Continua após publicidade

As igrejas mais concorridas do Rio

Conheça os templos mais disputados por quem quer se casar na cidade maravilhosa. Em alguns deles, há vagas somente para 2013

Por Louise Peres
Atualizado em 5 jun 2017, 14h52 - Publicado em 24 ago 2011, 18h46
homeigreja2.jpg
homeigreja2.jpg (Redação Veja rio/)
Continua após publicidade

O momento de trocar alianças e jurar amor eterno não pode acontecer em um altar qualquer. Tendo essa máxima em mente, muitas noivas já elegem, antes mesmo de começar a planejar o casamento, a igreja dos sonhos para o grande dia. No Rio, templos centenários e que marcaram a história do país despontam como os mais escolhidos pelos pombinhos mais tradicionais. ?São igrejas do século XVIII, barrocas, lindíssimas?, afirma o cerimonialista Ricardo Stambowsky. A procura é tamanha que, em algumas delas, restam poucas datas disponíveis para o ano que vem e já é grande a demanda por horários para 2013.

Engana-se quem pensa que a Igreja da Candelária, por sua imponência, seja a mais cara e disputada da cidade. Justamente por seu tamanho monumental, a igreja localizada no final da movimentada avenida Presidente Vargas afugenta as noivas. ?Nenhuma mulher quer entrar para se casar com a igreja vazia. Por ser muito grande, até a decoração precisa ser maior e acaba saindo mais cara?, esclarece Roberto Cohen, cerimonialista. Como a procura não é tão grande, é possível agendar um casamento na Candelária com seis meses de antecedência. Comparada às demais, a taxa também não é das mais caras: 2 000 reais.

Existe, de fato, uma relação entre a demanda por determinadas igrejas e o valor por elas cobrado. É a velha lei da oferta e da procura: quanto mais requisitada é a paróquia, maior tende a ser a taxa. A exclusividade da data, capricho exigido por muitas noivas, também encarece o preço a ser pago. Em alguns casos, chega até a dobrar esse valor. Se a igreja disponibiliza dois horários por dia e a noiva fizer questão de ter a noite só para ela, deverá cobrir o valor de ambos.

A preferida das noivas é a Igreja de Nossa Senhora do Carmo, a Antiga Sé, na Praça XV. Restaurada recentemente, ela foi Catedral Metropolitana do Rio e, no século XIX, recebeu cerimônias da família Real Portuguesa, como a coroação de D. Pedro I e o batizado e o casamento da princesa Isabel. ?A igreja é deslumbrante. É um privilégio se casar em um santuário como aquele?, diz Stambowsky. Privilégio que tem lá seus custos. Para casar-se em um lugar tão cheio de história com exclusividade ? ou seja, ter a igreja fechada apenas para a sua cerimônia naquela data – o casal de pombinhos precisa desembolsar nada menos que 5 500 reais. Nada que afugente os noivos: a agenda do ano que vem está lotada, e no dia 1 de setembro a igreja abre a marcação de casórios para 2013.

Além da Sé, as igrejas de São Francisco de Paula e Nossa Senhora de Bonsucesso, também no Centro, são outras opções bem cotadas para cerimônias. Fora do bairro, o Outeiro da Glória também tem alta procura. Confira abaixo as igrejas mais procuradas pelas noivas cariocas:

Igreja Nossa Senhora do Carmo – Antiga Sé

Onde fica: Rua 1º de Março, s/n, Centro

Continua após a publicidade

Quem já se casou: lá foi celebrado o casamento do prefeito Eduardo Paes e de Cristine Assed. Também se casaram na Igreja do Carmo a designer de joias Júlia Monteiro de Carvalgo e Ernani Judice.

Quanto cobra: 3 000 reais. Se a noiva desejar exclusividade, o valor da taxa sobe para 5.500 reais.

O valor inclui: celebrante, iluminação, tapete e chuva de pétalas de rosas. Aos sábados, possui apenas dois horários: 18h e 20h.

Disponibilidade: a agenda de 2012 está lotada. A partir do primeiro dia útil de setembro ? a próxima quinta (1) – será possível reservar datas para 2013.

homeigreja1.jpg
homeigreja1.jpg ()
Continua após a publicidade

Igreja Nossa Senhora de Bonsucesso

Onde fica: Rua Santa Luzia, 206, Centro

Quem já se casou: Alexandre Schiavo, presidente da Sony Music Brasil, e a advogada Juliana Santos.

Quanto cobra: 2.200 reais. O dinheiro do celebrante é pago à parte: R$ 300. Também é possível trazer o padre de outra paróquia.

O valor inclui: iluminação, tapete e sino.Realiza casamentos às 19h e às 20h. Para ter exclusividade, é preciso pagar os dois horários, o que sobe o valor para 4.400 reais.

Disponibilidade: agenda de 2011 lotada até o fim do ano.

Continua após a publicidade

Igreja São Francisco de Paula

Onde fica: Largo de São Francisco de Paula, Centro

Quem já se casou: foi a igreja eleita por Sthefany Brito e Alexandre Pato.

Quanto cobra: varia segundo um critério curioso, quanto mais tarde, mais caro. Case uma hora mais tarde e desembolse mil reais a mais. Às 18h, o valor é 2.250 reais; às 20h, 3.250 reais. Casar com exclusividade é mais caro ainda: 4.250 reais. Além da taxa, o casal deve 300 reais pela iluminação da igreja.

O valor inclui: chuva de pétalas, celebrante, sino e tapete.

Disponibilidade: agenda para 2012 lotada. Já existe fila de espera para agendar casamentos em 2013.

Continua após a publicidade
igreja3.jpg
igreja3.jpg ()

Igreja Nossa Senhora da Glória do Outeiro

Onde fica: Praça Nossa Senhora da Glória, 135, Glória

Quem já se casou: lá foram celebrados o casamento e as bodas de 10 anos de casados da apresentadora Regina Casé e de seu marido, Estevão Ciavatta.

Quanto cobra: 3 000 reais. Também realiza casórios durante a semana, quando o valor cai para 2 000 reais.

O valor inclui: celebrante e iluminação. Há apenas dois horários possíveis para cerimônias: um diurno, às 11h, e outro noturno, às 19h.

Continua após a publicidade

Disponibilidade: para 2011, todos os sábados estão lotados.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 39,96/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.