Continua após publicidade

Festival Internacional de Curtas do Rio estreia

Em sua 25ª edição, mostra exibe gratuitamente mais de 280 produções nacionais e estrangeiras a partir desta quarta (4)

Por Redação VEJA RIO
Atualizado em 2 jun 2017, 12h22 - Publicado em 3 nov 2015, 18h04

Em comemoração aos 25 anos de história, o Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro exibe mais de 280 filmes em quatro pontos da cidade. Na programação, que entra em cartaz nesta quarta (4) e segue até o próximo dia 11, títulos premiados em Cannes e Veneza e outros ainda inéditos. O Curta Cinema traz para as telas do Cine Odeon, seu principal palco, as tradicionais mostras competitivas nacionais e internacionais.

O público poderá conferir também sessões dos Panoramas Latino-Americano e Carioca, Panoramas Especiais, Retrospectivas e Foco México – este último conta com exemplares clássicos e da produção atual. Além da exibição das obras, o festival levam também workshops, debates e palestras ao Cine Arte UFF, Cinemaison, na Casa Nuvem, e no CineCarioca Méier.

+ Caixa Cultural recebe mostra sobre importância do som no cinema

Festival Internacional de Curtas
Festival Internacional de Curtas ()
Continua após a publicidade

As produções datam de 2013 e 2014 e serão projetadas gratuitamente. Na Competição Nacional, “A Festa e os Cães”, de Leonardo Mouramateus, vencedor do Festival de Cinema Latino de Toulouse; Tarântula, de Aly Muritiba, exibido no Festival de Veneza e “Command Action”, de João Paulo Miranda Maria, selecionado para a Semana da Crítica do Festival de Cannes.

Já a Competição Internacional vai exibir produções de mais de 30 países diferentes, entre eles Tailândia, Rússia, Estônia, Cuba, Holanda, Espanha e Reino Unido. Um dos destaques é o curta “Shipwreck” do diretor holandês Morgan Knibbe, vencedor do Leopardo de Ouro em Locarno 2014, que mostra o desespero dos familiares dos imigrantes que naufragaram na costa de Lampedusa em 2013.

+ Mostra Internacional de Cinema estreia no Rio

Continua após a publicidade

Além das tradicionais mostras competitivas, Panoramas Carioca e Latino-Americano, o destaque fica por conta do Foco México, que vai exibir produções mexicanas de destaque em 2014 e 2015. Um dos programas da mostra será dedicado à Lucía Films, produtora do realizador Michel Franco, ganhador do prêmio de melhor roteiro da competição do Festival de Cannes 2015, e coprodutora do filme “Desde Allá”, que acaba de ganhar o Leão de Ouro do Festival de Veneza.

Confira a programação.

unnamed (4)
unnamed (4) ()
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.