12 destaques da Flip, Festa Literária de Paraty, que homenageia João do Rio
Em sua 22ª edição, o evento, acontece desta quarta (9) a domingo (13), traz nomes como o cacique Raoni, Jeferson Tenório e a camaronesa Léonora Miano
Em sua 22ª edição, Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) acontece desta quarta (9) a domingo (13), tendo como homengeado o cronista João do Rio e como curadora a livreira e editora Ana Lima Cecilio. Foram escalados 35 autores para participar das mesas, sendo 15 estrangeiros.
Nomes como Jeferson Tenório, cacique Raoni, o francês Édouard Louis, a camaronesa Léonora Miano e o senegalês Mohamed Mbougar Sarr estão entre os participantes.
+ Agenda de shows da semana tem Matteo Bocelli, Mumuzinho e BaianaSystem
A programação principal acontece no Auditório da Matriz, no entorno da praça, e pode ser vista na tenda principal por 130 reais. Mas as conversas também são exibidas de forma gratuita em um telão instalado do lado de fora.
A programação oficial completa da Flip está no site do evento. Além disso, a programação conta com bate-papos gratuitos nos espaços parceiros do evento.
Veja abaixo 12 destaques desta edição:
1) Nesta quarta (9), às 19h30, o historiador Luiz Antonio Simas, autor de livros como O Corpo Encantado das Ruas (2019), abre os trabalhos com a mesa As Ruas Têm Alma — João do Rio, o Convidado do Sereno, em que fala sobre o homenageado e seu legado.
2) Nesta quinta (10), às 12h, o debate Da Poeira que Viemos reúne a escritora camaronesa Léonora Miano, que escreveu títulos como A Outra Língua das Mulheres (2024), e a carioca Eliana Alves Cruz, autora de Solitária (2022), entre outros. Sob a mediação da jornalista Adriana Ferreira Silva, elas vão falar, a partir da criação literária, sobre as violências da diáspora negra.
+ Como conseguir ingressos para o show Offspring no Rio
3) No mesmo dia, às 15h, o debate Vida Secreta das Emoções traz a italiana Ilaria Gaspari, formada em filosofia, e a mineira Marcela Danté, que estuda psicanálise, contam como trazem seus conhecimentos para abordar as emoções na construção de narrativas. A psiquiatra Natalia Timerman vai mediar o encontro.
4) Às 17h, a mesa Inventar na América Latina conta com o colombiano Juan Cárdenas, cujo O Diabo das Províncias foi lançado recentemente no Brasil, e o mato-grossense Joca Reiners Terron, autor de Onde Pastam os Minotauros (2023). Com mediação da escritora Noemi Jaffe, eles abordam temas como uma certa herança do realismo mágico em suas escritas.
+ Como conseguir ingressos para o show da Shakira no Engenhão em fevereiro
5) O debate Dormindo com o Inimigo, às 19h, traz dois autores de não ficção: o belga Mark Coeckelbergh, de Ética na Inteligência Artificial (2024), e o americano Danny Caine, de Como Resistir à Amazon e Por Quê (2023). Mediados pela jornalista Fabiana Moraes, eles falam sobre a “rede silenciosa” das big techs, com a qual elas comandam o mundo.
6) No centenário do escritor James Baldwin, o americano Robert Jones Junior e o brasileiro Evandro Cruz Silva falam sobre as realidades raciais de seus respectivos países, na mesa Profecias do Passado, às 21h. A escritora Juliana Borges media a conversa.
+ Ensaios da Anitta: cantora confirma shows pré-Carnaval e adianta figurinos
7) Nesta sexta (11), às 10h, a italiana Lisa Ginzburg, de Cara Paz (2021), e a portuguesa Ana Margarida de Carvalho, de Não se Pode Morar nos Olhos de um Gato (2016), participam da mesa A Paz e o Gesto, mediado por Adriana Ferreira Silva. Elas debatem a mulher como criadora de uma literatura universal, sem se prender a temas como a maternidade ou as relações amorosas.
8) Saber o Passado, Mirar o Futuro, às 15h, homenageia o cacique Raoni Metuktire, uma das principais lideranças indígenas do país, na vanguarda da divulgação do pensamento dos povos originários, e promove seu encontro com a jovem ativista Txai Suruí, pronta para levar à frente o legado. A mediação é do jornalista Guilherme Freitas.
+ Pré-Dia das Crianças: entrada gratuita no AquaRio e promoção no Bondinho
9) Às 19h, o debate Não Existe Mais Lá traz o palestino Atef Abu Saif e gaúcha Julia Dantas. Ambos praticaram a escrita em períodos trágicos, e falam sobre os poderes de destruição e de resiliência do ser humano, mediados pela advogada Bianca Tavolari.
10) No sábado (12), às 17h, a conversa A Memória dos Homens convoca o senegalês Mohamed Mbougar Sarr, autor de A Mais Recôndita Memória dos Homens (2023), e o carioca Jeferson Tenório, de O Avesso da Pele (2020), a discutir masculinidades, sob a mediação de Rita Palmeira.
+ Como aproveitar as sessões gratuitas do Festival do Rio
11) Já a mexicana Jazmina Barrera, de Linea Nigra (2020), e a carioca Ligia Gonçalves Diniz, de O Homem Não Existe: Masculinidade, Desejo e Ficção (2024), participam do debate A Eterna Guerra dos Sexos, às 12h, em que propõe a reinvenção dos gêneros, com mediação de Branca Vianna, fundadora da Rádio Novelo.
12) Às 19h30, na mesa Anatomia do Futuro, Paulo Roberto Pires é o mediador da conversa com o autor francês Édouard Louis, que escreve sobre suas vivências como um jovem gay nascido pobre.