Continua após publicidade

8 programas gratuitos para aproveitar o primeiro fim de semana de junho

Programação tem show de Djavan na Praia, mostra em homenagem a Ziraldo (que se despede do CCBB) e I Love Prio Blues & Jazz Festival no Jockey, entre outros

Por Kamille Viola
31 Maio 2024, 17h53

Danielian Galeria

O espaço acaba de inaugurar duas novas mostras. Fragmentos de Uma Pintura Amorosa apresenta 35 obras de Chico Cunha, importante nome da Geração 80, que em sua obra cria diálogos entre a história da arte e suas referências visuais afetivas. Já Carnação reúne 30 trabalhos criados por Pietrina Checcacci desde os anos 70 até o momento atual, que expõem as referências pop/kitsch e surrealistas em sua pintura e enfatizam o corpo feminino como agente de luta e conquistas no Brasil dos últimos 70 anos.

Rua Major Rubens Vaz, 414, Gávea. Seg. a sex., 11h/19h. Sáb., 11h/17h. Grátis. Até 20 de julho.

I Love Prio Blues & Jazz Festival

Gratuito, o evento apresenta shows, performances de um dançarino de jazz e de um saxofonista itinerante, exposição com 28 retratos de jazzistas famosos feitos pela artista paulista Fe Motta. Além disso, haverá mini-oficinas de jazz conduzidas pelo multi-instrumentista britânico Tom Ashe com participação de seus alunos do Favela Brass. No palco, as atrações irão celebrar a influência do blues e do jazz na música brasileira, da bossa nova ao rock. Até domingo (2), a atração de abertura é o André Vasconcellos Jazz & Blues Trio. Na sexta (31), quem se apresenta em seguida é Marcelo Mariano. No sábado (1º), é a vez do músico George Israel. No domingo (2), a cantora Ithamara Koorax.

Continua após a publicidade

Teatro Prio. Jockey Club. Avenida Bartolomeu Mitre, 1110, Lagoa. Sex. (31) a 9 de junho, 18h30. Grátis. Quem se inscrever pelo site do evento tem prioridade no acesso entre 17h e 18h30.

Maratona com Arte

Em paralelo à Maratona do Rio, o Sesc RJ irá oferecer uma série de atrações culturais gratuitas na Marina da Glória— onde acontecem a largada e a chegada das provas —, com shows e atividades infantis. O espaço Village recebe no sábado (1º), às 12h, logo após a prova de 21km, o grupo Samba que Elas Querem irá comandar uma roda com clássicos do gênero. No domingo (2), depois das provas de 10km e 42km, o bloco Bangalafumenga vai convidar Sandra Sá (que voltou a assinar sem o “de”) para apresentar sucessos do Carnaval e da música brasileira, a partir das 10h30. Já o espaço Bosque abrigará um espaço kids, com direito a piscina de bolinhas, cama elástica, basquete eletrônico, slackline indoor, air game, arena com videogame e uma parede de escalada para desafios de rapel.

Marina da Glória. Avenida Infante Dom Henrique, s/nº. Sex. (31) a dom. (2), 8h/16h. Grátis.

Continua após a publicidade

Mundo Zira — Ziraldo Interativo

Depois de ser prorrogada por duas vezes, chega a seus últimos dias a mostra dedicada à obra que vem encantando gerações desde os anos 60. Sob a direção artística e curadoria de Adriana Lins e Daniela Thomas, sobrinha e filha do artista, respectivamente, a mostra promove uma jornada imersiva pelas criações mais famosas de Ziraldo, um dos autores infantis mais aclamados do país, morto em abril deste ano, com áreas temáticas dedicadas a clássicos como Flicts, O Menino Quadradinho e A Turma do Pererê. A exposição no Rio apresenta duas áreas inéditas em relação à original, de Brasília. A primeira é um miniestúdio, onde os visitantes têm a chance de se ver dentro dos desenhos do cartunista. A segunda, um caça-palavras cromático que convida a uma busca por frases emblemáticas do escritor.

Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB). Rua Primeiro de Março, 66, Centro. Qua. a seg., 9h/20h. Dom., 8h/9h, exclusivo para pessoas com deficiência intelectual e seus acompanhantes. Grátis. Até segunda (3).

Música no Museu

Sob a regência de Crismarie Hackenberg, o grupo vocal Molho inglês apresenta um programa que faz um passeio por sucessos internacionais das décadas de 60 a 90.

Museu da República. Rua do Catete, 153. Sáb. (1º), 13h. Grátis.

Samba do Sacramento

O cantor Marcos Sacramento comanda a roda de samba, que nesta edição terá as participações de Marina Iris, Marcelle Motta e Kiko Horta. Nos intervalos, o trio de DJs Juntos Com Certeza comanda o som. O evento é realizado em parceria com a Junta Local, que tem sua sede na rua.

Continua após a publicidade

Rua do Mercado, Centro. Sáb. (1º), 17h. Grátis.

Tim Music Rio

A terceira edição do evento, que acontece na Praia de Copacabana, chega ao seu último fim de semana. No sábado (1º), Preta Gil convida Thiago Pantaleão, e a noite se encerra com Iza. O domingo (2) traz Rael e, fechando com chave de ouro, Djavan.

Praia de Copacabana, Posto 4. Sáb. (1º) e dom (2), 16h/20h. Grátis.

Continua após a publicidade

Tomás Miranda e Pedro Miranda

Vocalista do Simpatia é Quase Amor, Tomás Miranda comanda roda de samba em versão pocket, em que recebe o cantor Pedro Miranda. O show celebra os 130 anos do bairro onde surgiu o bloco. O evento irá arrecadar doações para a ONG Paraíso dos Focinhos, em prol dos animais resgatados das enchentes do Rio Grande do Sul.

Fórum de Ipanema. Rua Visconde de Pirajá 351. Sáb, 15h. Grátis. 

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Continua após a publicidade
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 49,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.