6 destaques de Sonhos: História, Ciência e Utopia, no Museu do Amanhã

Exposição interativa com curadoria do neurocientista Sidarta Ribeiro e do doutor em ecologia Fábio Scarano aborda os aspectos do sonho sob diferentes prismas

Por Redação VEJA RIO Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 20 dez 2024, 11h49 - Publicado em 20 dez 2024, 11h48
exposição-sonhos-museu-do-amanhã
Galeria de Sonhos e de Grandes Sonhadores: homenagem a sonhadores da história mundial (Albert Andrade/Divulgação)
Continua após publicidade

O universo onírico é o tema da mostra Sonhos: História, Ciência e Utopia, no Museu do Amanhã, com curadoria do neurocientista Sidarta Ribeiro e do doutor em ecologia Fábio Scarano, que integram a equipe de curadores do museu. A exposição marca o início da programação comemorativa dos dez anos da instituição, a serem completados em dezembro de 2025.

A partir do livro O Oráculo da Noite: A História e a Ciência do Sonho, de Sidarta, os dois elaboraram uma exposição interativa que aborda os aspectos do sonho (lúcido ou não) sob diferentes prismas, como o esoterismo e a psicanálise, o sonho como inspiração para a vida e a arte, como utopia, e como descanso para o corpo e a mente.

Compartilhe essa matéria via:

Veja seis destaques da exibição:

1) Composta de ilustrações, texto e jogos de luz e sombra, a instalação Labirinto — Somos Descendentes de Sonhadores traça um panorama histórico de como os sonhos têm sido usados por diferentes povos e em diversas épocas como ferramentas de decisão, criação e aprendizado.

Continua após a publicidade

2) Já Meditação — Sonhar-Criar é um espaço de meditação guiada pela voz de Sidarta unida a sonoridades brasileiras. O lugar é revestido com materiais naturais e conta com redes, bancos e almofadas, além de contar com iluminação dinâmica e ativação olfativa, despertando os sentidos.

3) Em parceria com o Museu de Imagens do Inconsciente, a exposição presta homenagem à psiquiatra Nise da Silveira, que revolucionou o tratamento mental no Brasil ao utilizar a arte como uma das ferramentas para a terapia dos pacientes, substituindo os métodos agressivos comuns à época. A mostra reúne 18 obras de artistas emblemáticos que passaram pela instituição, como Adelina Gomes, Carlos Pertuis, Emygio de Barros e Fernando Diniz, para falar sobre a arte como expressão do inconsciente.

 4) O Sono é a Cama do Sonho interativa que representa o ciclo do sono por meio de jogos, instalações e um painel gráfico, explicando cada uma de suas fases.

Continua após a publicidade

5) Utopias traz obras interativas criadas a partir de recursos como inteligência artificial generativa e produção de vídeos.

6) Finalizando o percurso, o espaço imersivo Galeria de Sonhos e de Grandes Sonhadores presta tributos a sonhadores importantes de história da humanidade, como Bertha Lutz, Cacique Raoni, Chico Mendes, Darcy Ribeiro, Dona Ivone Lara, Lélia Gonzalez, Lynn Margulis, Martin Luther King, Nise da Silveira, Paulo Freire, Pepe Mujica e Yoko Ono.

Museu do Amanhã. Praça Mauá, 1, Centro. Ter. a dom., 18h (última entrada às 17h). R$ 15,00 a R$ 30,00. Grátis às terças. Ingressos pelo Sympla

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do RJ

A partir de 35,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.