Viagem insólita
Texto do ator Lázaro Ramos narra as aventuras de uma menina dentro de sua própria cabeça
Em 2002, quando estourou como protagonista do filme Madame Satã, de Karim Aïnouz, o ator Lázaro Ramos dedicou-se a outro projeto bem mais inocente: o texto de As Paparutas, espetáculo infantil encenado no Rio pela primeira vez no ano passado. Ele gostou da experiência, tanto que, em seguida, começou a escrever, também para os pequenos, o livro A Velha Sentada. Curiosamente, o ponto final e o lançamento só vieram a acontecer em 2010. Agora, a história ganha o Espaço Tom Jobim na adaptação A Menina Edith e a Velha Sentada.
Na trama, Edith (Rose Lima) tem 9 anos, mas nome e postura de gente grande. Desanimada, a menina passa longos períodos sentada diante do computador. Essa rotina leva a vizinha fofoqueira, Dona Dulce (Suzana Nascimento), a sentenciar: ?Parece uma velha sentada dentro da sua própria cabeça?. Edith leva a coisa a sério e decide se aventurar pelo próprio universo interior na tentativa de mudar de vida. Em cena, os atores cantam e dançam ao som de repertório eclético, que vai de James Brown a Raul Seixas, passando por Amy Winehouse e Cartola, acompanhados por banda ao vivo. Completam o elenco Isabel Fillardis, George Sauma e Orlando Caldeira.
A Menina Edith e a Velha Sentada (60min). Rec. a partir de 3 anos. Espaço Tom Jobim (100 pessoas). Rua Jardim Botânico, 1008, Jardim Botânico, ☎ 2274-7012. Sábado e domingo, 11h. R$ 30,00. Bilheteria: a partir das 10h (sáb. e dom.). Até 9 de junho. Estreia prevista para sábado (6).