Confira os destaques da programação do Festival do Rio
Na 18ª edição, a aguardada mostra de cinema leva 250 filmes de mais de 60 países a 25 espaços, da Cidade das Artes à Orla Conde

Em uma versão mais enxuta, a 18ª edição do Festival do Rio leva 250 filmes de mais de 60 países a 25 espaços, da Cidade das Artes à Orla Conde. A lista a seguir dá uma pequena ideia da variedade de opções que o espectador vai encontrar na programação, com sessões que vão de quinta (6) ao dia 16.
Divinas Divas
A atriz Leandra Leal dirige o documentário sobre a pioneira geração de artistas travestis dos anos 60 — acolhidos no palco do Teatro Rival, dirigido por seu avô, Américo Leal. Domingo (9), 16h, Cine Odeon.
Dog Eat Dog

Criminosos sem dinheiro aceitam a proposta de um mafioso: sequestrar o filho do bandido rival. Dá errado, é claro. Atração no Festival de Cannes, o thriller de Paul Schrader tem Nicolas Cage e Willem Dafoe no elenco. Domingo (9), 16h30e 21h15, Cinemark Downtown 6.
Redemoinho

Talento conhecido na TV, à frente de minisséries como Justiça e O Rebu, José Luiz Villamarim estreia em longa-metragem com esta adaptação do livro O Mundo Inimigo – Inferno Provisório Vol. 2, de Luiz Ruffato. Domingo (9), 16h, Cine Odeon.
+ Festival do Rio terá programação gratuita na Praça Mauá
Planetarium
Na trama, Natalie Portman e Lily-Rose Depp são irmãs famosas pela capacidade de se comunicar com os mortos. Durante uma turnê por Paris, as duas embarcam em um projeto ambicioso e arriscado. Sábado (8), 21h, Estação Net Botafogo 1; domingo (9), 19h10, Reserva Cultural Niterói 2.
Kóblic
Em seu reencontro com Sebástian Borensztein, o diretor de O Conto Chinês, Ricardo Darín interpreta o piloto Tomás Kóblic — o militar torna-se um desertor para não compactuar com a ditadura argentina. Sexta (7), 14h e 19h, Cinemark Downtown 6.
+ Filme de Anna Muylaert é destaque no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro
Capitão Fantástico
Uma tragédia obriga Ben (Viggo Mortensen) e seus seis filhos a deixar o paraíso isolado onde viviam, levando todos a repensar seus conceitos sobre família. Prêmio de melhor diretor (para Matt Ross) na mostra Um Certain Regard, em Cannes. Sábado (8), 14h e 19h, Kinoplex São Luiz 1; domingo (9), 14h e 19h, Cinemark Downtown 6.
A Chegada
Na trama de ficção científica com Amy Adams, uma equipe investiga a chegada de naves a diversas partes do mundo. O filme do diretor Denis Villeneuve ganha sessão única, na abertura do festival, que, pela primeira vez, vai ter ingressos à venda. Quinta (6), 20h30, Cidade das Artes.
+ Confira os filmes em cartaz no circuito carioca
No Andar de Baixo
Exibido no Festival de Berlim,o longa de estreia do inglês David Farr é um thriller de suspense na linha de A Mão que Balança o Berço (1992). Uma coincidência inocente, dois casais de vizinhos esperando filhos, é o ponto de partida para muita tensão. Sexta (7), 16h30e 21h30, Kinoplex São Luiz 1.
Gimme Danger

Jim Jarmusch dirige o documentário sobre a banda The Stooges, pioneira da cena punk, liderada por Iggy Pop. Sábado (8), 22h30, Roxy 3.
+ Protagonizado por Kéfera, É Fada! estreia no Rio
Eu, Daniel Blake

Habitué do festival, o inglês Ken Loach está de volta com o filme vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes em 2016. Na trama, Blake (papel de Dave Johns) adoece e precisa de auxílio do estado pela primeira vez na vida. Domingo (9), 19h, Cine Odeon.
Kubo e a Espada Mágica

Na animação com cópia em 3D,o garoto Kubo precisa encontrar a armadura mágica de seu falecido pai para enfrentar um espírito maligno evocado por acidente. Sábado (8), 16h45, Kinoplex São Luiz 4; domingo (9), 14h, Reserva Cultural Niterói 2.