AquaRio, BioParque e Corcovado têm programação para pessoas com deficiência
Público terá acesso gratuito ao BioParque e ao AquaRio desta segunda (6) até sexta (10). Espaços promovem lives e apresentações de dança
A partir desta segunda (6), três atrações turísticas do Rio — AquaRio, BioParque e Paineiras Corcovado — promovem uma semana com apresentações culturais, lives e visitas adaptadas para pessoas com deficiência (PcD).
+ Bienal do Livro 2021: a programação completa do evento até 12 de dezembro
Os PcDs poderão visitar de forma gratuita o AquaRio e o BioParque do Rio até sexta (10), mediante documento comprovação. Caso precise de um acompanhante, este terá direito à meia-entrada. Ao longo da semana, instituições que apoiam pessoas com deficiência participarão de visitas mediadas, com auxílio de objetos táteis e educadores que farão a audiodescrição dos espaços visitados e dos animais.
A programação conta com apresentações de companhias de dança no anfiteatro do BioParque do Rio e no lobby do AquaRio. Na manhã desta segunda (6), foi a vez do Ver e Não Ver, coletivo que possui pessoas com deficiência visual no elenco.
+ Filmes, exposições, DJs e debates ocupam o Estação Net Rio até 20 de dezembro
Já no próximo sábado (11), às 10h30, o BioParque receberá a Dancing Down, companhia que reúne dançarinos com Síndrome de Down, e o Conexão de Dança Studio. No domingo (12), os grupos se apresentarão no AquaRio, no mesmo horário.
A importância da inclusão social também será debatida ao longo da semana por meio de lives nas redes sociais dos parques. Nesta segunda (6), às 18h, o jornalista Marcos Lima, do perfil Histórias de cego, fala sobre a deficiência visual e conta as suas experiências em atrações turísticas. Já na quinta (9), Patrick Souza, diretor de esportes do Instituto Incluir, e Simone Guerra, do perfil Saudações inclusivas, serão os convidados para um debate sobre educação inclusiva.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
A “Semana da pessoa com deficiência em parques e atrações turísticas” é uma ação do Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas (Sindepat), que tem apoio do Grupo Cataratas — empresa gestora dos parques — com o objetivo de tornar o turismo e a educação ambiental mais acessíveis a todos. Segundo dados do IGBE, 17 milhões de pessoas possuem alguma deficiência no Brasil.
Serviço
AquaRio . Praça Muhammad Ali, Gamboa. Seg. a sex., 9h/17h; sáb. e fer., 9h/18h (com entrada no circuito até às 17h). Ingressos: www.
BioParque do Rio . Parque da Quinta da Boa Vista s/n, São Cristóvão. Todos os dias, 9h/17h (última entrada ao circuito de visitação às 16h). Ingressos: www.bioparquedorio.
Paineiras Corcovado/ Centro de Visitantes Paineiras . Estrada das Paineiras, s/n . Todos os dias, 8h/17h (encerramento de bilheteria às 16h). Ingressos: www.