Continua após publicidade

De volta ao começo

Operação Sombra ? Jack Ryan retoma o personagem criado pelo escritor Tom Clancy

Por Miguel Barbieri Jr.
Atualizado em 5 dez 2016, 13h51 - Publicado em 12 fev 2014, 17h07

O primeiro filme com Jack Ryan, personagem criado pelo escritor Tom Clancy (1947-2013), foi Caçada ao Outubro Vermelho, de 1990. Harrison Ford, na pele do protagonista, ainda estrelou Jogos Patrióticos (1992) e Perigo Real e Imediato (1994). Em 2002, Ben Affleck o substituiu em A Soma de Todos os Medos. Eis que, doze anos depois, um novo e mais jovem ator assume o papel neste novo longa-metragem da franquia. A decepção fica por conta da reciclagem de assuntos. Galã da vez, Chris Pine (o capitão Kirk, de Star Trek) é um universitário quando a história começa, em 2001. O jovem Ryan se forma, vira militar, vai lutar no Afeganistão, sofre um acidente e fica muito tempo em recuperação. No hospital, encanta-se pela doutora Cathy Muller (Keira Knightley). Corte para os dias de hoje. Eles se casaram e, recrutado por um experiente chefão da CIA (Kevin Costner), Ryan tem uma missão como agente secreto em Moscou. Trabalhando como corretor da Bolsa de Valores de Nova York, ele precisa descobrir se o empresário Viktor Cherevin (Kenneth Branagh) está envolvido em terrorismo. Além do passadista clima de Guerra Fria, Branagh (que “destruiu” o primeiro Thor) não possui talento para comandar cenas de ação. Contudo, o confronto de gerações, representadas por Costner e Pine, funciona bem.

✪✪ Operação Sombra ? Jack Ryan, de Kenneth Branagh (Jack Ryan: Shadow Recruit, EUA/Rússia, 2014, 105min). 14 anos. Estreou em 7/2/2014.

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.