Novas pinceladas: 5 exposições gratuitas para conferir em dezembro no Rio
A coletiva Abstrações Utópicas e a individual A Aurora de Um Dia Seguinte, de Thiago Pitta, ambas na Danielian Galeria, estão entre as novidades
Abstrações Utópicas
Em comemoração aos 70 anos da primeira exposição de arte abstrata feita no Brasil, a mostra reúne cerca de 80 obras de mais de 50 importantes artistas que exploraram o universo da abstração em suas obras e criaram as bases dessa vertente artística. Com curadoria de Marcus de Lontra Costa e Rafael Fortes Peixoto, a mostra aborda as diferentes nuances e pesquisas deste movimento artístico, usando a separação histórica entre abstratos geométricos e informais. Para compor a exposição, os curadores convidaram como consultora a artista Anna Bella Geiger, que participou da mostra de 1953, no Quitandinha, em Petrópolis, e também integra a mostra. Abraham Palatnik, Alfredo Volpi, Lygia Clark, Maria Polo e Fayga Ostrower são outros nomes com obras na mostra.
Danielian Galeria. Rua Major Rubens Vaz, 414, Gávea. Abertura: Qui. (7), 18h/21h. Visitação: Seg. a sex., 11h/19h. Sáb., 11h/17h. Grátis. De 8 de dezembro a 17 de fevereiro.
Arquitetura e Feminismos: Sem Começo Nem Fim
Com curadoria de Semíramis González, a mostra apresenta projetos de urbanismo, design e arquitetura apresentados sob uma perspectiva feminista. São trabalhos que projetos que trabalham no eixo feminista e interseccional, que vão desde a nova configuração das cidades com uma perspectiva de gênero, até o transporte urbano, a genealogia das mulheres arquitetas do passado ou a realidade das mulheres artistas em suas vidas, em seus espaços e nas ruas. A mostra reúne criadoras espanholas e latino-americanas, entre elas Ana Gallardo, Costa Badía, Julia Galán, Col-lectiu Punt 6 e Colectivo Offmothers.
Instituto de Arquitetura do Brasil (IAB). Rua do Pinheiro, 10, Flamengo. Abertura: Qua. (6), 18h. Seg. a sex., 13h/20h. Grátis. De 7 de dezembro a 10 de fevereiro.
A Aurora de Um Dia Seguinte
Com curadoria de Paulo Azeco, a mostra reúne obras inéditas e recentes do artista Thiago Pitta, em sua pesquisa sobre o meio ambiente. São 19 trabalhos, incluindo dois conjuntos — um com 24 fotografias e outro com 24 afrescos (técnica de pintura com cal, areia, água e pigmentos sobre aerolam) —, além de aquarelas e uma escultura em tecido petrificado, nos quais o artista faz uma reflexão sobre os perigos do futuro próximo, que já estamos enfrentando.
Danielian Galeria. Rua Major Rubens Vaz, 414, Gávea. Abertura: Qui. (7), 18h/21h. Visitação: Seg. a sex., 11h/19h. Sáb., 11h/17h. Grátis. De 8 de dezembro a 17 de fevereiro.
Da Kutanda ao Quitandinha
Abrindo as celebrações pelos 80 anos do lugar, a serem completados em 2024, o Sesc Quitandinha traz obras de artistas que fizeram história no palácio, como Anna Bella Geiger, Tomás Santa Rosa e Wilson Tibério, em diálogo com trabalhos de nomes da nova geração, como Ana Beatriz Almeida, PV Dias, Gê Viana, Rafaela Pinah, Wallace Pato e Aline Castella. Inaugurado em 1944, o edifício abrigou um dos maiores hotéis-cassino da América Latina, mas teve sua vocação transformada após o presidente Eurico Gaspar Dutra proibir os jogos de azar no Brasil, em 1946.
Centro Cultural Sesc Quitandinha. Avenida Joaquim Rolla, 2, Quitandinha, Petrópolis (RJ). Ter. a dom. e fer., 10h/17h. Grátis. De 1º de dezembro a 25 de fevereiro.
Vírgula
Tendo o símbolo da marca esportiva Nike como tema central da sua produção de 2020, Douglas Knesse apresenta nessa mostra 16 pinturas de técnica mista que foram produzidas durante a pandemia. Com curadoria de Isabella Cestare, a série de trabalhos questiona a apropriação de signos no contexto de status social e emocional, com um certo tom de sarcasmo. O artista propõe uma reflexão em torno dos condicionamentos sociais ao dar foco uso de marcas legitimadas como símbolos de vitória e poder.
Galeria Iconic. Rua Andrade Neves, 444, Tijuca. Abertura: Qui. (7), 19h. Seg. a sex., 10h/18h. Sáb., 10h/14h. Grátis. De 8 de dezembro a 20 de janeiro.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui