo tempo, fazer a arte e a comunicação circularem. Dessa forma, se alguém, por exemplo, não puder ver as obras em uma determinada Unidade, será possível encontrá-las em outra.

Sonhos-Ribeirinhos
Sonhos-Ribeirinhos ()

Já o projeto Experimentações Artísticas tem o objetivo de promover a reflexão sobre a prática das artes visuais, com foco nas produções contemporâneas, também com o perfil itinerante, como é o caso de Sonhos Ribeirinhos, do fotógrafo AC Junior. Trata-se de um trabalho de democratização, um incentivo à valorização das artes visuais.

Continua após a publicidade

Partiu MAR!

Para estimular o desenvolvimento do olhar artístico desde a infância, nasceu o projeto Partiu MAR!, parceria entre o Sesc RJ e o Museu de Arte do Rio (MAR), sob gestão do Instituto Odeon. A proposta é promover cursos de formação de professores e visitas gratuitas de estudantes de escolas públicas ao museu. Mais de 100 instituições de ensino já foram beneficiadas, e o número deve chegar a 178 escolas até o fim do ano.

Museu de Arte do Rio
Museu de Arte do Rio ()
Continua após a publicidade

O projeto, lançado no dia 25 de agosto, vai atender cerca de 18 400 alunos e 460 instituições até abril de 2017, garantindo o deslocamento de ônibus das turmas e o acesso gratuito às exposições em cartaz. “A parceria com o Sesc RJ permitiu que o MAR pudesse oferecer pela primeira vez o transporte entre a escola e o museu. Sabemos que essa é uma das principais dificuldades enfrentadas pelas escolas”, diz Janaína Melo, gerente de educação do MAR. Cada escola indica dois professores para a capacitação, que devem ser os mesmos a acompanhar a visita dos estudantes. Até o momento, já foram formadas quatro turmas, e outras sete estão programadas até o final do projeto. Como contrapartida, obras do acervo do MAR vão fazer parte de exposições itinerantes em diferentes Unidades do Sesc RJ ao longo de 2017.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.