Sexta edição da CasaBloco terá shows, feiras de moda e gastronomia

Festival no Jockey começa na quinta (6), mas na quarta (5) tem programação no CCBB: é o CasaBloco Multilinguagem, que inclui apresentação dos Filhos de Gandhi

Por Da Redação
Atualizado em 5 fev 2025, 12h34 - Publicado em 4 fev 2025, 20h19
CasaBloco
CasaBloco: imersão carnavalesca diferente, completa, passando pelo universo dos blocos, do samba, da moda, do cinema, da gastronomia, além de oficinas e rodas de conversa (./Divulgação)
Continua após publicidade

“Ô abre alas, que eu quero passar…”. Vem aí mais uma edição da CasaBloco, o festival que reúne a multiplicidade e a diversidade dos carnavais do Brasil e que acontecerá, pela primeira vez, no Jockey Club, na Gávea. Com o tema “Onde os Carnavais do Brasil se Encontram”, a CasaBloco vai ocupar as tribunas B e C, levando toda a pluralidade do carnaval para um dos espaços mais incríveis do Rio.

+ Casa de Martinho da Vila em Duas Barras abre para visitação. Veja fotos!

Nos dias 6, 7 e 8 de fevereiro, o festival terá mais de 10 horas de programação diária, com shows, performances, feiras de moda e gastronomia, bailes e apresentações. As entradas estão sendo vendidas pelo https://www.ingresso.com. Nos dias 5, 8 e 9, o CCBB RJ, no Centro, vai receber a CasaBloco Multilinguagem, com as Oficinas Petrobras Casabloco, Mostra de Cinema Petrobras
Casabloco, roda de conversa e as apresentações, nesta quarta (5), dos grupos Filhos de Gandhi, às 12h, e Caxambu do Salgueiro, às 17h30. A programação no CCBB RJ é gratuita. “A CasaBloco é uma experiência carnavalesca única e o Rio de Janeiro é o grande anfitrião de um Brasil plural! Nossa proposta é que o folião embarque em uma imersão carnavalesca diferente, completa, passando pelo universo dos blocos, do samba, da moda, do cinema, da gastronomia, além de oficinas e rodas de conversa”, explica Rita Fernandes, idealizadora e diretora geral da CasaBloco.

No Jockey, a noite de abertura, nesta quinta (6), será de Carioquices e apresentará a identidade do Carnaval do Rio de Janeiro, com as apresentações da Orquestra Voadora, Roberta Sá, Diogo Nogueira, Mart’nália e do DJ Pepe Jordão. Na sexta (7), a noite é dedicada à cultura nordestina e terá como atrações o Bloco da Terreirada, Mariana Aydar & Bloco Forrozin, DJ Pepe Jordão, DJ Lala K, Baile do Monobloco e o encontro de Elba Ramalho com Chico César, com muito forró, xote e baião.

“Feliz por reencontrar Chico César, meu conterrâneo, meu compadre, padrinho da minha filha mais nova e um compositor que me brinda com canções maravilhosas. Nem sei dizer quantas composições de Chico eu já gravei. É sempre muito bom dividir o palco com esse amigo tão querido”, celebra Elba Ramalho. O sábado (8) terá como tema o Jardim das Delícias e será aberto pelo DJ Pepe Jordão. Em seguida, é a vez do Agitoê, Tropicals, Vanessa da Matta e o Cassino do Chacrinha, uma homenagem ao Velho Guerreiro, representado pelo apresentador Milton Cunha, com a participação das Chacretes. O bloco Fogo & Paixão receberá Sidney Magal, Gretchen e Natasha Falcão. Em seguida, Mãeana sobre ao palco da noite que terá o encerramento da Carnageralda que levará ao festival a irreverência da festa mais amada da Cidade Maravilhosa, com o DJ Ubunto e Delírio com Clara Terra e Yas Zyngier.

Continua após a publicidade

“A Casabloco faz parte do calendário do estado do Rio de Janeiro e promove o nosso Carnaval para além da folia e da festa, mas também pensa o segmento enquanto economia criativa e geração de emprego e renda. Queremos que este exemplo de festa seja cada vez mais valorizado e vivenciado pela população fluminense”, afirma a secretária estadual de Cultura e Economia Criativa do Rio,
Danielle Barros.

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Presente desde a primeira edição, a Feira de Moda “A Rua é Nossa”, parceria com o Instituto Black Bom, vai reunir 20 empreendedores do estado do Rio de Janeiro promovendo impacto social e econômico na economia criativa do carnaval. Na gastronomia, a Junta Local assina a curadoria com produtores locais, levando uma versão da tradicional feira carioca para os foliões da CasaBloco. Os empreendedores levarão ao Jockey desde opções veganas e lanches saudáveis até aqueles comidões de diversos sotaques para saciar a fome de todo público. Afinal, uma boa experiência musical combina com comida boa, justa e local.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do RJ

A partir de 35,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.