Projetos e iniciativas de preservação do meio ambiente
Listamos organizações que aceitam (e precisam!) de voluntários para continuar cuidando da natureza
Em homenagem ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado nesta sexta (5), listamos projetos e iniciativas criadas para ajudar a natureza. De reflorestamento de mata nativa a coleta de lixo, conheça as ações e aproveite para ser um voluntário!
- Amigos do Perigoso
A ONG fundada pelo guia turístico Pedro Felipe em 2013 promove multirões de limpeza da praia que dá nome ao projeto. O paraíso em Barra de Guaratiba ainda é desconhecido de muitos cariocas, mas ainda assim o lixo é grande no local. Para este ano, Pedro pretende estender os trabalhos para outras praias da região, plantar mudas para ajudar na recuperação da mata nativa e criar oficinas de reciclagem nas escolas da região.
Quem quiser ajudar, pode acompanhar a página do projeto no Facebook para saber as datas dos multirões
- Doe seu lixo
O Instituto criado em 2003 pela atriz Isabel Fillardis e seu marido, visa uma solução para o grande problema de acúmulo de resíduos. Por meio da coleta seletiva unida à reciclagem, cooperativa de catadores de materiais recicláveis, Socitex reaproveita os materiais, gerando empregos e renda para diversas famílias.
A organização aceita doação de materiais recicláveis na sede no Santo Cristo ou nos pontos de entrega. Para o lixo de empresas, eles oferecem o serviço de gerenciamento, coleta e transporte seletiva de resíduos.
- Pão de Açúcar Verde
Fundada em 2002 pelo bancário Domingos Sávio Teixeira para recuperar a mata da encosta do Pão de Açúcar e do Morro da Urca. Há 13 anos, ele faz todo o trabalho praticamente sozinho, as vezes tem ajuda de montanhistas que costumam praticar escalada na região. No primeiro domingo de cada mês, realiza um multirão de plantio com voluntários para despertar o interesse do público pela preservação do meio ambiente. Por ser um adotante oficial, tem um contrato com a prefeitura que faz a doação das mudas a serem plantadas. Ainda assim, precisa de ferramentas, equipamento de escalada e contratação de ajudantes para o trabalho mais pesado.
Quem quiser ajudar, pode comprar as camisetas vendidas a 30 reais no site do projeto ou contribuir com valor em dinheiro, entrando em contato pelo email: saviorj@terra.com.br . Para participar do evento, basta chegar no obelisco da praça em frente ao bondinho, às 8h30 do primeiro domingo de cada mês.
- Limpeza na Praia
Inspirado na ONG internacional Clean Up the World, que atua na preservação ambiental em 130 países, o empresário Hildon Carrapito criou esse projeto para promover a limpeza de diversas praias do litoral carioca como Moreninha (Paquetá), Urca, Copacabana, Barra e Prainha, entre outras. Os quatro eventos realizados no ano são anunciados no site, juntamente com as praias comtempladas. A partir de então, outros cariocas podem se unir para realizar ações no mesmo dia e em outros locais, basta entrar em contato com o projeto para ter acesso ao material (sacolas, luvas e camisetas).
Para ajudar, basta encontrar no ponto de encontro de cada praia, que é divulgado no site. Anote na agenda a data do próximo evento: sábado, 27 de junho. E no dia 20 de setembro, acontece o multirão simultaneamente no mundo todo, por iniciativa do Clean Up The World.
Projeto mantido pela ONG Onda Azul para recuperar áreas de manguezais degradadas no entorno da Baía de Guanabara, mais especificamente entre Magé e Duque de Caxias. Desde 2001, mais de 55 mil mudas já foram replantadas. O instituto construiu ainda um viveiro de suporte técnico ao projeto com capacidade para 40 mil novas plantas.
O projeto recebe cerca de 1.500 visitantes por ano. Quem quiser participar do multirão de plantio deve agendar a visita pelo email: ondazul@ondazul.org.br
- Hortas Comunitárias
O paisagista alemão Manfred Bert achou uma forma de transformar terrenos abandonado em algo de uso comum da comunidade do entorno. Há dois anos, ele criou a primeira horta comunitária no Cosme Velho. Hoje em dia, Laranjeiras com dois pontos, Santa Tereza e também contam com a iniciativa mantida pelos próprios moradores. Além de reaproveitar o terreno, a iniciativa ajuda a reutilização do lixo como adubo.
Qualquer um pode participar, basta procurar a página de Facebook de cada horta para mais informações.
O movimento comunitário visa o desenvolvimento sustentável da Vila Laboriaux, na Rocinha e a interação com a mata atlântica do local. Através da participação da comunidade, os problemas socioambientais são identificados, para que todos pensem em um plano de ação que possa ser efetivado e até replicado em outras comunidades. Na prática, são incentivadas ações como multirão de limpeza, replantio de mata nativa, jardins e hortas comunitárias.
A rede está aberta a participação de qualquer pessoa em qualquer área, basta entrar em contato pelo email: movimentopreservalaboriaux@gmail.com
- Light Recicla
Muita gente não sabe, mas é possível trocar lixo reciclável e óleo de cozinha usado por descontos na conta de luz. Para isso, é preciso se dirigir a um dos 12 pontos de coleta com a conta de luz e fazer o cadastro, que dá direito ao cartão do cliente. No local, você escolhe se quer doar o valor equivalente para instituições do projeto ou obter desconto na conta de luz (depende do bairro de moradia). O material arrecadado é doado para 48 instituições cadastradas. Confira mais detalhes aqui.