Evento do Sesi reúne tecnologia e arte no Museu de Arte do Rio
Atividades incluem palestas, workshops e uma maratona de atividades programadas para hackers
A tecnologia a favor da cultura e da arte. Este é o tema o evento Sesi Cultura digital, que ocupa o Museu de Arte do Rio, o Mar, entre quarta (7) e domingo (11). Palestras, debates, workshops e até uma maratona para hackers, conhecida como hackathon são atrações ofertadas ao público gratuitamente. É necessário apenas fazer a inscrição através do site www.firjan.com.br/sesiculturadigital.
Confira a programação completa:
7/10 – Abertura
19h30 – Varanda
HENRIQUE ROSCOE apresenta: DEGELO
Tem como tema o aquecimento global e é tocada através de um instrumento que ele mesmo construiu, composto por um bloco de isopor com captadores que enviam o som para o computador onde é processado. Os blocos de isopor então são destruídos e uma câmera capta as imagens, que por sua vez são misturadas com imagens reais de geleiras em situações diversas.
8/10 – APRENDIZAGEM E CULTURA DIGITAL
15h às 17h – WORKSHOPS
capacidade: até 25 pessoas
público: acima de 15 anos, interessados em educação e novas tecnologias.
WORKSHOP DESIGN ESPECULATIVO – NARRATIVAS DO FUTURO PARA FOMENTAR O DIÁLOGO
Com H.D. MABUSE, designer chefe do C.E.S.A.R.
Por meio de uma prática baseada na construção de cenários para o futuro, as possibilidades do uso do design ficcional para produzir diálogos e especulações na sala de aula.
WORKSHOP HACKEANDO A EDUCAÇÃO – DO CAOS À INOVAÇÃO
COM GISELE SANTOS, coordenadora acadêmica na Cultura Inglesa
Quais são os elementos essenciais para inspirar a criação, o caos criativo e o desenvolvimento de projetos inovadores em sala de aula? Neste workshop experimentaremos a filosofia hacker e suas aplicações na criação de um movimento de aprendizagem de baixo para cima.
WORKSHOP EDUCAÇÃO INOVADORA PARA UM MUNDO EM TRANSFORMAÇÃO.
COM MAÍRA PIMENTEL
A tecnologia vem mudando a forma como vivemos, olhamos e interagimos com o mundo. Agora é a vez de transformar também a maneira como aprendemos e ensinamos.
Uma discussão sobre os desafios da educação no séc. XXI, sobre a juventude contemporânea e sobre inovação e tendências para uma educação de tipo novo.
17h às 21h
PALESTRAS SOBRE APRENDIZAGEM E CULTURA DIGITAL E MESA DE DEBATE
FERNANDO SÉRGIO DE ALMEIDA GRIGOROVSKI, Programa SESI Matemática.
CLAUDIO SASSAKI, Geekie
ANNA PENIDO, Instituto Inspirare
TIÃO ROCHA, CPCD
19h45 ÀS 21H
MESA DE DEBATE COM TODOS OS PALESTRANTES
Mediação e apresentação: CAIO DIB
18h às 21h
HACKATHON – competição onde coletivos de artistas e inventores serão desafiados a criar soluções digitais para um problema proposto.
Coordenação: PEDRO MARKUN, coordenador do LabHacker
2 EIXOS:
Digitalização (e Distribuição) do Acervo: Digitalização e disponibilização de acervo é um tema que tem uma comunidade bastante atuante – no Brasil e no Mundo. Estamos buscando várias referências nacionais e internacionais e fazendo uma ponte no Minc que discutiu bastante esse tema dentro do eixo de Cultura Digital no passado e agora esta retomando essa conversa.
Interações Digitais: A ideia aqui é interfacear fisicamente com o espaço do museu e as obras. Poderão ser desenvolvidos apps, games e dinâmicas para aproveitar e enriquecer a experiência de visitação, mas isso também depende de acesso ao espaço do museu e um catálogo com metadados das obras.
9/10 – CULTURA MAKER
15h às 21h
WORKSHOP AUTOMAÇÃO RESIDENCIAL COM ARDUINO
público: curiosos em eletrônica e makers
capacidade: 16 pessoas (realizado em duplas)
Facilitador: ÁLVARO JUSTEN
15h às 18h
WORKSHOP ELETRÔNICA NAÏF
público: jovens e adultos
capacidade: 25 pessoas
Facilitador: NEGALÊ JONES
18h às 21h
WORKSHOP INOVAÇÃO SOCIAL IN THE HOOD! APROVEITANDO OESPAÇO PÚBLICO NO BAIRRO
público: A partir de 14 anos
pré-requisitos: vontade de trazer soluções relevantes para os desafios reais da nossa cidade.
capacidade: 20 pessoas
Facilitador: JULIO LAVALLE
17h às 19h
PALESTRAS SEGUIDA POR MESA DE DEBATE, SOBRE MOVIMENTO MAKER, NOVA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL, SOFTWARE LIVRE GERANDO INOVAÇÃO.
apresentador: JOÃO BONELLI, designer, professor e pesquisador do Departamento de Artes e Design da PUC-Rio.
GABRIELA AGUSTINI, diretora da Olabi
Tema: Movimento Maker
DADO SUTTER, Criador do OHMS
tema: Makerspaces e Nova Era Digital
SADY JACQUES, Sócio fundador do Fórum Internacional Software Livre (FISL).
tema: Software livre + Código livre
GUILHERME VARELLA, Secretário de Políticas Culturais no MinC.
tema: Economia da cultura no potencial para geração de empregos
LUCIANA PAULILLO, Agente de atividades culturais
tema: Novas poéticas na fachada digital: a Galeria de Arte Digital SESI-SP
19h ÀS 20h30
MESA “NOVA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL, MOVIMENTO MAKER, SOFTWARE LIVRE GERANDO INOVAÇÃO” COM TODOS OS PALESTRANTES ACIMA.
Mediador: JOÃO BONELLI, LIFE PUC-Rio e 3&D Bot
Participantes da mesa:
DADO SUTTER
GABIELA AGUSTINI
SADY JACQUES
GUILHERME VARELLA
LUCIANA PAULILLO
18h às 21h
Pilotis do MAR
SHOWS COM CURADORIA DE CHICO DUB
Artistas Convidados
GIULIANO OBICI apresenta: Coral Simulacrum
CHICO DE PAULA E G.A. BARULHISTA apresentam: Livroe
ISIS PASSOS apresenta: Para se deixar
18h às 21h
HACKATHON – competição onde coletivos de artistas e inventores serão desafiados a criar soluções digitais para um problema proposto.
10/10 – ARTE, TECNOLOGIA E O MUSEU DO SÉCULO XXI
12h às 18h – SALA 1
WORKSHOP FAZENDO ARTE COM ARDUÍNO
Público alvo: músicos, arquitetos e artistas em geral
Pré-requisito: noções básicas de informática e muita vontade de aprender sobre outras áreas. Cada participante deve levar seu próprio laptop
Capacidade: 16 pessoas (em duplas)
Facilitador: ÁLVARO JUSTEN
15h às 18h – Sala 2
WORKSHOP MONTE SEU MINI SINTETIZADOR E SEQUENCER
Público alvo: músicos, artistas audiovisuais, produtores musicais, interessados em música e eletrônica e pessoas que estejam a fim de descobrir novos sons e possibilidades.
Capacidade: 20 pessoas
Facilitador: SAULO PAIS (DADALAB)
10h30 às 12h
PALESTRAS SEGUIDAS POR MESA DE DEBATE SOBRE ARTE, TECNOLOGIA E O MUSEU DO SÉCULO XXI
Apresentadora: GLEICE HEITOR, assessora pedagógica da Gerência de Educação MAR – Museu de Arte do Rio
Participantes:
LUIZ MARCELO MENDES, Organizador do livro “Reprograme”
Tema: O futuro dos museus e o impacto das novas tecnologias na forma de se experimentar e produzir conteúdo para museus.
FELIPE LAVIGNATTI – Realizador do projeto “Arte Fora do Museu”
Tema: Arte fora do museu e o Google Art Project
ANDRE DEAK, Realizador do projeto “Arte Fora do Museu”
Tema: Arte fora do museu e o Google Art Project
DANIEL MORENA, Fundador e diretor de tecnologia da 32Bits
Tema: Museu na Era Digital
12h às 12h30
MESA “ARTE, TECNOLOGIA E O MUSEU DO SÉCULO XXI”, COM TODOS OS PALESTRANTES
Mediadora: GLEICE HEITOR, assessora pedagógica da Gerência de Educação MAR – Museu de Arte do Rio.
Participantes da mesa:
GLEICE HEITOR
LUIZ MARCELO MENDES
FELIPE LAVIGNATTI
ANDRE DEAK
15h às 16h30
PALESTRAS SEGUIDAS DE MESA DE DEBATE SOBRE ARTE, TECNOLOGIA, DISTOPIAS E UTOPIAS
Apresentadora: LILIANA MAGALHÃES, Gestora Cultural
Participantes:
ANDRÉ CARDOSO, Grupo Investigação em Literatura de Ficção Científica da UFF
Tema: Inteligência Artificial no âmbito da literatura, do cinema, dos quadrinhos, e Distopias e utopias que grandes autores de ficção científica vem trabalhando.
LIANA BRAZIL – Diretora de Criação do SuperUber
Tema: Como a ficção cientifica influencia o trabalho que desenvolvem na SuperUber, seja no design, nos softwares, etc.
RUZZ RIVE, CEO e co-fundador da SuperUber
Tema: Como a ficção científica influencia o trabalho que desenvolvem na SuperUber, seja no design, nos softwares, etc.
LUCIANO CUNHA
Tema: HISTÓRIA em QUADRINHOS E TRANSMÍDIA
16h30 às 18h
MESA PRIVACIDADE, INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL, DISTOPIAS & UTOPIAS COM TODOS OS PALESTRANTES
Mediadora: LILIANA MAGALHÃES, Gestora Cultural
Participantes:
ANDRÉ CARDOSO
LIANA BRAZIL
RUSS RIVE
LUCIANO CUNHA
10h às 18h
HACKATHON – competição onde coletivos de artistas e inventores serão desafiados a criar soluções digitais para um problema proposto.
11/10 – MUSEU É LUGAR DE CRIANÇA
Programação para toda a família no festival SESI Cultura Digital.
Workshops de Robótica, Internet das Coisas e Construção de Bonecos Animados.
10h às 13h
WORKSHOP ANIMATROLLS, ANIMATRONICS PARA PAIS E FILHOS
capacidade: 50 pessoas, sendo 25 duplas
público alvo: crianças a partir de oito anos, acompanhadas de pai, mãe ou responsável.
Facilitadores: PALOMA OLIVEIRA E MATEUS KNELSEN
Construção de bonecos animados do desenho ao circuito final.
13h às 16h
WORKSHOP INTERNET DAS COISAS PARA CRIANÇAS
capacidade: 25 pessoas
público alvo: crianças e jovens
Facilitador: NEGALÊ JONES
13h às 16h
WORKSHOP LABORATÓRIO DE ROBÔS PARA CRIANÇAS
capacidade: 20 pessoas
público alvo: crianças a partir de sete anos
Facilitadores: SAULO PAIS E GABRIELA GLETTE
As crianças aprenderão a construir um robô explorando a sua criatividade, utilizando os princípios do faça você mesmo.
10h às 18h
HACKATHON – Competição onde coletivos de artistas e inventores serão desafiados a criar soluções digitais para um problema proposto.
16h às 19h
APRESENTAÇÃO DOS PROJETOS DO HACKATHON AO JURI E PREMIAÇÃO